Yoshitaka Amano vem ao Brasil pela primeira vez

Divulgação de eventos, convenções de anime, cosplay e mais
Responder
Avatar do usuário
Codemaster
Senpai
Mensagens: 883
Registrado em: Qua Mai 06, 2009 11:03 pm
Localização: Shibuya-cho
Contato:

Yoshitaka Amano vem ao Brasil pela primeira vez

Mensagem por Codemaster »

http://fjsp.org.br/agenda/yoshitaka_amano/
Consagrado pela criação dos personagens do videogame Final Fantasy

A Fundação Japão e a Tambor Digital trazem pela primeira vez ao Brasil o artista Yoshitaka Amano, que realiza a “Mostra Yoshitaka Amano” e uma palestra durante o Gameworld 2012, evento que acontece entre os dias 30 de março e 01 de abril de 2012 no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo. A palestra acontece no dia 30 de março de 2012, na própria feira.

As 31 obras – todas inéditas no país, ficam em cartaz durante a feira, que já reuniu mais 20 mil visitantes só no ano passado. As ilustrações são apenas uma das atividades do artista, que se dedica também à pintura, além de desenhar quimonos e figurinos para teatro kabuki e criar jóias.



Trabalhou para o estúdio de animação, a Tatsunoko Productions, onde fez parte da equipe de criação do animê “Speed Racer”, nos anos 60. Desde então, participou em destacadas obras como a série “Time Bokan”, “Gatchaman” (“G-Force” no Ocidente), “Tekkaman” e “Hucth The Honey Bee”. Faz parte de uma geração de animadores, juntamente com Mamoru Oshii e Akemi Takada, que construiu a base de toda cultura pop contemporânea japonesa.



Bastante conhecido pelo trabalho colaborativo com Neil Gaiman, em “Sandman: Os Caçadores de Sonhos”, Yoshitaka Amano ganha repercussão internacional com a criação dos personagens da série de videogames Final Fantasy.


Trabalhou também na série “Vampire Hunter D.” de Hideyuki Kikuchi; “Guin Saga”, de Kaoru Kurimoto; “Chimera”, de Baku Yumemakura e em “Moju”, de Edogawa Rampo. Colaborou com autores ocidentais como Michael Moorcock (“Elric the Necromancer”) e em livretos de ópera de Richard Wagner (“Tristão e Isolda” e “The Flying Dutchman”).

Por quatro anos consecutivos, 1983-1987, recebeu o Prêmio Nebula, considerado o Oscar da Literatura fantástica de trabalhos de ficção e fantasia publicados nos EUA. Além disso, recebeu indicação ao Prêmio Hugo, em 2000, e conquistou o Prêmio Eisner, Prêmio Dragon Con, e o Prêmio Julie por suas pinturas.

Incansável, busca sempre novas mídias e suportes para expressar seus sonhos e visão de mundo, que vem praticando em mais de 40 anos de carreira, mesmo recusando o título de sensei (professor, em japonês) ou mestre. “A maioria das pessoas gosta de atingir uma posição respeitável ou ganhar uma promoção, eu me sinto preso. Quero fazer coisas que nunca fiz”, diz ele, em entrevista para o jornal Japan Times, em 2011.

Sua mais recente empreitada é a criação do seu próprio estúdio de animação, em 2010, intitulado Deva Loka. A primeira produção, agora como diretor, é a animação “Deva Zan”, obra que usa a técnica Cel-Shading como base de sua produção, onde a principal ideia é renderizar uma imagem em 3D de forma que se pareça com um desenho feito à mão, 2D. Deverá ser lançada oficialmente este ano.

“Deva Loka para os hindus representa o mundo da luz eterna; a esfera dos deuses. Este é também o universo de Yoshitaka Amano, o artista que em sua essência, vive em busca constante pelo inusitado, pela descoberta e pela redescoberta. É possível ver em suas obras a sutileza da mulher com olhar distante na leveza das formas orgânicas do Art Nouveau e na profusão de cores que dançam em suas composições. Faz-se impressionar pela capacidade de captar o momento preciso da representação de força da natureza, tal qual o impacto causado pela contemplação de um quadro do Mundo Flutuante. O artista converge todos os mundos; passados, presentes e futuros em imagens únicas. Para Amano, não há ruptura entre a tradição e a contemporaneidade. Sua criatividade expõe a singularidade de sua compreensão de universo. É deste modo que sua arte flui e fluirá para além da última fantasia”, afirma a Profa. Adriana Kei, coordenadora de Design de Animação da Universidade Anhembi Morumbi.

Mostra Yoshitaka Amano
30, 31 de março e 01 de abril de 2012

Palestra de Yoshitaka Amano
30 de março de 2012

GameWorld 2012
Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569 – Consolação
São Paulo

OBS.:
A palestra e a mostra são gratuitas, mas a entrada do GameWorld é cobrada.
ImagemImagem

---------------Imagem

-------------------Imagem

-------------Gosta de Kpop, DDR e PS2? Confira o meu mod de In The Groove!
Responder