Saiu o Windows 8...

Computadores, Internet, Consoles, Celulares e outras coisas High-tech
Responder
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Saiu o Windows 8...

Mensagem por Keitarou »

Tive a oportunidade de instalar a versão final do sistema operacional... Bem, num primeiro momento as mudanças fizeram sentido, primeiro tornando a interface do Windows um só independente do dispositivo, seja telefone, tablet, computador ou geladeira. Há alguns recursos interessantes de "nuvem", e o acesso a tarefas comuns é rápido (em compensação as tarefas não fáceis demoram muito mais).

Existe um ditado que diz que "menos é mais", mas eu discordo totalmente, na minha opinião mais é mais, menos é menos, e o visual 8-bit de 16 cores com áreas quadradas e retangulares acaba sendo massante, desagradável e cansativo após a primeira hora. Queria saber quem foi que pensou que ter o mesmo número de cores de um Atari seria visualmente agradável... Quem diria que um papel de parede e janelas com cantos arredondados fariam tanta falta.

Eu entendo que as pessoas sempre resistem às mudanças de início, como por exemplo o Windows 7 em relação ao XP e antes o Windows XP em relação ao 98, mas quando a mudança gera muito transtorno para fazer tarefas simples, acho que alguma coisa saiu errada...

No modo desktop, que é muito parecido com o Windows 7, a ausência da barra Iniciar é um grande prejuízo. Depois de quase 20 anos usando Windows, a mão se move sozinha para a posição e não encontra nada. A nova forma de mover o mouse para as quinas para aparecer o menu não é eficiente pois às vezes ao mover o mouse em seguida para o menu flutuante o menu acaba fechando às vezes. Pode funcionar bem no touchscreen, mas com o mouse é um pouco complicado...

Não duvido que o Windows 8 tenha seus pontos fortes e facilidades, mas infelizmente não consegui usá-lo por tempo suficiente para encontrar todos eles. A rapidez da instalação, e a detecção automática de TODOS os drivers do meu PC, por exemplo, foram pontos fortes. Mas depois de 1h, formatei o HD e mandei a versão da universidade de volta. Com certeza vou dispensar a promoção da atualização por 69,00 para o meu PC, vou continuar com o Seven mesmo, que vai muito bem, obrigado.

À tempo, há de ser dito a comunidade de programadores saudosistas já está se mexendo para consertar algumas das cagadas da Microsoft, como a volta da barra iniciar (ClassicShell para Windows 8) entre outros. Quem tiver paciência de garimpar vai poder melhorar muito a experiência de uso do novo sistema.

Fonte: minha opinião pessoal
Avatar do usuário
kuro kitsune
Senpai
Mensagens: 947
Registrado em: Qua Mar 25, 2009 1:36 am
Localização: São Paulo, SP

Re: Saiu o Windows 8...

Mensagem por kuro kitsune »

Nossa que coincidência!!! ACABEI de fechar a página do DreamSpark (é um programa da Microsoft que dá suporte a instituições de ensino, assim liberando de graça alguns softwares da Microsoft para os alunos... morram de inveja eu tenho conta lá!) e estava lá exatamente porque estava interessado em pegar o Windows 8 Pro...
Não tive a chance de usar ainda, mas pelo que já vi e ouvi não gostei das mudanças...
A interface Metro (a nova tela inicial) pode até ser mais fácil e intuitiva... mas isso pra quem usa um aparelho com Touch-Screen! E como são raríssimas as pessoas que utilizam um Desktop/Notebook e possuem um monitor com esse recurso, a tela Metro deverá ser pouco usada em máquinas de maior porte... acho...
Ok, existe o modo Desktop convencional, mas parece não ter sofrido mudanças muito agradáveis... como a retirada do eterno botão "Iniciar"! COMO A MICROSOFT PODE FAZER ISSO!!!! Sério, o menu iniciar era tipo uma marca do SO... tirá-lo foi um tiro no pé Microsoft, sem mais ¬¬

Obviamente, como o Keitaou falou é comum que de início as pessoas fiquem relutantes a respeito de tranformações e com o tempo vai vindo o costume... mas eu realmente não estou colocando muita fé! Acho que talvez tenhamos algumas atualizações do Windows Update que devem trazer velhos recursos de volta...

Como prós pro novo SO, o "Janelas Oito"... dizem que ele está bem compatível com recursos, softwares, plugins (até disseram que o Flash iria deixar de funcionar, mas voltaram atrás) e drivers dos antigos SOs (obviamente a principal retrocompatibilidade é com Windows 7). Parece também que é um Sistema Operacional bem leve... se o seu PC/Note/Micro-ondas roda o Windows 7 ele também irá rodar o 8! O que é Ótimo... pois eu ainda tenho medo da Microsoft fazer uma outra cagada igual o Vista...
E por último uma evolução grande nele é a forma como ele é fortemente ligado as novas tendências de "Sistema Operacional nas Nuvens"... não ele não é como o Chrome OS, mas parece que o 8 oferece várias formas de se conectar com serviços Web... tipo, o Skydrive está nativamente conectado se não me engano... e isso é muito bom, até porque o "futuro" é tudo ficar conectado mesmo.
Outros pontos positivos são as atualizações básicas entre Software-Hardware: como o fato que o Windows 8 reconhece normalmente USB 3.0

Enfim, não é um sistema operacional ruim... tem suas "falhas" aparentes, mas compensa com novidades... o problema é que não parece ser um digno sucessor do Windows 7 !
-----------------------------------City Lights-----------------------------------
ImagemImagem

Imagem

"I'll never look back, I've got no regrets. Cause time doesn't wait for me I choose to go my own way"
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Saiu o Windows 8...

