Praticamente qualquer pessoa no Facebook recebe diariamente várias notificações para se juntar a um aplicativo novo (como os de aniversários) ou ajudar um amigo em um dos vários joguinhos da rede social.
Mas quem se incomoda com tantos avisos pode ficar tranquilo: a partir de 9 de novembro, o Facebook começa um controle de qualidade que tem como medida principal o envio das mensagens apenas para quem realmente estaria interessado no serviço anunciado.
A partir do aviso postado na página para desenvolvedores do Facebook, fica claro que aplicativos só poderão enviar notificações para pessoas que frequentaram o serviço nos últimos 28 dias. Além disso, a taxa semanal de acerto (ou seja, de pessoas que clicam no aviso) deve ser maior que 17%. O desenvolvedor que descumprir esses fatores será primeiro avisado e depois bloqueado na rede social.
A API de notificações está em fase Beta desde agosto e deve incluir ainda a possibilidade de separar esses avisos em grupos de importância ou tema.
Ultimamente já há a opção de ignorar automaticamente as solicitações, isso melhora ainda mais.
Mas o Facebook ainda precisa de um painel de controle onde as opções REALMENTE FAÇAM SENTIDO, toda vez que você quer alterar algo na rede social isso vira uma verdadeira quest. Exemplo, se a pessoa não quer que sua timeline seja visível nas buscas, o certo seria que a opção estivesse na categoria privacidade, mas está em anúncios e aplicativos (?)
Um outro exemplo mais difundido é a exclusão de profile, que está escondida num texto de ajuda e ao entrá-la, o Facebook ainda faz chantagem emocional.