Use seu PC velho para transformar sua TV em Smart

Computadores, Internet, Consoles, Celulares e outras coisas High-tech
Responder
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Use seu PC velho para transformar sua TV em Smart

Mensagem por Keitarou »

Essa ideia na verdade me veio muitos anos atrás, quando nem havia monitores LCD ainda lol

Eu tinha um notebook com defeito que não sabia consertar, então vendi a tela que era o que valia à pena e guardei o resto. Com esse resto, eu tive a ideia de fazer uma Central de Mídia, com o qual eu poderia assistir meus animes e filmes numa tela maior do que a do meu computador.

Com a nova onda das Smart TVs achei que poderia compartilhar a ideia aqui para ser reproduzida. Por que gastar dinheiro comprando uma TV nova que acessa a internet se é possível criar uma que acessa a internet e faz muitas outras coisas por muito menos?

Um computador usado serve, mas se houver a possibilidade de gastar um dinheirinho pode ficar um negócio muito mais bem feito, como espero demonstrar...

O que um PC Media Center pode oferecer:
  • Acesso via rede sem fio entre todos os dispositivos na sua rede doméstica aos arquivos do PC, notebook, tablet e celular.
    Assistir qualquer tipo de mídia, audio ou vídeo.
    Ver pela internet canais de TV por assinatura e ouvir rádios melhores que as do rádio FM.
    Acesso permanente pela internet usando um domínio gratuito que atualiza o seu IP automaticamente.
    Controle remoto na rede local usando um aplicativo de multiboxing ou pela internet usando VNC.
    Jogar qualquer jogo de console até o PS2, usando um joystick USB ou um controle antigo de PS2 ou PSX.
    Servidor HTTP e FTP de arquivos, de emails e hospedagem do seu próprio website
    Qualquer outra coisa que você inventar...
Hardware necessário

O hardware vai depender do seu objetivo final, do seu orçamento e da comodidade desejada. São 2 possibilidades: reciclado e econômico

No caso do reciclado, você utilizará peças antigas de computadores anteriores que você tenha guardado, enquanto no econômico, você comprará uma nova placa com processador integrado que gasta pouca energia, como o Atom.

Itens de comodidade

São opcionais mas fazem a diferença:

ImagemGabinete ITX - R$100,00 Mercado Livre - Colocado abaixo ou ao lado da TV, fica muito mais bacana que um desktop mini torre, parecendo até um home-theater. A placa-mãe deve padrão ser mini-ITX ou micro-ATX senão não cabe.
ImagemAdaptador USB sem fio - U$5 eBay - Conecta ao seu roteador sem passar cabos
Imagem Controle remoto USB sem fio - U$7 eBay - Ideal para controlar seu Media Player Classic ou Windows Media Player, além de funcionar como um teclado sem fio.
Imagem Adaptador de Joystick para PC - R$15 MercadoLivre - Permite usar seu joystick de Playstation (com ou sem fio).
Imagem Placa de Captura USB - U$10 eBay - Permite assistir e gravar sua TV a cabo no Media Center.

Normalmente as TVs de LCD possuem pelo menos entradas de vídeo VGA, HDMI e RCA. Se a sua TV for CRT (tubo, é possível comprar um conversor VGA > RCA no MercadoLivre ou eBay.

Já as placas de vídeo, normalmente possuem HDMI (novas) DVI, VGA e RCA (antigas). Dependendo da placa de vídeo e da TV, pode ser necessário um cabo especial para conversão, como o que eu uso aqui (de DVI para HDMI) ou de VGA para HDMI. Também no eBay, Mercado Livre e lojas de eletrônica. Se sua TV for de tubo, você pode usar uma placa de vídeo PCI antiga, pois essas tinham saída RCA.

Bom, meu sistema é o seguinte:

Imagem

Para dar espaço na estante, tirei meu aparelho de DVD e coloquei o Media Center no lugar.

Usei uma placa Gigabyte GM900VM (micro ATX) usada, um Celeron 775 (R$90,00), memória 2GB DDR2 usada, HD 80GB usado, gabinete mini-ITX K-mex GM-9G8A (R$100), drive de DVD usado, além dos acessórios acima, que eu já possuía.

