Manifesto sobre o Brasil e as Olimpíadas

Espaço para os que desejam conhecer seus direitos e deveres e se preocupam com o planeta
Responder
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Manifesto sobre o Brasil e as Olimpíadas

Mensagem por Keitarou »

Se tem uma coisa que eu gosto de acompanhar são as Olimpíadas. Há a cobertura de uma série de esportes que não vemos com frequência (ou nunca vemos), histórias de superação, de companheirismo e é claro a torcida pelos atletas. Porém, nos intervalos disso tudo, acabamos refletindo sobre uma série de cosias que estão por trás disto tudo...

Até o momento, a China vem liderando o quadro de medalhas, seguido dos EUA e Inglaterra. O Brasil, apesar de estar lá atrás, é o segundo país latino-americano na classificação, somente atrás de Cuba. Os que pensam pequeno diriam que é bem melhor do que Argentina e nossos vizinhos, mas quando se pensa no tamanho da população e renda do Brasil dá para ver que há algo muito errado... O Brasil deveria se contentar em ser o melhor da América do Sul ou o correto seria competir de frente com os chineses e os estado-unidenses?

Uma medalha de ouro vem com 95% de preparação e 5% de sorte. Então os atletas brasileiros não estão preparados? Longe disso, os poucos que conseguem estar no topo são muito bem preparados, mas o problema é que a preparação dos outros é melhor do que a nossa. Muitos atletas não se dedicam integralmente pois precisam trabalhar para juntar dinheiro, pois não têm patrocínio! Onde está o investimento naqueles que representam a bandeira brasileira? Futebol, volêi e basquete conseguem, mas e o judô, a ginástica e os outros esportes? Curiosamente são estes esportes esquecidos que foram responsáveis pelas medalhas de ouro brasileiras...

Cuba sofre uma série de limitações, mas mesmo assim oferece saúde, educação e esporte de qualidade. Eu acho muito, muito errado que o Brasil com todo o seu potencial não invista no seu povo, não só no esporte mas em todos os setores. Todo mundo sabe que a origem desse problema é a corrupção, a roubalheira e descaso dos políticos, mas mesmo assim nada muda. Todo mundo sabe mas nada acontece, pois ninguém acredita ser capaz de mudar algo...

Eu vejo muita gente dizendo ter orgulho de ser brasileiro (porque o Brasil vence no futebol e etc), mas qual é o orgulho de ser brasileiro? Faz algum sentido você ter orgulho de algo que não acontece por mérito? Ser brasileiro é uma questão de geografia, basta você nascer dentro de 8 514 876,599 km², não é nem um pouco difícil. Agora, uma vez que você é brasileiro, o que você vai fazer com isso? Se vestir de verde e amarelo e torcer pelo Neymar ou tentar fazer algo para melhorar o país? Ou sua cidade? Ou sua vizinhança? Foi dito que uma jornada começa com um simples passo... Você já deu este passo hoje?
Avatar do usuário
luigialmeida
Kouhai
Mensagens: 170
Registrado em: Qua Set 08, 2010 2:34 pm
Localização: Montes Antigos
Contato:

Re: Manifesto sobre o Brasil e as Olimpíadas

Mensagem por luigialmeida »

Olha, cara, pra ser sincero, eu NÃO torço pelo Brasil no futebol. Não torço mesmo. Torço por Portugal. Porque vejo cada seleção de futebol como um time, e cada um escolhe o que quiser torcer.
Já nas Olimpíadas, torço pra caramba pelos brasileiros. A grande questão aqui é a falta de investimento.
Não dá pra comparar com a China, porque lá, com mais de 2 bilhões de pessoas, fica fácil achar alguém com aptidão pra determinadas coisas. E o fato de o governo ser autoritarista permite que alguns excessos sejam feitos sem que isso gere repercussões drásticas.
Já aqui, acho que a comparação que deveria ser feita seria com os EUA. Diferença: Número de esportes nacionais. É isso mesmo. Brasileiro aprende desde pequeno a só gostar do futebol. Só futebol tem incentivos. O time do Pinheiros do vôlei foi fechado, na época em que o Brasil era campeão de tudo no masculino e no feminino. Atletismo, então, esquece. Ginástica? Chora.
Thiago Camilo só tem uma estrutura decente pra treinar a natação porque ele nada por um time, e o time dá essa estrutura a ele.
O Zanetti, que acabou de ganhar a primeira medalha de ouro na história da Ginástica Artística pro Brasil, nas argolas, só ganhou argolas de verdade 3 meses antes das Olimpíadas, porque antes treinava com argolas de madeira feitas pelo seu pai, marceneiro. Os dois que estão nas semifinais de Boxe, os primeiros a trazerem medalhas pro Boxe em 44 anos, e a primeira vez em que vamos ter mais de uma medalha, tiveram que fazer vakinha na internet pra conseguir passagem pro mundial. O incentivo aqui é ridículo.

