UM POUCO SOBRE NINJA E SAMURAI.............................

Seção dedicada à história e atualizades do Japão, além dos costumes e comportamento dos japoneses.
Responder
Avatar do usuário
marcelo
Kouhai
Mensagens: 87
Registrado em: Seg Fev 18, 2008 12:12 am
Localização: canoas-rs
Contato:

UM POUCO SOBRE NINJA E SAMURAI.............................

Mensagem por marcelo »

Uma breve descrição sobre samurai e ninja.Sua caracteristicas mais marcantes e suas diferenças.
espero que gostem XD :wink:s


OS SAMURAIS
Os samurais foram os guerreiros do antigo Japão feudal. Existiram desde meados do século X até a era Meiji no século XIX.
O nome "samurai" significa, em japonês, "aquele que serve". Portanto, sua maior função era servir, com total lealdade e empenho, os daimyo (senhores feudais) que os contratavam. Em troca disso recebiam privilégios terras e/ou pagamentos, que geralmente eram efetuados em arroz, numa medida denominada koku (200 litros).
Tal relação de suserania e vassalagem era muito semelhante à da Europa medieval, entre os senhores feudais e os seus cavaleiros. Entretanto, o que mais difere o samurai de quaisquer outros guerreiros da antiguidade é o seu modo de encarar a vida e seu peculiar código de honra e ética.
Inicialmente, os samurais eram apenas coletores de impostos e servidores civis do império. Era preciso homens fortes e qualificados para estabelecer a ordem e muitas vezes ir contra a vontade dos camponeses.
Posteriormente, por volta do século X, foi oficializado o termo "samurai", e este ganhou uma série de novas funções, como a militar. Nessa época, qualquer cidadão podia tornar-se um samurai, bastando para isso adestrar-se nas artes marciais, manter uma reputação e ser habilidoso o suficiente para ser contratado por um senhor feudal. Assim foi até o xogunato dos Tokugawa, iniciado em 1603, quando a classe dos samurais passou a ser uma casta. Assim, o título de "samurai" começou a ser passado de pai para filho.
Após tornar-se um bushi (guerreiro samurai), o cidadão e sua família ganhavam o privilégio do sobrenome. Além disso, os samurais tinham o direito (e o dever) de carregar consigo um par de espadas à cintura, denominado "daishô": um verdadeiro símbolo samurai. Era composto por uma espada pequena (wakizashi), cuja lâmina tinha aproximadamente 40 cm, e uma grande (katana), com lâmina de 60 cm.
Todos os samurais dominavam o manejo do arco e flechas. Alguns usavam também bastões, lanças e outras armas mais exóticas.
Eram chamados de rounin os samurais desempregados: aqueles que ainda não tinham um daimyo para servir ou quando o senhor dos mesmos morria ou era destituído do cargo.
Os samurais obedeciam a um código de honra não-escrito denominado bushidô (caminho do guerreiro). Segundo esse código, os samurais não poderiam demonstrar medo ou covardia diante de qualquer situação.
Havia uma máxima entre eles: a de que a vida é limitada, mas o nome e a honra podem durar para sempre. Por causa disso, esses guerreiros prezavam a honra, a imagem pública e o nome de seus ancestrais acima de tudo, até da própria vida.
A morte, para o samurai, era um meio de perpetuar a sua existência. Tal filosofia aumentava a eficiência e a não-hesitação em campos de batalha, o que veio a tornar o samurai, segundo alguns estudiosos, o mais letal de todos os guerreiros da antiguidade.
Talvez o que mais fascine os ocidentais no estudo desses lendários guerreiros é a determinação que eles tinham em freqüentemente escolher a própria morte ao invés do fracasso. Se derrotados em batalha ou desgraçados por outra falha, a honra exigia o suicídio em um ritual denominado haraquiri ou seppuku. Todavia, a morte não podia ser rápida ou indolor. O samurai fincava a sua espada pequena no lado esquerdo do abdômen, cortando a região central do corpo, e terminava por puxar a lâmina para cima, o que provocava uma morte lenta e dolorosa que podia levar horas. Apesar disso o samurai devia demonstrar total autocontrole diante das testemunhas que assistiam o ritual.
A morte, nos campos de batalha, quase sempre era acompanhada de decapitação. A cabeça do derrotado era como um troféu, uma prova de que ele realmente fora vencido. Por causa disso, alguns samurais perfumavam seus elmos com incenso antes de partirem para a guerra, para que isso agradasse o eventual vencedor. Samurais que matavam grandes generais eram recompensados pelos seus daimyo, que lhe davam terras e mais privilégios.
Ao tomar conhecimento desses fatos, os ocidentais geralmente avaliam os samurais apenas como guerreiros rudes e de hábitos grosseiros, o que não é verdade. Os samurais destacaram-se também pela grande variedade de habilidades que apresentaram fora de combate. Eles sabiam amar tanto as artes como a esgrima, e tinham a alfabetização como parte obrigatória do currículo. Muitos eram exímios poetas, calígrafos, pintores e escultores. Algumas formas de arte como o Ikebana (arte dos arranjos florais) e a Chanoyu (arte do chá) eram também consideradas artes marciais, pois treinavam a mente e as mãos do samurai.
O caminho espiritual também fazia parte do ideal de homem perfeito que esses guerreiros buscavam. Nessa busca os samurais descobriram o Zen-budismo, como um caminho que conduzia à calma e à harmonia.