HD só é necessário se você for armazenar os arquivos ao invés de puxar pela rede doméstica. Já o DVD é dispensável se você não quiser assistir DVDs de vídeo nele. Dá para fazer uma versão bootável do windows em um pendrive de para dispensar HD e DVD e economizar ainda mais.

Depois de montado, veio o software, instalei o seguinte:
  • Windows 7 (versão OnePiece :lol: ), que é melhor na conectividade do que o XP, pelo menos na minha opinião.
    Configurei o wifi para conectar automaticamente no meu roteador e compartilhei as pastas e arquivos na rede local.
    NoIP DUC para atualizar meu IP num endereço do tipo nome.no-ip.org, para não precisar ficar me preocupando com IPs que mudam.
    UltraVNC para poder acessar e controlar o Media center quando estiver fora de casa, por outro computador ou tablet/celular.
    Input Director para controlar o MediaCenter (slave) usando o mouse e teclado do meu PC e notebook
    HFS HTTP File Server para acessar meus arquivos através de qualquer computador na internet
    Shoutcast Server para transmitir minhas músicas pela internet como uma webrádio.
    Todos os emuladores que consegui achar no PirateBay, do Atari ao PS2.
    K-Lite Mega Codec Pack + Media Player Classic, para assistir e ouvir tudo.
    Driver de captura para TV a cabo + MegaCubo para mais canais pela internet.
    uTorrent, JDownloader, FlashGet, DC++ para baixar mais troços para assistir xD
É mais ou menos isso. Meu MediaCenter fica ligado direto durante o dia, controlo pelo trabalho, faço todos os meus downloads por ele, quando quero assistir já vou direto nele e ligo a TV. Só uso meu PC para ler, escrever e para backup dos arquivos...

Claro que poderia comprar um cabo VGA gigante e ligar meu PC direto na TV, mas dessa forma eu posso ter acesso remoto a qualquer hora sem expor meus arquivos pessoais do PC principal, posso executar tarefas simultaneamente sem uma interferir na outra e posso dizer que tenho uma Very Smart TV huahauahuahu

Espero que isso anime alguém a dar um destino útil às peças velhas. E se alguém já tiver alguma coisa parecida gostaria de ver...
Avatar do usuário
Codemaster
Senpai
Mensagens: 883
Registrado em: Qua Mai 06, 2009 11:03 pm
Localização: Shibuya-cho
Contato:

Re: Use seu PC velho para transformar sua TV em Smart

Mensagem por Codemaster »

Eu pretendia fazer isso com esse computador caso arranjasse um emprego, já que pretendo comprar outro. É uma boa forma de evitar o lixo eletrônico, além de ser muito legal poder acessar a internet e ver vídeos pela rede sem a necessidade de comprar um outro equipamento. Pra mim, seria excelente poder assistir filmes e animes sem a necessidade de ficar queimando mídias e passando por programas de conversão lentos para que o PS2 acesse o filme via rede.

Ainda pretendo fazer isso, mas o preço do converter para a minha TV de tubo é desestimulante e não pretendo trocar por uma TV atual, pois a imagem dá uma surra de pau mole em muita LCD e LED por aí.

Só não recomendo o Windows 7 para conectividade em rede (acessar e enviar arquivos via rede), pois esse é o maior problema desse sistema. O W7 é o mais chato de se conectar à uma rede, dá erros randômicos, que nunca ajudam o usuário a encontrar uma solução e ele tem uma dificuldade imensa de achar dispositivos em rede, e mexer nas configs de rede não ajuda em nada (aqui, o meu PC com XP envia e recebe arquivos de todo mundo, mas os outros dois conectados em rede, da minha irmã e do meu amigo acessam do meu PC, mas eles dois não se comunicam entre si, por ser W7. Ele sempre acusa falta de credencial, mesmo que a pasta seja pública).

Quem quer usar apenas para filme e música e evitar esse tipo de problema, use o XBMC e evite essa dor de cabeça.
ImagemImagem

---------------Imagem

-------------------Imagem

-------------Gosta de Kpop, DDR e PS2? Confira o meu mod de In The Groove!
Avatar do usuário
Akumaz
Kouhai
Mensagens: 174
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 1:10 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Use seu PC velho para transformar sua TV em Smart

Mensagem por Akumaz »

Sinceramente não sei pra que tanto trabalho. Tenho uma LG de LCD bem normal (não é top de linha) e assisto meus animes e filmes normalmente nela. Só eu botar tudo no meu pen-drive e depois plugar na TV.
Tambem não vejo o porque de comprar uma smart tv. '-'
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Use seu PC velho para transformar sua TV em Smart

Mensagem por Keitarou »

Realmente o conversor de VGA para RCA não custa menos do que R$60+frete no Mercado Livre, ou mais de 100 em lojas especializadas, mas no eBay sai por 15 dolares mais ou menos.