É ridículo o Brasil ter o Scheidt, 6 medalhas olímpicas, viajando no mesmo voo da seleção de futebol, ele na classe executiva, eles na primeira classe. É ridículo eles ficarem num hotel 5 estrelas, enquanto todo o resto da delegação nacional fica na vila olímpica. Assim como é ridículo saber que neste país, ninguém vai se importar com nenhuma medalha, se a do futebol vier. Se vier a medalha do futebol, não importa a colocação que ficamos. Só vão se lembrar da medalha do futebol, do tombo do Diego Hypólito, do refugo da Fabiana Murer e do Bronze do Cielo. Talvez lembrem do vôlei, se não ganhar, porque será considerado decepcionante.

Viver no Brasil é isso. É ver um povo que só é patriota de 4 em 4 anos, em época de Copa, e ser criticado por torcer por outro "país" na Copa, como se quem estivesse ali fosse o exército nacional.

EDIT: Só pra completar meu raciocínio, a comparação com Cuba é válida. Se cobrássemos tanto de nossos políticos quanto cobramos de nossos atletas, o Brasil com certeza seria um país classe A em educação, saúde e desenvolvimento social.
"Maybe I'm not perfect. Maybe I have a long way to go. But someday... someday I'll be able to stand and walk on my own. Without hurting anyone... and without being a burden."

Imagem

Porque quem não conhece Furuba não merece continuar vivendo...

Imagem

FUCK YEAH! Ano que vem tem mais.
Avatar do usuário
algriel
Senpai
Mensagens: 1073
Registrado em: Ter Mar 17, 2009 12:12 pm
Localização: Natal/RN/Brasil/Terra

Re: Manifesto sobre o Brasil e as Olimpíadas

Mensagem por algriel »

concordo com os pontos de vista...só tenho alguns contra-pontos a acrescentar:
corrupção e robalheira não ta tão ligado assim não...tudo querem colocar culpa na politica...sendo que a maioria dos atletas são de instituições privadas...se não tem muito investimentos é 80% + culpa delas.

acho que dizer essa coisa de quanto mais população tem melhores chances tbm é besteira...tem muitas potencias europeias que tem população bastante menor.

Futebol, volêi e basquete tem mais visibilidade pelo povo, logicamente consegue mais investimentos...patrocinar algo tem como principal objetivo levantar a "marca" da empresa e não ajudar atletas para o país.

Acho ridiculo tbm da privilegios para a parte de futebol...mas em relação ao hotel...a parte de futebol não tem cidade fixa. todas as delegações de futebol não ficaram na vila...então nao tem nada a ver com brasil.
Imagem
Avatar do usuário
Akumaz
Kouhai
Mensagens: 174
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 1:10 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Manifesto sobre o Brasil e as Olimpíadas

Mensagem por Akumaz »

O treinamento dos atletas chineses é desumano. O brasil nunca iria conseguir chegar ao nível deles.

