Qual a função da partícula GA

Espaço para questões relacionadas à partículas, verbos, etc
Avatar do usuário
Ester Maria Martins
Mensagens: 37
Registrado em: Ter Abr 21, 2009 10:46 am
Contato:

Qual a função da partícula GA

Mensagem por Ester Maria Martins »

Olá pessoal, como vão?

Tenho uma dúvida que está quase me matanto...
Qual é a função da partícula "GA"?
/\_/\
( ' ; ' ) ("")
Kanbatte ne , minna!!
tsunayoshikun

Re: Qual a função da partícula GA

Mensagem por tsunayoshikun »

A mesma duvida me fez sofrer muito T-T

Ela indentifica o sujeito... é muito estranho de usá-la mesmo sabendo quem é sujeito e talz T-T

mas esse exemplo é legal olha:

dare ga gakusei ka?
quem é o estudante?

nesse caso você não pode usar o wa por que não faz sentido:

dare wa gakusei ka?
sobre quem, estudante?
^^
Avatar do usuário
algriel
Senpai
Mensagens: 1073
Registrado em: Ter Mar 17, 2009 12:12 pm
Localização: Natal/RN/Brasil/Terra

Re: Qual a função da partícula GA

Mensagem por algriel »

Imagem
Avatar do usuário
Ester Maria Martins
Mensagens: 37
Registrado em: Ter Abr 21, 2009 10:46 am
Contato:

Re: Qual a função da partícula GA

Mensagem por Ester Maria Martins »

tsunayoshikun escreveu:A mesma duvida me fez sofrer muito T-T

Ela indentifica o sujeito... é muito estranho de usá-la mesmo sabendo quem é sujeito e talz T-T

^^
Está bem, mas ela pode ser usada tanta na forma polida quanto na informal?
/\_/\
( ' ; ' ) ("")
Kanbatte ne , minna!!
Avatar do usuário
Morgaide
Kouhai
Mensagens: 235
Registrado em: Ter Jul 11, 2006 3:15 pm
Localização: corpo em Portugal, Japao na alma.

Re: Qual a função da partícula GA

Mensagem por Morgaide »

A particula "GA" é uma forma de enfatizar o sujeito.
Ou seja, tem a mesma funçao que a particula "WA" mas da um peso maior ao sujeito- enfatizando-o.

Neku wa Tsuyoi desu..
(o gato é forte)

Neku ga tsuyoi desu.
(o gato é forte, enfatizando a palavra "gato")


Para alem disso a particula "GA" é usada nas perguntas, não se usa a particula "wa" nelas.

Exp:
Nani ga omoshiroi desu ka.
(O que é interessante?)

Doko ga Shizuka desu ka.

(Que lugar é sossegado?)

Dare ga tsuyoi desu ka
(Quem é forte?)

Espero ter ajudado!
Tbm existem outras razoes para o uso da particula "GA". Por exemplo: por vezes pode ser usado para substituir "kedo" (porque) de forma a ser mais formal... mas isso já é complicar.
Normalmente a particula "GA" tem o significado que expliquei anteriormente e por isso não quer dizer que seja mais ou menos formal!
Imagem
X
Senpai
Mensagens: 339
Registrado em: Seg Jul 16, 2007 1:58 pm
Localização: RJ

Mensagem por X »

Editado pela última vez por X em Seg Jul 11, 2011 6:46 pm, em um total de 1 vez.
Imagem
tsunayoshikun

Re: Qual a função da partícula GA

Mensagem por tsunayoshikun »

pra que substituir a palavra mais linda do nihongo: kedo/dakedo
pela palavra mais horrenda e perversa do nihongo: ga

T-T


@complexodekedo
Avatar do usuário
Ester Maria Martins
Mensagens: 37
Registrado em: Ter Abr 21, 2009 10:46 am
Contato:

Re: Qual a função da partícula GA

Mensagem por Ester Maria Martins »