OS NINJAS

Os ninjas eram os guerreiros das sombras; mercenários pagos para fazerem os mais variados tipos de serviços furtivos, entre eles: sabotagem, assassinatos e especialmente o de espionagem.
Embora sempre se faça uma distinção entre os samurais e os ninjas, geralmente os ninjas também eram samurais. Isso porque muitas vezes eles também serviam a um daimyô em troca de um estipêndio, como os samurais convencionais. A diferença crucial entre os dois é que os ninjas não obedeciam ao bushidô (código de ética samurai), e, ao invés disso, tinham o seu próprio código de conduta. Não se importavam em utilizar-se de métodos covardes para alcançar seus objetivos, mesmo porque tinham sua identidade sob sigilo em suas missões, de forma que não prejudicariam a sua imagem.
Depois de árduos estudos sobre a anatomia humana, os ninjas dominaram, entre outras, a arte da camuflagem. Através dessa técnica os ninjas tornavam-se invisíveis e simplesmente não eram vistos à noite, apenas escondendo-se pelas sombras. Além disso, eles eram temidos por serem incrivelmente traiçoeiros e rápidos: faziam tudo em silêncio, de modo que dificilmente eram descobertos. Os ninjas costumavam matar suas vítimas adormecidas ou pelas costas, de modo que estas não lhe apresentariam defesa alguma. Os daimyô costumavam contratar os ninjas para que estes matassem os generais inimigos antes de uma guerra, o que desestruturava o exército inimigo, ou simplesmente para conseguirem informações secretas e sabotarem os planos inimigos. Muitas mortes que oficialmente eram registradas como "acidentes" ou "doenças fulminantes" eram na verdade obra dos ninjas.
Havia toda uma mística envolvendo o ninja e o seu trabalho. Eles acreditavam que, para que tudo desse certo, deviam estar com o corpo e o espírito em perfeita harmonia com o universo.
Pouco se sabe sobre esses hábeis guerreiros, e sua história é cercada de grande mistério. Isso porque pouca informação histórica se tem sobre eles, visto que nenhum daimyô costumava admitir o uso desses agentes em guerras (o que podia ser considerado uma tática covarde).
Mitos e lendas cercam os ninjas e as suas origens. Uma delas conta que pássaros-demônio chamados tengu, da mitologia japonesa, seriam os ancestrais dos ninjas. Esses pássaros eram mestres nas artes da espada e do desaparecimento, tornando-se assim evidente a sua relação com os ninjas.
Acredita-se que as reais raízes da arte ninja se encontrem na China. O famoso general e filósofo chinês Sun Tzu, já relatava em seu livro "A Arte da Guerra", por volta de 500 A.C., a importância dos espiões nas guerras. Sun Tzu descreveu os chamados "espiões vivos", aqueles que penetravam na fortaleza inimiga, conseguiam informações secretas sobre os planos do general inimigo e voltavam para contar tudo ao seu soberano. Esses profissionais eram os servos mais íntimos do general, e a confiança neles era de primordial importância. A partir daí, esse "espiões" aos poucos se aperfeiçoaram, mais precisamente no Japão, e viraram posteriormente os ninjas, com todo o seu ocultismo, princípios filosóficos e profundidades técnicas que os diferem de outros espiões. A primeira aparição ninja data do final do século VI.
Os ninjas eram organizados em clãs. Seus rostos eram escondidos por trás de máscaras, de modo que o ninja não pudesse ser reconhecido em suas missões. O ninja descoberto era instruído a se matar, pois não tinha mais valor; Em pouco tempo seria caçado e morto.
