Seven Samurai (1954)

Área especial para aqueles que curtem cinema asiático, J-drama e tokusatsus.
Responder
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Seven Samurai (1954)

Mensagem por Keitarou »

Sinopse

Uma vila é constantemente atacada por bandidos armados, que levam os produtos da colheita e deixam os cidadãos na miséria e com fome. O governo não se importa com as condições de vida dos cidadãos, só se preocupa em cobrar impostos...

Um dia após a confirmação de que um novo ataque estaria vindo, um jovem procura o ancião da aldeia que diz que eles deveria lutar contra os bandidos, mas como são simples fazendeiros teriam que contratar samurais. "Que samurai aceitaria trabalhar para nós, que não temos dinheiro e só podemos pagar com comida? E o ancião: "-Um samurai que tenha fome." Sendo assim, ele parte para a cidade em busca de samurais pobres, que aceitem defender a vila do grupo de 40 bandidos.

Meus comentários

Uma obra de Akira Kurosawa, é um filme bastante antigo que mostra muita coisa apesar de ser preto e branco. Mostra, por exemplo, que nem do outro lado do mundo o governo se importa com o povo mais ferrado. Mostra que a vida de samurai, viver pela espada, nem sempre vai encher a barriga. E mostra que os cortes de cabelo da época eram tristes...

Um ótimo filme para ver a realidade de um samurai, não é à toa que o Kenshin virou escravo da Kaoru, "free food rulez" huahuahuahuahuahua

Ficha Técnica

Título Original: Shichinin no Samurai
Duração: 190 min (relançamento), 207 min (original)
Preto e Branco
Direção: Akira Kurosawa
Roteiro: Akira Kurosawa, Shinobu Hashimoto, Hideo Oguni
Produtor: Sojiro Motoki
Lançamento: Abril 1954 - Japão, Novembro 1956 - EUA

Trailer

http://www.youtube.com/watch?v=DcQgm4hIbnY
Avatar do usuário
Teka
Senpai
Mensagens: 676
Registrado em: Seg Ago 04, 2008 6:14 pm
Localização: Bahia

Re: Seven Samurai (1954)

Mensagem por Teka »

Este foi um dos primeiros filmes japoneses que assisti na vida e o primeiro de Akira Kurosawa. Fiquei extasiada com a dinamicidade da história e com a simplicidade e beleza da línguagem fotográfica e dramática desse incrível diretor. Pra mim, não há como refazer essa história. Tanto é que ninguém tentou ser fiel ao roteiro original de Kurosawa para não cair no desastre das comparações. Pra quem tá curioso e não sabe, Há uma versão anime, uma versão americana que se passa no Oeste selvagem e muito mais, mas nenhuma se compara ao roteiro original.
Imagem

"Só se vê bem com os olhos do coração. O essencial é invisível aos olhos"
(St. Exupéry)


"Só se vive realmente quando se ama.
O amor cria o céu dentro de nós e o paraíso ao redor"

(Fala do filme sobre Omar Khayyan, poeta perso)
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Seven Samurai (1954)

Mensagem por Keitarou »

Eu não me considero uma pessoa muito cult, mas esse filme é um dos melhores que já vi... Não importa se é preto e branco, como a Teka disse a fotografia dele é belíssima para época no qual foi rodado... Para quem quer conhecer samurais de verdade, fora da fantasia dos animes, este filme ensina muita coisa...
Avatar do usuário
Darth Sidious
Mensagens: 40
Registrado em: Ter Dez 14, 2010 3:42 pm
Localização: Coruscant - Império Galático

Re: Seven Samurai (1954)

Mensagem por Darth Sidious »

Esse filme e a trilogia Musashi são obrigatórios pra quem gosta de Samurais e quer entender melhor como realmente era a vida deles e suas crenças.
O anime apesar de ser mais viajado é muito bom tbm, uma experiência interessante embora bem diferente do filme.
Imagem
May the darkside of the force be with you!


Por um DN com mais culhões e menos táticas apelativas.
Responder