Sua escrita está boa? Pergunte aos veteranos!

Questões gerais sobre o idioma que não se encaixam nos tópicos abaixo:
Avatar do usuário
xxHxx
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Abr 29, 2010 8:17 pm

Sua escrita está boa? Pergunte aos veteranos!

Mensagem por xxHxx »

Bem, como dito eu resolvi criar esse tópico. O objetivo é que todo mundo possa postar imagens de suas caligrafias - tanto kanas quanto kanjis - aqui e receber a opinião dos colegas do fórum.
Vi um tópico parecido, mas acredito que será mais organizado todo mundo postar num tópico só, afinal várias pessoas devem se sentir inseguras com a caligrafia.

Bem, eu vou postar só os kanas, vou começar a estudar os kanjis depois de fazer correções baseada na opinião de vocês. Os kanas com os quais tenho mais dificuldade só o "n", "so", "shi" e "tsu" do katakana (perdão, mas esse computador aqui não tem as fontes japonesas =/).

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Thiago-Kun
Kouhai
Mensagens: 162
Registrado em: Sex Mai 08, 2009 6:56 pm
Localização: Numa Vila Oculta Próximo a Vila Oculta da Areia

Re: Sua escrita está boa? Pergunte aos veteranos!

Mensagem por Thiago-Kun »

Legal o tópico!eu tbm tava pensando em fazer um igual,mas vc chegou na frente^^
Minha caligrafia ainda é muito feia(eu msm reconheço isso),mas em breve eu postarei aqui.

Ps:sua letra ta muito boa(bastante legível)


:mrgreen:
Imagem

#Objetivos:
(x) Falar um pouco de Japonês
( ) Ir para o Japão
( ) Falar japonês fluentemente
( ) Casar com uma Otakinha
(x) Comprar uma katana
(x) Ajudar alguém
(x) Ser feliz
( ) Praticar Kendo
( ) Praticar Kung Fu
( ) Lutar um pouco de Boxe^^
( ) Me tornar desenhista de Anime/Mangá(Mangaká)
Avatar do usuário
Codemaster
Senpai
Mensagens: 883
Registrado em: Qua Mai 06, 2009 11:03 pm
Localização: Shibuya-cho
Contato:

Re: Sua escrita está boa? Pergunte aos veteranos!

Mensagem por Codemaster »

sua caligrafia é bem parecida com a minha,as únicas diferenças são que não costumo fazer curvinhas no ka ,e o so...
ImagemImagem

---------------Imagem

-------------------Imagem

-------------Gosta de Kpop, DDR e PS2? Confira o meu mod de In The Groove!
Avatar do usuário
xxHxx
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Abr 29, 2010 8:17 pm

Re: Sua escrita está boa? Pergunte aos veteranos!

Mensagem por xxHxx »

Que bom que minha caligrafia está ok então. Algo que estava preocupada era com o "KI" que pode ter quatro traços ao invés de três.

Codemaster: Eu também não fazia a curvinha do "ka", só a do "so", mas reparei que muitas fontes traziam essa curva então procurei incorporar.
Avatar do usuário
alkaid
Mensagens: 35
Registrado em: Ter Ago 03, 2010 9:49 pm
Localização: Sao Paulo
Contato:

Re: Sua escrita está boa? Pergunte aos veteranos!

Mensagem por alkaid »

Bem, sobre os kanas vc tem q tomar cuidado com alguns detalhes, deixa eu rever.

hiragana
o KA, o curva na ponta do primeiro traco, vc tem q fazer uma puxadinha rapida, ali ta arredondado.
Tente fazer o SHI mais aberto, menos parecido com um J
Tenta deixar o traco superior do TE mais plano.

Gostei muito do seu MI, o meu fica uma porcaria ¬¬x

O MO ta muito espremido tbm.

katakana
o O, os tracos dele partem do lado direito do primeiro traco e nao do meio dele.
Nao deixe o primeiro traco do KO passar o segundo.
pode fazer a puxadinha do HO =]
Novamente seu MI ficou bacana, é muito comum pessoas fazerem o ミ igual o 三, vc faz certinho =]
por fim, no YO e RO, evite deixar os tracos vazarem nas bordas do kana.


Sobre SHI TSU SO N
Eu já postei isso em outro tópico (nao sei se chegou a ver) como é uma duvida muito comum, fica aqui tbm.

Da uma olhada como sao as "aspas" do kana, eles devem ficar rente ao traco maior.
Imagem

como fica claro aqui.
Imagem

repare que o traco é "incompleto", no caso do シ ele nao chega até o alto e no ツ ele nao alcanca a extrema esquerda.

o mesmo se aplica a ソ e ン


Espero nao ter sido muito critico ^^x; Seus kanas estao legiveis sim, e bonitos, mas da uma olhada nesses detalhes.

Acho legal o tópico pq muitas vezes temos certa duvida em como escrever pois é bem complicado fazer os simbolos iguais aos que aparecem nas fontes de comp. Ver outros kanas feitos a mao nos dao certa seguranca em escrever.