As espadas ninja, conhecidas por Ninja-To, eram devidamente adaptadas a suas técnicas. Ao contrário da espada samurai, a Ninja-To possuía a lâmina reta, para que o seu ocultamento fosse facilitado e para que ela produzisse menos ruídos ao ser usada.
Além das espadas, os ninjas utilizavam também vários outros equipamentos e armas, que eram importantes recursos em suas missões. A Kawanaga, ou gancho de agarre, era muito utilizada para ultrapassar muros e similares. Alguns ninjas usavam uma espécie de luva, chamada de Shuko (mão-de-gato), que possuía garras nas palmas. Elas facilitavam a prática da escalada e posteriormente vieram a ter outras utilidades, como, por exemplo, servir de arma e instrumento de defesa. Algumas escolas usavam bombas de gás para facilitar suas fugas.
Shakens (ou shurikens), as conhecidas "estrelinhas ninja", também eram utilizadas largamente.
O Shinobi Shozoku, ou uniforme ninja, tinha por função camuflar o ninja no ambiente, de modo a facilitar a sua "invisibilidade". Assim sendo, na maioria das vezes ele era totalmente preto, pois os ninjas costumavam trabalhar à noite.
Um fato curioso é que também havia mulheres entre os ninjas. Entre outras vantagens características delas, as ninjas usavam a sedução no trabalho. Seduzindo homens de alto poder político elas conseguiam ainda com mais facilidade as informações secretas de que precisavam.
A arte dos ninjas é denominada Ninjutsu. O Ninjutsu é talvez a mais complexa e completa de todas as artes marciais, pois possui vários ramos e técnicas específicas para determinadas situações, o que o torna muito difícil de se definir. São 9 as tradicionais escolas do Ninjutsu. Cada escola tem as suas peculiaridades e preferências por determinados estudos. Entre as inúmeras técnicas do Ninjutsu, estão: a arte da invisibilidade, luta desarmada e armada (envolvendo o manejo de espada, bastão, lança, armas com corrente e outras mais exóticas), pressão de pontos vitais (o que podia levar o adversário a dores insuportáveis ou até mesmo à morte), técnicas especiais de fuga, métodos de caminhar silenciosamente, escalada de obstáculos, luta dentro d'água, envenenamento, hipnose, treinamento de flexibilidade das juntas (o que facilitava fugas de amarras) e, finalmente, a arte dos disfarces, que envolvia também técnicas de dramatização, o que possibilitava o ninja se passar por outras pessoas.
Desde a primeira aparição ninja no séc. VI até a era Meiji, no séc. XIX, a utilização desses agentes como espiões foi aos poucos perdendo o sentido. Isso ocorreu principalmente com o fim das guerras inter-feudais no Japão e, posteriormente, com o avanço da tecnologia nas armas de fogo.
O universo ninja ainda é tema constante na indústria do entretenimento japonês, sendo explorado nos games, mangás e desenhos animados. Com certeza o que mais fascina o ocidental nesses formidáveis guerreiros é o mistério que os cerca.



ERA ISSO
VALEW
ATE A PROXIMA
:wink:
"98% da populacao adolescente fuma ou jah fumou. Se você faz parte dos 2% que naum fumam, copie e cole isto na sua assinatura."
Imagem
Avatar do usuário
Teka
Senpai
Mensagens: 676
Registrado em: Seg Ago 04, 2008 6:14 pm
Localização: Bahia

Mensagem por Teka »

Poxa!!! Lendo isso deu uma saudade de Jiraya...
Valeu pelas informações. Viajei nelas.
Avatar do usuário
Raito
Mensagens: 30
Registrado em: Qua Mar 12, 2008 4:04 pm
Localização: RJ

Re: UM POUCO SOBRE NINJA E SAMURAI.............................