Morgaide escreveu: "kedo" (porque)
Mas, Morgaide, o significado de "kedo" não é "mas" ?
X escreveu:.
Porém, após as palavras "dore", "nani", "doko" e "dare", há o uso somente do "ga".
Pois é, bem que pensando melhor, essas palavras tem um uso quase sempre da partícula "ga"
tsunayoshikun escreveu:pra que substituir a palavra mais linda do nihongo: kedo/dakedo
pela palavra mais horrenda e perversa do nihongo: ga
Eu prefiro falar a partícula "wa" do que a "ga"


Muito obrigado a todos, espero que algum dia recompensar a ajuda de vocês!
/\_/\
( ' ; ' ) ("")
Kanbatte ne , minna!!
tsunayoshikun

Re: Qual a função da partícula GA

Mensagem por tsunayoshikun »

ja ta recompensando, sua duvida é nossa recompensa a tirar O.o

fico estranho e FAIL mas é kokoro kara ^^
Avatar do usuário
Morgaide
Kouhai
Mensagens: 235
Registrado em: Ter Jul 11, 2006 3:15 pm
Localização: corpo em Portugal, Japao na alma.

Re: Qual a função da partícula GA

Mensagem por Morgaide »

Não sou a pessoa mais qualificada para explicar...
O que eu quis dizer é que as vezes a particula "GA" assume outras funções.
Sim, "Kedo" é a particula "mas"... sendo que não se pode confundir com "Demo" que não é uma particula mas também quer dizer "mas".
Vou dar um exemplo...

Ofisu ni denwa shite iru n desu ga, tsunagaranai n desu.
Estou a tentar telefonar para o escritório mas a chamada não está a passar.

(Desculpem a traduçao)

Volto a repetir. Eu só quis referir que existem casos que "GA" tem outras funçoes.
Arigatô X-Senpai pela correcçao... Eu falhei em referir que é só quando se usa essas palavras.

"GA" assume o lugar de "kedo" quando se torna uma Particula da Oração....

Para voce entender porque isto acontece tem que saber a diferença entre Particulas de Oraçao (Clause Particle) e Particulas de Frase (sentence Particle)... Não sei se já existe alguma liçao sobre isso.. Se não existe fica aqui uma recomendação!

"Ga" é considerado mais polido que "kedo".... Tbm não gosto não... Mas quando vc entra no "mundo" da polidez só tem dor de cabeça! Fica tudo complicado (pelo menos para mim)
Imagem
Avatar do usuário
Ester Maria Martins
Mensagens: 37
Registrado em: Ter Abr 21, 2009 10:46 am
Contato:

Re: Qual a função da partícula GA

Mensagem por Ester Maria Martins »

Morgaide escreveu:Sim, "Kedo" é a particula "mas"... sendo que não se pode confundir com "Demo" que não é uma particula mas também quer dizer "mas".
"Ga" é considerado mais polido que "kedo".... Tbm não gosto não... Mas quando vc entra no "mundo" da polidez só tem dor de cabeça! Fica tudo complicado (pelo menos para mim)
Muito obrigado, e me desculpe, ficar enchendo sua paciência.
/\_/\
( ' ; ' ) ("")
Kanbatte ne , minna!!
Avatar do usuário
Morgaide
Kouhai
Mensagens: 235
Registrado em: Ter Jul 11, 2006 3:15 pm
Localização: corpo em Portugal, Japao na alma.

Re: Qual a função da partícula GA

Mensagem por Morgaide »

Não tem nada que agradecer! Eu nem sei explicar muito bem xD!
Sempre às suas ordem Ester San!
Imagem
Avatar do usuário
Uzukashi777
Mensagens: 21
Registrado em: Qua Jun 16, 2010 6:48 pm
Localização: Kobi, Hyogo
Contato:

Re: Qual a função da partícula GA

Mensagem por Uzukashi777 »

Resumindo:

は: relação com o sujeito; (quando o foco for o sujeito)
が: relação ao predicado (quando o foco for o predicado).

