SUPERTIÇÕES

Seção dedicada à história e atualizades do Japão, além dos costumes e comportamento dos japoneses.
Responder
Avatar do usuário
artuzero
Mensagens: 12
Registrado em: Dom Set 06, 2009 1:59 pm

SUPERTIÇÕES

Mensagem por artuzero »

A superstição é algo presente em várias culturas ao redor do planeta. No Japão, não é diferente. Questões como a morte, a doença e a má sorte, possuem muitas tradições supersticiosas que sobrevivem às gerações.

:arrow: Os números e a morte

Muitos japoneses evitam o número 4 ( “shi”, em japonês) por associá-lo ao ideograma “shi” , que significa morte. O mesmo ocorre com o número 7, “shiti” , que é a combinação dos sons “shi” (morte) e “ti” (sangue). Por isso, evita-se comprar carros com placas que tenham esses números. Alguns hospitais, por exemplo, não possuem quartos com a numeração 4, 9, 14, 19, ou 42, pois a combinação destes sons sugere ocorrências desagradáveis ao enfermo.

O número 9, “ku” , remete à dor e ao sofrimento . O número 4-2 é pronunciado “shi-ni” , que significa “vai morrer”, 4-2-0, “shi-ni-rei” , significa “espírito que morre” e os números 2-4, “ni-shi” , têm a mesma pronúncia de “duas mortes”. Nas maternidades, evita-se especialmente o número 4-3, “shi-zan” , pois esse som remete à palavra “criança que nascerá morta”.

E os costumes à mesa não ficam de fora, mesmo quando o assunto é morte. Um exemplo: jamais se finca o hashi na tigela de arroz durante as refeições, pois, nos funerais, o hashi é utilizado para pegar os ossos que foram cremados e esse ritual termina com o gesto de fincar o hashi nas cinzas.

Outra superstição muito popular é a de nunca dormir com a cabeça voltada para o norte, pois é justamente nessa direção que se posiciona a cabeça do cadáver nos funerais budistas.

Acredita-se também que a construção de uma casa influi na sorte do seu morador. Desde tempos remotos, evitava-se construir a entrada da casa voltada para a direção nordeste, pois se acreditava-se que era pelo kimon (“ki” = demônio; “mon” = entrada) que os onis (demônios) entravam. Essa superstição é levada a sério até hoje.

:arrow: Bebês, espirros e orelhas coçando

Há outras superstições que, para os ocidentais, podem parecer engraçadas, como a de que, quando o seu nariz coça, é sinal de que alguém que você conhece terá um bebê.

Já o fato de espirrar uma vez significa que estão falando bem de você, mas se você espirrar duas vezes... significa que há pessoas falando mal a seu respeito. Entretanto, nem tudo está perdido! Saiba que, se você espirrar três vezes, é porque alguém o ama de verdade e, se a sua orelha coçar, você terá boas notícias.

Além disso, se a primeira pessoa que você encontrar ao sair de casa for uma mulher, anime-se, pois este será um dia de sorte, mas, se for um sacerdote budista, é melhor dar meia-volta e ir para a cama, pois o dia não será nada bom.
Avatar do usuário
Thiago-Kun
Kouhai
Mensagens: 162
Registrado em: Sex Mai 08, 2009 6:56 pm
Localização: Numa Vila Oculta Próximo a Vila Oculta da Areia

Re: SUPERTIÇÕES

Mensagem por Thiago-Kun »

Muito enteressante isso , so não gostei muito da parte dos números p q meu
número preferido é o 7,aii deu até calafrios agora ai ai ai ui ui ^^
:mrgreen:
Imagem

#Objetivos:
(x) Falar um pouco de Japonês
( ) Ir para o Japão
( ) Falar japonês fluentemente
( ) Casar com uma Otakinha
(x) Comprar uma katana
(x) Ajudar alguém
(x) Ser feliz
( ) Praticar Kendo
( ) Praticar Kung Fu
( ) Lutar um pouco de Boxe^^
( ) Me tornar desenhista de Anime/Mangá(Mangaká)
Kagehiko
Mensagens: 23
Registrado em: Qua Mai 05, 2010 3:08 pm
Localização: Portugal, Porto

Re: SUPERTIÇÕES

Mensagem por Kagehiko »

Adorei está excelente, acho que ai os admin do site deviam de postar isto na parte da cultura.
Mas... eu fiquei com uma duvida...
O que é o "hachi"? Aquele coiso dos pratos, n percebi essa
Avatar do usuário
Codemaster
Senpai
Mensagens: 883
Registrado em: Qua Mai 06, 2009 11:03 pm
Localização: Shibuya-cho
Contato:

Re: SUPERTIÇÕES

Mensagem por Codemaster »

Então acho que falam bastante de mim, pois espirro bastante e a maternidade deve ser cheia só de meus parentes, porque o meu nariz coça direto...

Anyway, esse artigo é super interessante!

O que é o "hachi"?