A outra opção é uma placa de vídeo como uma Riva TNT usada, não mais que 30,00 no ML, elas tem TV-out, dá para ligar direto na entrada RCA.

Eu dei sorte que o meu notebook quebrado sem tela tem uma saída de TV também, então eu uso ele com a minha outra Tv de tubo \o/
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Use seu PC velho para transformar sua TV em Smart

Mensagem por Keitarou »

Akumaz escreveu:Sinceramente não sei pra que tanto trabalho. Tenho uma LG de LCD bem normal (não é top de linha) e assisto meus animes e filmes normalmente nela. Só eu botar tudo no meu pen-drive e depois plugar na TV.
Tambem não vejo o porque de comprar uma smart tv. '-'
Tem várias questões, a maioria das TVs, por exemplo, não reproduzem RMVB. Tem toda a questão de ir no PC, copiar o que você quer para o pendrive antes de poder assistir, e em TVs de tubo isso não é possível. Nem as SmartTVs permitem assistir canais pela internet ou jogar games mais avançados sem ter o console...

O computador permite integração, comodidade, velocidade e uma série de recursos adicionais. E muitas vezes usando peças que não são mais úteis, sendo que você só tem trabalho uma vez para montar, eu acho que compensa bastante.
Avatar do usuário
Akumaz
Kouhai
Mensagens: 174
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 1:10 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Use seu PC velho para transformar sua TV em Smart

Mensagem por Akumaz »

Ah, eu tenho um notebook antigo com a tela quebrada, mas que ainda funciona um pouco, eu tenho que deixar ele ligado na tomada porque a bateria já era. E tambem a placa de vídeo dele é horrível. Será que mesmo assim daria pra fazer esse set?

Btw, as televisões atuais não reproduzem rmvb e nem deveriam mesmo haha
Tem que baixar de uma qualidade razoável pelo menos, eu gosto de assistir em 1080p , mas fica impossível pra mim baixar animes por esses sites de upload com limitadores na velocidade do download. Eu consigo baixar no máximo a 100 kb/s sendo que minha internet baixa a 1,5 mb/s.

É interessante isso dos emuladores, nunca havia pensando nisso, e tambem sempre tive preguiça de começar a mecher com torrents, etc. Acho que deve ser bem recompensador sim.
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Use seu PC velho para transformar sua TV em Smart

Mensagem por Keitarou »

Bom, o meu é um Pentium 3 1GHz e 256MB de RAM, eu consigo assistir videos online em flash, AVI, RMVB... Só os MP4 e MKV com resolução acima de 480px não rodam, ou rodam, mas mega-lentos. Nele tem o WinXP instalado rodando numa boa. Se o seu for parecido, deve conseguir sim...
Tem que baixar de uma qualidade razoável pelo menos, eu gosto de assistir em 1080p , mas fica impossível pra mim baixar animes por esses sites de upload com limitadores na velocidade do download. Eu consigo baixar no máximo a 100 kb/s sendo que minha internet baixa a 1,5 mb/s.
LOL depois que eu li essa parte... O Meu não roda Full-HD nem ferrando hahahahahaha Mas dependendo do seu processador e da memória de vídeo, pode até ser possível. Qual o modelo?
Só não recomendo o Windows 7 para conectividade em rede (acessar e enviar arquivos via rede), pois esse é o maior problema desse sistema. O W7 é o mais chato de se conectar à uma rede, dá erros randômicos, que nunca ajudam o usuário a encontrar uma solução e ele tem uma dificuldade imensa de achar dispositivos em rede, e mexer nas configs de rede não ajuda em nada (aqui, o meu PC com XP envia e recebe arquivos de todo mundo, mas os outros dois conectados em rede, da minha irmã e do meu amigo acessam do meu PC, mas eles dois não se comunicam entre si, por ser W7. Ele sempre acusa falta de credencial, mesmo que a pasta seja pública).
Aqui é o contrário, os PCs da rede XP ficavam toda hora cegos entre si, sumindo da rede... Aí eu desisti, botei Seven em todos e não deu mais problema. No trabalho é XP também e acontece a mesma coisa, e eu sou o gestor da rede, é um saco, eu fico louco! :roll: Não consigo consertar este vudu...
Avatar do usuário
Akumaz
Kouhai
Mensagens: 174
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 1:10 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Use seu PC velho para transformar sua TV em Smart