Mensagem por Raito »

Domo.
Nosssssaaa viajei completamente nas histórias, são muito muito muito boas.
Ja naaa...
Yamauti
Mensagens: 26
Registrado em: Seg Ago 03, 2009 10:04 am

Re: UM POUCO SOBRE NINJA E SAMURAI.............................

Mensagem por Yamauti »

Alguns samurais eram gays pelo que vi em um anime. Eles faziam pequenas sociedades, expulsavam as mulheres. Provavelmente isso ocorria devido a um desvio patológico pela pressão sofrida pelo bushido, pois esta praticamente exigia que você perdesse a sua humanidade.
Avatar do usuário
Thiago-Kun
Kouhai
Mensagens: 162
Registrado em: Sex Mai 08, 2009 6:56 pm
Localização: Numa Vila Oculta Próximo a Vila Oculta da Areia

Re: UM POUCO SOBRE NINJA E SAMURAI.............................

Mensagem por Thiago-Kun »

Poxa vlw pelas informações,muito interessante :!:
Domo Arigatou
Imagem

#Objetivos:
(x) Falar um pouco de Japonês
( ) Ir para o Japão
( ) Falar japonês fluentemente
( ) Casar com uma Otakinha
(x) Comprar uma katana
(x) Ajudar alguém
(x) Ser feliz
( ) Praticar Kendo
( ) Praticar Kung Fu
( ) Lutar um pouco de Boxe^^
( ) Me tornar desenhista de Anime/Mangá(Mangaká)
Solrac
Kouhai
Mensagens: 58
Registrado em: Sex Jul 31, 2009 8:22 am

Re: UM POUCO SOBRE NINJA E SAMURAI.............................

Mensagem por Solrac »

Yamauti escreveu:Alguns samurais eram gays pelo que vi em um anime. Eles faziam pequenas sociedades, expulsavam as mulheres. Provavelmente isso ocorria devido a um desvio patológico pela pressão sofrida pelo bushido, pois esta praticamente exigia que você perdesse a sua humanidade.






alguns samurais eram gays?kkkkkkkkkkkkk rachei kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
"98% da população adolescente fuma ou já fumou. Se você faz parte dos 2% que não fumam, copie e cole isto na sua assinatura."
カルロス
Objetivos:
***
( )Aprender japonês fluentemente!!
( )Me tornar um mangaká!!
( )Casar com uma bela de uma nihonjin^^!!
( )Morar no japão e ter muitos filhos^^!
Solrac
Kouhai
Mensagens: 58
Registrado em: Sex Jul 31, 2009 8:22 am

Re: UM POUCO SOBRE NINJA E SAMURAI.............................

Mensagem por Solrac »

ai eu so dos 2% q n fuma então colei acho q todos aki deveriam colar
"98% da população adolescente fuma ou já fumou. Se você faz parte dos 2% que não fumam, copie e cole isto na sua assinatura."
カルロス
Objetivos:
***
( )Aprender japonês fluentemente!!
( )Me tornar um mangaká!!
( )Casar com uma bela de uma nihonjin^^!!
( )Morar no japão e ter muitos filhos^^!
Avatar do usuário
marcelo
Kouhai
Mensagens: 87
Registrado em: Seg Fev 18, 2008 12:12 am
Localização: canoas-rs
Contato:

Re: UM POUCO SOBRE NINJA E SAMURAI.............................

Mensagem por marcelo »

:arrow: SauDaDi Do JiraYa tbm koaksoakokoakoskoakso
"98% da populacao adolescente fuma ou jah fumou. Se você faz parte dos 2% que naum fumam, copie e cole isto na sua assinatura."
Imagem
Avatar do usuário
artuzero
Mensagens: 12
Registrado em: Dom Set 06, 2009 1:59 pm

Re: UM POUCO SOBRE NINJA E SAMURAI.............................

Mensagem por artuzero »

Mto bom esse topico!!
Responder