Ouya: Console revolucionário de R$199

Computadores, Internet, Consoles, Celulares e outras coisas High-tech
Responder
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Ouya: Console revolucionário de R$199

Mensagem por Keitarou »

Muitos sites e blogs já estão fazendo barulho pelo lançamento do Ouya, 9 meses antes das data final. Mas porque será que ele recebe tanta atenção?

Bem, para início de conversa, é um console de $99 dólares, com hardware superior a outros consoles mais antigos como o PS2 e que rivaliza com os mais novos. Vem com processador quad-core, wifi e bluetooth 4.0, hdmi 1080, controles sem fio e um visual bem estiloso. O processador Tegra3 da Nvidia também controla a parte gráfica e é comparável ao um Intel Core 2 Duo, que é bastante coisa para um vídeogame. O detalhe é que o hardware é livre para ser alterado e melhorado pelo usuário, é até encorajado pelos desenvolvedores.k

Seus os jogos são gratuitos, a idéia original era portar jogos disponíveis no PlayStore para o console... Mas porque da PlayStore? Bem, o sistema do aparelho é o Android 4.0... Antes que alguém diga que não presta para jogar, devemos lembrar que o Android é um sistema leve, livre e em rápida expansão, baseado no kernel do Linux. Além disso, junto com o console vem um SDK para que o próprio usuário possa desenvolver seus jogos, e pedem aos usuários que os compartilhem para criar uma enorme biblioteca...

Parece bom demais para ser verdade né? Bem, de acordo com os criadores, a idéia é revolucionar o mundo dos videogames fornecendo um console barato, colaborativo e hackeável, tudo que a tríade bilionária não permite em seus consoles. Um produto de amantes de jogos para outros. E a idéia parece promissora e está sendo suportada, pois já foi doado um valor 5 vezes maior para o desenvolvimento do que foi orçado inicialmente. No site oficial, doações podem ser feitas em diversos valores, cada um dá vantagens como seu nome gravado no aparelho, convite para festa de lançamento, jantar com os desenvolvedores, além do próprio aparelho enviado para você, é claro. k

A minha opinião pessoal é que o console não teria inovações suficientes para competir com a interatividade do Wii ou os gráficos do PS3, e o fato de ser não-comercial me preocupa bastante, pois os jogos seriam ports do Android ou do Linux feito por usuários ou grupos sem fins lucrativos, e por isso, bastante limitados. Mesmo assim seria um console de baixíssimo custo, moderno e com um potencial de diversão muito maior do que Master Systems, Mega Drives e toda a tranqueira low-tech na faixa de R$200 que ainda insistem em vender aqui no Brasil.

http://www.youtube.com/watch?v=r7uWLTJ7ebc

http://www.superdownloads.com.br/materi ... ronto.html
Avatar do usuário
Codemaster
Senpai
Mensagens: 883
Registrado em: Qua Mai 06, 2009 11:03 pm
Localização: Shibuya-cho
Contato:

Re: Ouya: Console revolucionário de R$199

Mensagem por Codemaster »

Na minha opinião, a ideia tinha tudo para dar certo, até que...
Seus os jogos são gratuitos
Na boa, o console provavelmente só vai receber ports de Arkanoid e Sokoban desse jeito. É muito difícil alguém querer fazer algo mais complexo sendo que não vai receber nada a mais por isso...
ImagemImagem

---------------Imagem

-------------------Imagem

-------------Gosta de Kpop, DDR e PS2? Confira o meu mod de In The Groove!
Avatar do usuário
Akumaz
Kouhai
Mensagens: 174
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 1:10 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Ouya: Console revolucionário de R$199

Mensagem por Akumaz »

Codemaster escreveu:Na minha opinião, a ideia tinha tudo para dar certo, até que...
Seus os jogos são gratuitos
Na boa, o console provavelmente só vai receber ports de Arkanoid e Sokoban desse jeito. É muito difícil alguém querer fazer algo mais complexo sendo que não vai receber nada a mais por isso...
Concordo, mas tambem pode servir de entrada pra alguns jogos com uma temática inovadora de distribuidores indie. Até porque esse tipo de jogo pode não ter espaço ou divulgação o suficiente nos demais consoles...
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ouya: Console revolucionário de R$199

Mensagem por Keitarou »

Na verdade, nada impede que jogos pagos sejam desenvolvidos, jogos gratuitos foram os criados pelos desenvolvedores do console e os portados do android...