じゃな...
[] 渦化し小川 []

Visitem meu blog: http://uzukashiogawa.blogspot.com
X
Senpai
Mensagens: 339
Registrado em: Seg Jul 16, 2007 1:58 pm
Localização: RJ

Mensagem por X »

Editado pela última vez por X em Seg Jul 11, 2011 6:43 pm, em um total de 1 vez.
Imagem
Avatar do usuário
trewous
Mensagens: 13
Registrado em: Qui Jan 31, 2008 9:50 pm
Localização: Natal

Re: Qual a função da partícula GA

Mensagem por trewous »

Bom eu nao sei se a autora do topico conhece o site do Tae Kim, entao vou dar uma ctrl-C - ctrl -V.


A particula identificadora 「が」
Certo, então queremos identificar um novo assunto usando as partículas 「は」 e 「も」. Mas e se não soubermos sobre o que se fala? E se quizermos perguntar, "Quem é estudante?” O que precisamos é de um tipo de identificador por que eu não sei quem o estudante é. se eu usar a partícula de tópico, a pergunta pode se tornar, “O quem é estudante?” não faz sentido porquê "quem" não é uma pessoa.

É aí que a partícula 「が」 entra no jogo. Ela também é conhecida como partícula de assunto mas eu odeio este nome já que significa algo totalmente diferente na gramática inglesa. Por isto, vou chamá-la de partícula identificadora por que ela indica o que o falante quer é identificar algo não conhecido.
Exemplo 1
ボブ: 誰が学生?- Quem é que é o estudante?
アリス: ジムが学生。- Jim é o estudante.

Bob quer identificar quem entre todos os possíveis candidatos é um estudante. Alice responde que é Jim. Repare, Alice também poderia ter respondido com a partícula de tópico para isto, falando de Jim, ela sabe que ele é um estudante (talvez não o estudante). Você poderá ver a diferença no próximo exemplo.
Exemplo 2
(1) 誰が学生? - Quem é que é o estudante?
(2) 学生は誰?- (O) estudante é quem?

Espero, que você possa ver que (1) procura identificar uma pessoa específica para 'estudante' enquanto (2) está simplesmente falando sobre o estudante. Você não pode substituir 「が」 com 「は」 em (1) porquê "quem" pode ser tornar o assunto e a pergunta pode virar, "É quem um estudante?"

As duas partículas 「は」 e 「が」 podem parecer idênticas só porquê não é possível traduzir a diferença diretamente para o português. Por exemplo, 「私は学生」 e 「私が学生」 ambos serem traduzidos como, "Eu sou estudante."* Porém, eles só parecem iguais porquê o Português não pode expressar a informação o contexto tão claramente quanto o Japonês algumas vezes consegue. Na primeira oração 「私は学生」, já que 「私」 é o assunto, a sentença significa, "Falando sobre mim, eu sou um estudante". Porém, na segunda oração, 「私」 está especificando quem o estudante é: 「学生」. Se quizermos sabe quem o estudante é, a partícula 「が」 nos informa que é 「私」.

Você também pode imaginar a particula 「が」 como sempre respondendo uma pergunta escondida. Por exeplo, se tivermos 「ジムが魚だ」, estaremos respondendo à uma pergunta do tipo "Quem é o peixe?" ou "Que pessoa é o peixe?" ou talvez "Que comida Jim gosta?" Ou dada a oração, 「これが車」, podemos responder à pergunta , "Qual carro?" ou "Qual é o carro?" As partículas 「は」 e 「が」 são diferentes se você pensar da forma correta. A partícula 「が」identifica uma propriedade específica de algo enquanto a partícula 「は」 é usada somente para trazer um novo assunto à conversa. Este é o porquê de, em orações longas, é comum separar o assunto com vírgulas para remover qualquer ambigüidade sobre qual parte da oração o assunto se refere.
Responder