Mensagem por Akumaz »

Keitarou escreveu:LOL depois que eu li essa parte... O Meu não roda Full-HD nem ferrando hahahahahaha Mas dependendo do seu processador e da memória de vídeo, pode até ser possível. Qual o modelo?
Eu rodo Full-HD normalmente pela minha TV com o pen-drive, mas meu notebook atual tambem aguenta, ele é um vostro 3500 da dell.

Outra coisa, eu consigo assistir animes pelo pen-drive até em TVs de tubo graças ao meu PS3. Eu tenho o cabo HDMI e aquele outro vermelho branco e amarelo, que eu não lembro o nome. haha. E a maioria das TVs de tubo tem essa entrada.

Pensei em usar meu notebook antigo num set desses só pra dar um jeito nele, já que ele tá guardado sem uso nenhum. Eu antes conectava ele a um outro monitor (pelo fato de a tela dele ter quebrado u.u) e usava normalmente como se fosse um desktop, mas daí acabei comprando esse outro notebook e deixei o outro de lado.
Avatar do usuário
Ken 1
Kouhai
Mensagens: 208
Registrado em: Dom Abr 15, 2012 9:27 pm

Re: Use seu PC velho para transformar sua TV em Smart

Mensagem por Ken 1 »

Meu atual PC é o meu PC velho. Meu PC velho é mais atual que meu atual PC.
お好み焼き
Avatar do usuário
Codemaster
Senpai
Mensagens: 883
Registrado em: Qua Mai 06, 2009 11:03 pm
Localização: Shibuya-cho
Contato:

Re: Use seu PC velho para transformar sua TV em Smart

Mensagem por Codemaster »

Pensei em usar meu notebook antigo num set desses só pra dar um jeito nele, já que ele tá guardado sem uso nenhum. Eu antes conectava ele a um outro monitor (pelo fato de a tela dele ter quebrado u.u) e usava normalmente como se fosse um desktop, mas daí acabei comprando esse outro notebook e deixei o outro de lado.
Dá pra fazer algo ainda mais simples, já que você já usa o PS3 e a TV como media center. Coloque o notebook sem utilidade sempre conectado à rede, crie uma pasta compartilhada e fique com um pequeno servidor pessoal de backup de arquivos. Muita gente preferiria conectar o HD antigo ao novo PC, mas não recomendo, principalmente se ele for de um padrão antigo ou se um dos PCs estiver no período de garantia. Apesar de ser simples colocar dois HDs, acho mais prático conectá-los em rede, pois seus arquivos estarão disponíveis facilmente para qualquer dispositivo em sua casa (mas dá pra fazer pastas particulares também), ao contrário de conectá-lo diretamente ao PC mais recente, onde o único beneficiado é o próprio PC.
ImagemImagem

---------------Imagem

-------------------Imagem

-------------Gosta de Kpop, DDR e PS2? Confira o meu mod de In The Groove!
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Use seu PC velho para transformar sua TV em Smart

Mensagem por Keitarou »

Codemaster escreveu:
Muita gente preferiria conectar o HD antigo ao novo PC, mas não recomendo, principalmente se ele for de um padrão antigo ou se um dos PCs estiver no período de garantia.
É dito que um HD lento em um PC novo acaba reduzindo a velocidade global, então às vezes é melhor retirá-lo e usar de outra forma, como você disse.
Avatar do usuário
kuro kitsune
Senpai
Mensagens: 947
Registrado em: Qua Mar 25, 2009 1:36 am
Localização: São Paulo, SP

Re: Use seu PC velho para transformar sua TV em Smart

Mensagem por kuro kitsune »

Também já tinha pensado nisso... mas eu acabei deixando de lado a ideia...
Pretendo montar um PC inteiramente novo no fim do ano e mais pra frente pegarei uma Tv Led (não necessariamente Smart)... com o "Combo" em meu pequeno, mas aconchegante, quarto já terei um Media Center completo... a grande vantagem desse Set do Keitarou é a conectividade Wireless e por ser um "Dock só Multimídia" não há risco algum ao manter a sua rede aberta pois não existirão arquivos importantes...