A questão é se a Activision, EA, Blizzard, e companhia terão interesse em apostar no console e desenvolver jogos para ele...

Não quero ser pessimista mas eu acho que não vai acontecer, rola muito incentivo da Sony, Nintendo, etc, para eles arriscarem com um console novo e baixo lucro...

Mas espero estar errado. Um console com recursos modernos e 100% customizável é tudo que os gamers mais desejam. Gostaria de ver isso acontecendo, quem sabe roubando uma fatia das bilionárias! xD
Avatar do usuário
Codemaster
Senpai
Mensagens: 883
Registrado em: Qua Mai 06, 2009 11:03 pm
Localização: Shibuya-cho
Contato:

Re: Ouya: Console revolucionário de R$199

Mensagem por Codemaster »

Também acho que a pressão exercida pelas gigantes será um grande empecilho para o console, mesmo que as publishers não tenham nada a perder ao desenvolver um jogo em uma nova plataforma e lucrar mais com um público inexplorado. Vide o Linux, que não recebe jogos grandes por motivo nenhum. Elas não iam perder nada desenvolvendo jogos para Linux, com a criação de um aplicativo lançador de jogos para padronizar um pouco o desenvolvimento, já que as distros são muito discrepantes entre si, ou por releases only-Ubuntu, já que é a distro mais conhecida do planeta e muitas atuais são derivadas dela. As publishers dão a desculpa da ausência do DirectX, porém esquecem que a maioria dos consoles rodam a OpenGL, sua contraparte open-source, e não a da Microsoft, que só é/foi usada no Dreamcast, Xbox e Xbox360.
ImagemImagem

---------------Imagem

-------------------Imagem

-------------Gosta de Kpop, DDR e PS2? Confira o meu mod de In The Groove!
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ouya: Console revolucionário de R$199

Mensagem por Keitarou »

Não sabia que o OpenGL era suportado no Linux. De fato, a falta de jogos legais no linux é bastante desanimadora...

Um detalhe deste projeto que um dos desenvolvedores foi um dos criadores do Xbox, se não me engano.

Acho que eles chamaram a atenção demais, muito antes do lançamento, deixando varias brechas para sabotarem o projeto antes do lançamento. Isso é, se alguma das grandes não achar que não vai dar em nada mesmo...
Avatar do usuário
kuro kitsune
Senpai
Mensagens: 947
Registrado em: Qua Mar 25, 2009 1:36 am
Localização: São Paulo, SP

Re: Ouya: Console revolucionário de R$199

Mensagem por kuro kitsune »

De fato o "Bônus": Jogos de Graça, vai cortar e muito o potencial do console... ainda acho que jogos bons poderão ser feitos mas na maioria dos casos serão jogos SNES/Mega-Drive Like....

Além de que... sinceramente... eu não compraria XP
Infelizmente a massa de "Jogos Bons" só são encontrados nos consoles das "Grandes" e na maior parte das vezes são IPs exclusivas ou muito renomadas para serem feitas em um "Console experimental e de tecnologia anterior"...
Curti a ideia... mas não boto muita fé, infelizmente!

Prefiro continuar nos emuladores!!! XD Os bons jogos da Era de Ouro (Snes/Mega-Drive) eu posso jogar neles!!!

E sobre a portabilidade de jogos no Linux... sinceramente?! O Linux NÃO POSSUI MERCADO!
Essa é a realidade... na maior parte dos casos de PCs com Linux, estes são usados em escritórios ou são distros pra desenvolvimento... usuário comum não tem PC com Linux! É muito raro, o Code por exemplo é um "Pokemão Raro Usuário de Linux"!
Eu só uso... usei na verdade Linux pra aprender Shell... hoje ele jaz nos confins do meu HD pra quando preciso fazer algo pra facul...
Então tenho pra mim que as publishers não lançam games pra Linux por esse fato, a falta de mercado consumidor de games na plataforma. Afinal o "SO Indie" tem sim potencial pra rodar qualquer game... e outra coisa que também acho que talvez seja um impecilho é a Microsoft... sim, é possível que a Empresa do Tio Bill de "um agrado" para as publishers manterem seus jogos "Only for Windows" e no máximo um Maczinho....
-----------------------------------City Lights-----------------------------------
ImagemImagem

Imagem

"I'll never look back, I've got no regrets. Cause time doesn't wait for me I choose to go my own way"
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ouya: Console revolucionário de R$199

Mensagem por Keitarou »

Concordo com você nesses pontos, não dá para esperar mui+to dos jogos porque não dá para ter certeza se mui+tos desenvolvedores irão comprar a i+déi+a. Mas não acho que será fracasso total...