é isso aí, qlqr duvida grite =]
日本語を分かりません。

~alkaid Imagem
Avatar do usuário
xxHxx
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Abr 29, 2010 8:17 pm

Re: Sua escrita está boa? Pergunte aos veteranos!

Mensagem por xxHxx »

lkaid, era isso mesmo que eu estava precisando! Vou treinar seguindo os seus conselhos e no futuro postarei de novo. Obrigada.

Pena que como voltaram as minhas aulas da faculdade estou meio devagar no estudo... Mas logo eu entro no ritmo de novo.
__

Versão 2, seguindo as dicas do Alkaid

http://lh3.ggpht.com/_2kNMg4BEezs/THE3D ... ragana.jpg

http://lh3.ggpht.com/_2kNMg4BEezs/THE3D ... takana.jpg

___
Pessoal, desconsiderem que eu coloquei o segundo traço do "yo", no hiragana, do lado errado doprimeiro. Não se preocupem, eu não esqueci como escrever (só fiz meio com sono agora domingo de manhã).
Editado pela última vez por Codemaster em Seg Set 27, 2010 4:16 pm, em um total de 1 vez.
Razão: Triple Post '-' Um eu sei que foi duplicado, talvez por travamentos no pc...
Avatar do usuário
algriel
Senpai
Mensagens: 1073
Registrado em: Ter Mar 17, 2009 12:12 pm
Localização: Natal/RN/Brasil/Terra

Re: Sua escrita está boa? Pergunte aos veteranos!

Mensagem por algriel »

os katakanas achei bons

os hiraganas a maioria tbm, so com obs para o "O" ( o traço ta muito embaixo), ki (ta quase caindo de tão deitado q ta xD), "so" (tbm deitado ficando estranho), "tsu" (ta parecendo um c inverso), "ya" (o traço ta umpouco fora de lugar).

OBS: tetra-post xD...evite ficar postando seguido, tem o botão "edit" para isso
Imagem
whateva
Mensagens: 28
Registrado em: Seg Mar 23, 2009 12:44 pm

Re: Sua escrita está boa? Pergunte aos veteranos!

Mensagem por whateva »

Precisa pensar assim, quem lê consegue ler? Sim? então tá tudo certinho. Não? Bom ai chora :cry:

Questão é que se for ser chato mesmo há varios caracteres ae que tu escreveste ''errado''. Tu estás escrevendo eles como se fosse fonte de computador e isso denovo, se for para ser chato, está errado. o き por exemplo, nao pode ser completo como o teu. A dobrinha nao é para aparecer se tu escreveres a mao, mesma coisa com o さ.

Fora essa tecnicalidades, o teu む e そ estão meio tortos mesmo, tava escrevendo numa cadeira de balanço? haha Imagem


Dá uma olhada nesse site http://www.as.ua.edu/nihongo/hiragana_info.htm mostra como é a fonte de computador e como deve ser a escrita a mão. :wink:
Avatar do usuário
Hisoka Senpai
Senpai
Mensagens: 526
Registrado em: Sex Set 03, 2010 10:29 pm
Localização: Greed Island

Re: Sua escrita está boa? Pergunte aos veteranos!

Mensagem por Hisoka Senpai »

whateva escreveu:o き por exemplo, nao pode ser completo como o teu. A dobrinha nao é para aparecer se tu escreveres a mao, mesma coisa com o さ.
E aí? Qual que é o certo? No OP a gente aprende a fazê-los com a volta completa. Então eu tô fazendo errado até hoje?
Imagem
Avatar do usuário
Sayuri
Senpai
Mensagens: 1183
Registrado em: Ter Mai 29, 2007 4:33 pm
Localização: Hell Negro - The end of the world

Re: Sua escrita está boa? Pergunte aos veteranos!

Mensagem por Sayuri »

na vdd, a escrita é como no pt

cada um tem a sua e nenhuma vai ser igual a outra.

só pq um faz mais floreado, outro tem traços mais precisos, outro usa mais curvas....
não quer dizer q tah errado, pois eh da característica de cada um escrever de jeitos diferentes.

o q vc tem de ver é se vc não modifica a ponto de não ser possível identificar kanas q são parecidos, aí sim vc precisará fazer uma correção.

mas se tá legível, alguém compreende qual eh o kana a ser usado... então tá ótimo.

no começo, se faz traços "tortos" mas eh por falta de hábito. como qdo era nossa letrinha na 1ª série, qdo aprendíamos a escrever e ler.

do mesmo modo vai ser a nossa escrita em japones, ela vai se aperfeiçoando com o tempo.
瞳を閉じればあなたがまぶたの裏にいることで
Eu não sou o que sou, sou o que quero ser. (Bushido)
whateva
Mensagens: 28
Registrado em: Seg Mar 23, 2009 12:44 pm

Re: Sua escrita está boa? Pergunte aos veteranos!