Aquelas "varetinhas" que se usa ao comer.
ImagemImagem

---------------Imagem

-------------------Imagem

-------------Gosta de Kpop, DDR e PS2? Confira o meu mod de In The Groove!
Avatar do usuário
Shinobi-kun
Kouhai
Mensagens: 242
Registrado em: Sáb Jun 14, 2008 12:43 pm
Localização: Por aí, vai me visitar?

Re: SUPERTIÇÕES

Mensagem por Shinobi-kun »

Então quer dizer q toda vez q tamos jogando Guitar Hero, quando toca a música Through the fire and the flames vai nascer um bebê de alguem próximo? xDDDD
A dos hachis espetados eu já sabia, mas descobri da pior forma: fiz isso na casa de uma amiga, q é sansei. Sorte minha q os pais dela não estavam pra me dar um esporro :P
"Nunca reclame de seus problemas. Agradeça a Deus por não estar pior."
Imagem
Avatar do usuário
Sayuri
Senpai
Mensagens: 1183
Registrado em: Ter Mai 29, 2007 4:33 pm
Localização: Hell Negro - The end of the world

Re: SUPERTIÇÕES

Mensagem por Sayuri »

eu não entendo a ligação de guitar hero, narizes e bebes O.o
瞳を閉じればあなたがまぶたの裏にいることで
Eu não sou o que sou, sou o que quero ser. (Bushido)
Kagehiko
Mensagens: 23
Registrado em: Qua Mai 05, 2010 3:08 pm
Localização: Portugal, Porto

Re: SUPERTIÇÕES

Mensagem por Kagehiko »

Sayuri escreveu:eu não entendo a ligação de guitar hero, narizes e bebes O.o

Também não percebi a relação do Guitar hero com o nascer de um bebe.
Mas em relação a isso de quando se coça o nariz eu muitas vezes ponho em pausa os jogos pra coçar o nariz.
Estou a contribuir pra um crescimento da natalidade aqui em portugal XD
Só a escrever este texto já coçei 2 vezes mwhahahaha
Avatar do usuário
Hioko-chan
Kouhai
Mensagens: 184
Registrado em: Qui Mar 11, 2010 10:50 am
Localização: Sao Paulo , SP

Re: SUPERTIÇÕES

Mensagem por Hioko-chan »

Sayuri escreveu:eu não entendo a ligação de guitar hero, narizes e bebes O.o


É tipo, ele quis dizer que quando jogamos video game SEMPRE (isso é verdade) Sempre coça o nariz nas horas que agente NAO pode parar T-T

Guitar hero é precionante como o nariz só dá de coçar quando estamos com o nivel 8 de bonus usando star power!

rsrsrsrs
Hioko-chan. De volta!


Imagem

1 ano de XisDe \o/

Justo quando a lagarta achava que o mundo tinha acabado, ela virou uma borboleta. - Lamartine
Avatar do usuário
hina kuran
Mensagens: 40
Registrado em: Qua Jun 09, 2010 4:39 pm
Localização: tokyo na residencia da familia kuran

Re: SUPERTIÇÕES

Mensagem por hina kuran »

uaau q d+ ^^
essa da maternidade uau oO
a de espetar o hachi eu num sabia =x
a dos numeros eu sabia do 4 só...
parabens pela postagem ^^
e sim o meu nariz coça ainda mais pq tenhu renite >.<
c fosse msm vdd eu teria mais parentes do q posso imaginar o.O
ganbatte ne!
Hina Kuran

Imagem
Avatar do usuário
Schinniger
Senpai
Mensagens: 641
Registrado em: Qua Jul 09, 2008 10:36 am
Localização: Carandaí - MG

Re: SUPERTIÇÕES

Mensagem por Schinniger »

Bem bacana! particularmente, eu gosto do número 42, será que isso quer dizer algo?
Imagem
Avatar do usuário
Karkamano
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Jun 10, 2010 1:27 am

Re: SUPERTIÇÕES

Mensagem por Karkamano »

Não sei se isso entra como superstição... Tá mais para costumes... Uma coisa que eu costumo ver e acho muito feio é, quando a pessoa come sushi, sashimi etc. mergulha, literalmente, a comida no shoyu. É horroroso!
Imagem Loading...
Avatar do usuário
Shinobi-kun
Kouhai
Mensagens: 242
Registrado em: Sáb Jun 14, 2008 12:43 pm
Localização: Por aí, vai me visitar?

Re: SUPERTIÇÕES

Mensagem por Shinobi-kun »

Exatamente, Hioko ^^
Já reparou q só coça o nariz nas piores horas? (tipo, nivel 8 com star power ou QTE no God of War...)

@Karkamano
Na verdade, é só costume mesmo. E, vamos combinar, o gosto não fica nada agradável...
Em tempo: quando comemos sushi, devemso molhar APENAS o peixe no shoyou, pq é a parte q realmente interessa no sushi, valeu?
"Nunca reclame de seus problemas. Agradeça a Deus por não estar pior."
Imagem
Responder