Pensemos no contexto da reali+dade bras+ilei+ra, pr+inci+palmente em relação ao que é vendi+do nas lojas por aqui+ nessa fai+xa de preço. Eu acho um absurdo que ainda sejam vend+idos vi+deogames como Master System e MegaDrive em lojas, e defi+ni+ti+vamente eu não comprari+a um videogame que eu joguei+ quando era cri+ança hoje em dia!

Esse seria um videogame para quem não pode ou não quer pagar muito. Eu comprei+ um desses Polystations genéricos de R$100 para uma cri+ança de 5 anos, afinal são todos destruidores mesmo... Se fosse no futuro teria comprado o Ouiya que faria muito mais presença xD

Quanto ao Linux, quem não tem i+nstalado no HD? hauhauahuahauahu Eu não me adaptei+, tarefas simples no windows são muito mais complicadas no Linux, isso não funci+ona para o usuári+o comum... E a razão de não se desenvolverem jogos, no fundo, é a seguinte:

Imagem
Avatar do usuário
Codemaster
Senpai
Mensagens: 883
Registrado em: Qua Mai 06, 2009 11:03 pm
Localização: Shibuya-cho
Contato:

Re: Ouya: Console revolucionário de R$199

Mensagem por Codemaster »

Essa é a realidade... na maior parte dos casos de PCs com Linux, estes são usados em escritórios ou são distros pra desenvolvimento... usuário comum não tem PC com Linux!
Eu não me adaptei+, tarefas simples no windows são muito mais complicadas no Linux, isso não funci+ona para o usuári+o comum...
É o mesmo falar que os Mac OS só servem para designers, ou seja, uma ideia fabricada no público "mais conhecido". O sistema da Apple não mexe só com gráficos e coisas do tipo, inclusive nem é voltado para isso, então é um erro criar uma ideia em cima de outra.

Outra, não quer dizer que você "experimentou" um Linux quer dizer que todos são exatamente iguais. Ele não é algo centralizado, não é feito por uma organização ou uma empresa, é apenas um núcleo que qualquer um pode ir lá e fabricar seu próprio sistema operacional sem ter que montar um sistema inteiro do zero. Cada sistema criado baseado em Linux, ou distro, tem um foco e são muito diferentes entre si, há aquelas que são mais complexas, como o Debian e o Slackware, onde vários recursos são feitos manualmente em shell de comando, e outras mais simples, como o Ubuntu, o Big e o Mint, que fornecem vários aplicativos pré instalados, reconhecimento automático de drivers e também fornecem uma central de aplicativos própria para que possa instalar qualquer programa de uma forma simples e segura, ao contrário do Windows, onde a pessoa tem que pesquisar tudo pelo Google, ficando à mercê do conteúdo disponibilizado por fontes duvidosas.

Quero deixar bem claro que não estou tentando evangelizar ninguém, e sim incentivando a procura por algo diferente. Não sou ista, uso tanto o Windows, quanto o Linux e já usei Mac OS por um tempo e todos tem seus pontos fortes e fracos. O Windows é mais voltado àos aplicativos em si, mas perde feio na segurança (a coisa mais simples ever é invadir um computador com Windows 7 ao vivo. Se for à casa de um amigo e quiser usar o computador dele, é só usar um sistema live CD e trocar dois arquivos da pasta WINDOWS, ao iniciar o W7 você terá acesso ào painel de usuários com credencial de administrador sem nem mesmo ter digitado a senha na tela de login, permitindo que você altere a senha de um usuário ou crie outro) e o sistema é muito engessado, de difícil customização. O Linux é muito seguro e prático, nada no sistema acontece sem sua autorização (é impossível pegar virus só ao entrar em um site, você precisaria dar permissão para o virus ser executado no momento e outra permissão para que o virus sempre execute ao iniciar o OS), as novas distros matam os infames drivers, reconhecem tudo automaticamente.. mas peca no suporte das placas de vídeo e em jogos (apesar dos emuladores serem excelentes, não há muitos jogos próprios para ele). O Mac é um sistema que tenta matar todas as complicações de um sistema operacional, tudo nele é simples e intuitivo, mas depois que o sistema passou a ser compatível com hardware Intel, ele se tornou muito inseguro.
E sobre a portabilidade de jogos no Linux... sinceramente?! O Linux NÃO POSSUI MERCADO!
Acho que não fui muito claro no que disse. Para empresas grandes, reconheço que não é a hora de desenvolver para Linux, porém, empresas pequenas como a Rovio não tem nada a perder portando o Angry Birds para Linux, por exemplo (eu sei que ele é compatível com Chrome, e Chrome é compatível com Linux, ou seja, dá pra jogar Angry Birds no Linux, mas só usei isso para ILUSTRAR) Uma empresa pequena lucra mais estendendo o suporte aos seus produtos, fazendo que mais pessoas tenham acesso à eles (por isso, a Rovio lançará Angry Birds Trilogy para toda a current-gen, ao invés de ficar presa àos mobiles e ao PSP/PS3).
ImagemImagem