Só não entendi dos Emuladores!! Eu prefiro jogar no PC mais Top de linha possível, então eu preferiria jogar no meu PC principal... se bem que se este Media Center roda emu de PS2 ele não está tão fraco não...
-----------------------------------City Lights-----------------------------------
ImagemImagem

Imagem

"I'll never look back, I've got no regrets. Cause time doesn't wait for me I choose to go my own way"
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Use seu PC velho para transformar sua TV em Smart

Mensagem por Keitarou »

Só não entendi dos Emuladores!! Eu prefiro jogar no PC mais Top de linha possível, então eu preferiria jogar no meu PC principal... se bem que se este Media Center roda emu de PS2 ele não está tão fraco não...
Eu botei+ para quando meus sobri+nhos vi+erem aqui não fi+carem pertubando para usar o meu PC LOL Tem Son+ic, Mari+o, etc... Eu só jogo mesmo é o NeoGeo e Arcade, rodam superbem, e no PS2 os jogos 3D fi+cam lagando, mas a úni+ca coi+sa que eu jogo nele é o Gui+tar Hero, então tudo bem \o/

Engraçado, as pancadi+nhas que dei+ para ti+rar o li+xo entre as teclas do teclado não fez mui+to bem... Agora toda vez que eu di+gi+to i+ vem um s+inal de mai+s depoi+s. Se uso as setas vem uma barra / T_T
Avatar do usuário
Codemaster
Senpai
Mensagens: 883
Registrado em: Qua Mai 06, 2009 11:03 pm
Localização: Shibuya-cho
Contato:

Re: Use seu PC velho para transformar sua TV em Smart

Mensagem por Codemaster »

Só não entendi dos Emuladores!! Eu prefiro jogar no PC mais Top de linha possível, então eu preferiria jogar no meu PC principal... se bem que se este Media Center roda emu de PS2 ele não está tão fraco não...
Ou pra quem quer jogar no conforto da TV, ao invés de ficar com a coluna doendo. Se eu já acho PC ruim pra jogar, notebook é a inimiga número um da coluna... huhuhu...
ImagemImagem

---------------Imagem

-------------------Imagem

-------------Gosta de Kpop, DDR e PS2? Confira o meu mod de In The Groove!
Avatar do usuário
kuro kitsune
Senpai
Mensagens: 947
Registrado em: Qua Mar 25, 2009 1:36 am
Localização: São Paulo, SP

Re: Use seu PC velho para transformar sua TV em Smart

Mensagem por kuro kitsune »

Keitarou escreveu:Eu botei+ para quando meus sobri+nhos vi+erem aqui não fi+carem pertubando para usar o meu PC LOL Tem Son+ic, Mari+o, etc... Eu só jogo mesmo é o NeoGeo e Arcade, rodam superbem, e no PS2 os jogos 3D fi+cam lagando, mas a úni+ca coi+sa que eu jogo nele é o Gui+tar Hero, então tudo bem \o/
Engraçado, as pancadi+nhas que dei+ para ti+rar o li+xo entre as teclas do teclado não fez mui+to bem... Agora toda vez que eu di+gi+to i+ vem um s+inal de mai+s depoi+s. Se uso as setas vem uma barra / T_T
Pelo menos você consegue rodar Guitar Hero... no meu nem isso ¬¬
E acho que os tapinhas no teclado não deram muito certo! XD
Code escreveu:Ou pra quem quer jogar no conforto da TV, ao invés de ficar com a coluna doendo. Se eu já acho PC ruim pra jogar, notebook é a inimiga número um da coluna... huhuhu...
Eu ia falar que uma saída seria comprar um cabo que passe o vídeo (HDMI, DVI, AV) e seja compatível com sua Tv... mas ai eu estaria indo exatamente contra o sentido do tópico XP
-----------------------------------City Lights-----------------------------------
ImagemImagem

Imagem

"I'll never look back, I've got no regrets. Cause time doesn't wait for me I choose to go my own way"
Responder