Mensagem por Keitarou »

kuro kitsune escreveu:Nossa que coincidência!!! ACABEI de fechar a página do DreamSpark (é um programa da Microsoft que dá suporte a instituições de ensino, assim liberando de graça alguns softwares da Microsoft para os alunos... morram de inveja eu tenho conta lá!) e estava lá exatamente porque estava interessado em pegar o Windows 8 Pro...
lol Só tenho o Windows 7 original graças ao Dreamspark. O povo reclama tanto da Microsoft mas eles distribuem todo ano, graças ao programa, milhões de licenças completas de quase todos os programas... Já baixei praticamente um de cada que tem disponível hahahahaha Os hipsters lambem o saco do Steve Jobs mas todos deveriam agradecer é ao Bill Gates por todo seu envolvimento em ações de caridade...
se o seu PC/Note/Micro-ondas roda o Windows 7 ele também irá rodar o 8!
Isso é verdade, instalei num MicroServer da HP e detectou todos os drivers automaticamente, o que nem mesmo o Windows Server original nem o Win7 conseguiram. Estou pensando em instalar aqui no ventilador de teto, pelo menos não desperdiço minha licença assim =P
Acho que talvez tenhamos algumas atualizações do Windows Update que devem trazer velhos recursos de volta...
Não sou tanto otimista... A principal diferença entre o 7 e o 8, além de poucos avanços, é exatamente a interface metro, que eles estão tentando fazer pegar tanto para suportar o Windows 8 como o único SO multiplataforma decente. Para isso eles farão o possível, até ignorar as críticas negativas e os apelos, para "forçar" a utilização da nova interface...
Avatar do usuário
Codemaster
Senpai
Mensagens: 883
Registrado em: Qua Mai 06, 2009 11:03 pm
Localização: Shibuya-cho
Contato:

Re: Saiu o Windows 8...

Mensagem por Codemaster »

Concordo com tudo o que disseram.

Acho que a Microsoft só quis se achar "a boladona inovadora" vendendo um Windows 7 com uma interface de tablet/frontend de HTPC. No Xbox 360, a interface é excelente, exceto pela poluição visual de propagandas, a interface ficaria bacana em HTPC's.

Mas confesso que gostei de UMA ÚNICA COISA do Windows 8: as fontes.

Todos os Windows tinham fontes pequenas, mas razoavelmente fáceis de lidar nos monitores diversos, pois o padrão era o Tahoma, que produz letras que aproveitam o espaço entre os pixels, porém, com a chegada do Vista e do 7 e a fonte demoníaca Segoe usada como padrão, as fontes ficaram absurdamente pequenas e fininhas nos menus do sistema, praticamente com um espaço microscópico nas "barriguinhas" das letras a, e, o, g, c e várias outras que esqueço de mencionar:

Imagem

Fanboy da MS: Ah, mas todo OS tem ajuste de DPI, duh!

Só que o ajuste de DPI (tamanho de quantos pixels uma fonte poderá ocupar) nos sistemas da MS é muito burro. Você ajusta o DPI, ele EXIGE O CD DO SISTEMA E REINICIALIZAÇÃO, e quando você vê, só o Windows Explorer, ícones do Desktop e algumas barras tem fontes do tamanho que você escolheu. Programas, maioria dos menus, alertas e janelas de confirmação? Tudo no tamanho padrão, com aquela salada mista de tamanhos charmosa [/soqnao]. Quem sente desconforto visual em ver fontes tão pequenas tem que diminuir resolução pra manter tudo padronizado, ou viver com a cara grudada no monitor. No Linux, a configuração de DPI REALMENTE FUNCIONA e uso ela pra poder enxergar melhor sem ficar meia hora rodando o mouse porque "a página é maior do que a resolução do monitor", ou ficar recebendo aquele alerta irritante do Yahoo, que não posso usar o estilo padrão por causa da resolução... O ajuste funciona com qualquer coisa que esteja no sistema, inclusive com os programas.

Já no W8, a história é diferente, as fontes já vem num tamanho mais apropriado pra gente cegueta como eu :mrgreen:
ImagemImagem

---------------Imagem

-------------------Imagem

-------------Gosta de Kpop, DDR e PS2? Confira o meu mod de In The Groove!
Avatar do usuário
tsunayoshikun
Senpai
Mensagens: 1163
Registrado em: Ter Out 19, 2010 10:31 am

Re: Saiu o Windows 8...

Mensagem por tsunayoshikun »

eu tive a oportunidade de "brincar" no windows 8... me senti no xbox xD

Espero que a microsoft tenha uma cartada supresa... não achei complicado o manuseio, achei diferente, talvez seja complicado porque não estamos acostumados com o SO... quem sabe exista um gadget similar a barra de pesquisa do seven?
https://www.facebook.com/Tsunaneko
https://www.facebook.com/kaoruritsu

`◕‿­‿­­­­­­­◕´

セントラルを見るのは忘れなくてよ。
http://forum.xisde.net/viewtopic.php?f=6&t=5429
Responder