---------------Imagem

-------------------Imagem

-------------Gosta de Kpop, DDR e PS2? Confira o meu mod de In The Groove!
Avatar do usuário
kuro kitsune
Senpai
Mensagens: 947
Registrado em: Qua Mar 25, 2009 1:36 am
Localização: São Paulo, SP

Re: Ouya: Console revolucionário de R$199

Mensagem por kuro kitsune »

Hahahaha... que fique claro que não tenho nada contra o Linux!!! É um ótimo SO sim, só estou mais "adaptado" ou Windows...

Do que o Code falou, conheço sim todos os prós e contras dos principais SOs... já usei distros diferentes do Linux, já usei Mac e também acho errado rotular um SO... e mais errado ainda os consumidores engolirem o rótulo mesmo antes de experimentarem o produto...
Mas é inegável que o Linux tem pouco mercado, e isso atrapalhará sempre na hora de ele receber softwares...

E sobre receber jogos de publishers menores... seria uma saída Code, mas é muito mais fácil e barato hoje em dia fabricar joguinhos em dispositivos móveis com SOs criados para a recepção de Apps... então óbvio que a Rovio e outras não fazem jogos assim pra SOs... na verdade acho que Angry Birds nem pra Windows tem certo?!

PS: O Mac não tem NADA demais no quesito edição de imagem... é a mesma cagada de Linux/Windows ¬¬ Falei... hahahaha
-----------------------------------City Lights-----------------------------------
ImagemImagem

Imagem

"I'll never look back, I've got no regrets. Cause time doesn't wait for me I choose to go my own way"
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ouya: Console revolucionário de R$199

Mensagem por Keitarou »

Parece que o projeto continua... Além das reuniões com a NVIDIA para explorar os usos do processador gráfico, a equipe informou que entrou em contato com a Square para portar o FinalFantasyIII (FF6) em uma versão 3D para o console... O jeito é esperar pra ver o que vem por aí
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ouya: Console revolucionário de R$199

Mensagem por Keitarou »

O projeto do Ouya continua firme... O site oficial foi lançado (http://www.ouya.tv/), no qual é possível fazer a pré-compra do console à partir de U$120.00 no caso de envio internacional do console e 1 controle sem fio. Cada controle adicional custa U$30.00.

No Twitter e Facebook, os desenvolvedores continuam informando sobre novas parcerias e jogos. De acordo com o comunicado da Namco, desde clássicos como Pac-man até Tekken deverão estar entre o acervo do console, assim como jogos da Bandai.

Outra novidade é a inclusão de um sistema de mídia, o XBMC, já usado no Android, que é um player desenvolvido para streaming, que roda quase todos os formatos e até arquivos compactados. A idéia é reproduzir arquivos direto da rede local ou da internet, tornando o Ouya uma espécie de MediaCenter para sua TV também...

Partindo de um conceito revolucionário, no início era somente uma idéia mas as parcerias e recursos incluídos no console estão cada vez melhores, isso está ficando cada vez mais tentador... Vamos esperar o lançamento da versão beta lol
Avatar do usuário
kuro kitsune
Senpai
Mensagens: 947
Registrado em: Qua Mar 25, 2009 1:36 am
Localização: São Paulo, SP

Re: Ouya: Console revolucionário de R$199

Mensagem por kuro kitsune »

Legal estar rolando parcerias com Third-parties grandes como a Square e a Namco... mas definitivamente dessas parcerias a única coisa que veremos serão ports de jogos antigos.

E como já falei... se for pra jogar grandes games do passado já existem emuladores pra PC!
-----------------------------------City Lights-----------------------------------
ImagemImagem

Imagem

"I'll never look back, I've got no regrets. Cause time doesn't wait for me I choose to go my own way"
Responder