Mensagem por whateva »

Hisoka Senpai escreveu:
whateva escreveu:o き por exemplo, nao pode ser completo como o teu. A dobrinha nao é para aparecer se tu escreveres a mao, mesma coisa com o さ.
E aí? Qual que é o certo? No OP a gente aprende a fazê-los com a volta completa. Então eu tô fazendo errado até hoje?
O certo é sem a ligação da parte de cima e da dobrinha. Esse é o correto e ponto, sendo chato ao extremo. Mas como falei antes, se tu escreveres juntando as duas partes quem ler vai entender também e ai depende se tu queres ser perfeccionista e escrever igual os japoneses ou é suficiente para ti seres entendido.
:wink:
Avatar do usuário
Jonta
Senpai
Mensagens: 301
Registrado em: Sex Abr 13, 2007 12:20 pm
Localização: Guarulhos-SP

Re: Sua escrita está boa? Pergunte aos veteranos!

Mensagem por Jonta »

Whateva escreveu:O certo é sem a ligação da parte de cima e da dobrinha. Esse é o correto e ponto, sendo chato ao extremo.
Na verdade não é bem assim, Whateva-san, não há um certo ou um errado, desde que se entenda o caractere.

き <- olha aqui, o traço está colado, não está? o computador escreveu errado?
Vale lembrar q a fonte do PC é moldada ao padrão japonês de escrita, assim como os nossos caracteres, quando escritos no PC, onde o padrão é a "letra de forma".

não é isso, a verdade é como a Sa-chan disse, a escrita é como no pt:

vc escreve "A" e "a" dessas formas pq são "letras de forma", mas quando se escreve a punho, muitas pessoas fazem o que chamamos de "letra de mão" e esse "A" e "a" se modificam, e todas as letras ficam grudadas umas nas outras e não se parecem muito com as "letras de forma".
o "l" (ele minúsculo) em vez de ser um traço, na maioria das vezes acaba ganhando uma abertura e parece um "laço". o "r" acaba parecendo um "p" russo: П

isso é só um exemplo.

a mesma coisa acontece com o japa, então não está errado vc colocar com o traço junto ou separado, assim como no pt, vc escrever com letra de "forma" ou de "mão".

quer ver uma img com kanji?

Imagem
Imagem

o q está escrito acima? O.o

está escrito 強い tsuyoi (forte)

Imagem

mas olhe o kana acima.
O traço do ki não está grudado.
mas o PC escreve com o traço junto, então tanto faz ^^

E abaixo, o que está escrito?
Imagem
Imagem

電気 denki
xD

Notem que o último traço do primeiro kanji gostaria de se juntar ao primeiro traço do segundo kanji xD
whateva
Mensagens: 28
Registrado em: Seg Mar 23, 2009 12:44 pm

Re: Sua escrita está boa? Pergunte aos veteranos!

Mensagem por whateva »

Mas bah, o computador nao escreveu errado pois essa é a fonte de computador ora. Claro que se tu escreveres assim quem ler vai entender, mas como ja falei 1000000000x, se for seguir a regra ao pé da letra está errado sim. Não só livros afirmam isso, como tu nao vais achar nenhum japones escrevendo igual fonted e computador, assim como nao vais encontrar nenhum brasileiro escrevendo em times new roman, verdana, comic sans e afins poxa.

Mas para deixar claro mais uma vez, contanto que dê para entender, qualquer rabisco é válido.
Avatar do usuário
Sayuri
Senpai
Mensagens: 1183
Registrado em: Ter Mai 29, 2007 4:33 pm
Localização: Hell Negro - The end of the world

Re: Sua escrita está boa? Pergunte aos veteranos!

Mensagem por Sayuri »

então whateva, se seguirmos ao pé da letra no português tbm, todos escrevem errado!

letra é letra, não tem essa de q de por traço junto ou separado vai estar errado. então pare de dizer q está.

e não são rabiscos, são caracteres.
e a forma como se escreve, até mesmo no japones tbm é indício da personalidade.

e qto à fonte de pc, bom eu tenho umas 10 pra caracteres japoneses.
não tem uma certa e outras erradas.
瞳を閉じればあなたがまぶたの裏にいることで
Eu não sou o que sou, sou o que quero ser. (Bushido)
Avatar do usuário
xxHxx
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Abr 29, 2010 8:17 pm

Re: Sua escrita está boa? Pergunte aos veteranos!

Mensagem por xxHxx »

Fico feliz que esse tópico tenha gerado uma reflexão tão interessante e que tantos membros tenham comentado sobre os meus kanas. Toda vez que eu os escrevo acontece de um ou outro sair tortinho, já "そ" eu realmente preciso melhorar, sempre fica estranho.

Quanto a essa discussão da caligrafia manual e das fontes do computador eu me lembro de já ter lido em outro tópicos. A minha curiosidade quanto a questão é a seguinte: não existem japoneses que escrevem copiam exatamente a fonte do computador?

Pergunto isso porque eu, no cotidiano, escreve com letra de forma e conheci já mais umas duas ou três pessoas que fazem o mesmo, quando vou escrever a minúsculo eu realmente escrevo "a" ao invés de uma bolinha. Reservo a "letra de mão" para ocasiões especiais como escrever um cartão, o motivo pelo qual faço isso é que escrevo mais rápido e de forma mais legível com letras de forma - a minha letra de mão é realmente muito floreada, é bonita, mas não é fácil de ler. Lógico que a minha letra não fica perfeitamente padronizada como no computador, é uma cópia manual da fonte arial.
Responder