Acho que o mal investimento do capital Brasileiro é nítido em diversos aspectos. E sinceramente acho que esportes não deveriam ser prioridade com todos os problemas que temos por aí.
Avatar do usuário
luigialmeida
Kouhai
Mensagens: 170
Registrado em: Qua Set 08, 2010 2:34 pm
Localização: Montes Antigos
Contato:

Re: Manifesto sobre o Brasil e as Olimpíadas

Mensagem por luigialmeida »

@algriel o exemplo do excesso de população serve para a China, e para a China somente. A Europa e os EUA são potência nos esportes não por quantidade, mas por qualidade de investimento. O fato de a maioria dos atletas ser de instituições privadas deixa claro o erro. O GOVERNO deveria patrocinar os atletas. Não por gastar dinheiro com eles, mas simplesmente por investir na qualidade e desenvolvimento do esporte. O hotel foi um exemplo só dos privilégios. Os atletas do futebol deveriam ficar em hotéis com o mesmo nível de qualidade dos alojamentos da Vila Olímpica. Simples assim. E sim, a corrupção e a roubalheira estão envolvidas, visto que boa parte do dinheiro desviado é a verba que deveria ir para o desenvolvimento do Esporte.

@Akumaz, esporte é sim, uma das prioridades. Esporte é uma forma de tirar crianças das ruas, de ensinar moral, ética e valores. Os EUA têm uma política bem clara de desenvolvimento do esporte. Os alunos têm divisões de Ensino Médio, Universitária e Profissional em praticamente todos os esportes valorizados por lá (Football, Basquete, Hóquei, Baseball, Atletismo e Natação, como exemplos). As crianças crescem com essa cultura desportiva, e têm que tirar boas notas, além de ter bom desempenho no esporte, pra poderem ter uma bolsa de estudos em uma Universidade boa. Aí, pela Universidade, eles têm que ter, novamente, um bom desempenho acadêmico E desportivo, pois se não se formarem não podem ser draftados para os times profissionais. Isso faz com que todos os atletas americanos adultos sejam formados em alguma universidade, em algum curso. Compara isso pra mim, por favor, com o nível de escolaridade dos atletas brasileiros. Dá vergonha.

Peyton Manning, ídolo da NFL é formado em Comunicação e Administração de Empresas. Fala pra mim a formação do Ronaldo, ídolo recente do futebol brasileiro.
Andrew Luck, novato recém draftado para o lugar de Peyton Manning quando este saiu dos Colts para os Broncos, é formado em Arquitetura e Design pela Universidade de Stanford, uma das mais tradicionais americanas. Fala pra mim a formação do Neymar, novo ídolo nacional, por favor.
Tiger Woods é formado em Economia, David Robinson (basquete) é Matemático, Michael Jordan, formado em Geografia.

Esporte e Educação andam ligados. Se a criança desde cedo tem despertado o amor e é incentivada a praticar algum esporte, e vê nesse esporte uma forma de subir na vida (como muitos fazem com o futebol), mas têm esse crescimento condicionado ao desempenho acadêmico, essa criança se esforça mais pra se desenvolver academicamente.

Como professor, acredito que existam 3 áreas fundamentais a serem desenvolvidas por qualquer governo que queira fazer seu país crescer: Educação, Saúde e Esporte.
Há quem acredite que a segurança deva ser prioridade, mas numa cultura bem educada, a segurança é menos necessária. As taxas de criminalidade são menores em sociedades mais desenvolvidas.

O que pra você seria mais importante do que bem estar físico e mental, que é algo que o esporte proporciona?
"Maybe I'm not perfect. Maybe I have a long way to go. But someday... someday I'll be able to stand and walk on my own. Without hurting anyone... and without being a burden."

Imagem

Porque quem não conhece Furuba não merece continuar vivendo...

Imagem

FUCK YEAH! Ano que vem tem mais.
Avatar do usuário
luigialmeida
Kouhai
Mensagens: 170
Registrado em: Qua Set 08, 2010 2:34 pm
Localização: Montes Antigos
Contato:

Re: Manifesto sobre o Brasil e as Olimpíadas

Mensagem por luigialmeida »

Imagem

Brasil é assim...
"Maybe I'm not perfect. Maybe I have a long way to go. But someday... someday I'll be able to stand and walk on my own. Without hurting anyone... and without being a burden."

Imagem

Porque quem não conhece Furuba não merece continuar vivendo...

Imagem

FUCK YEAH! Ano que vem tem mais.
Avatar do usuário
algriel
Senpai
Mensagens: 1073
Registrado em: Ter Mar 17, 2009 12:12 pm
Localização: Natal/RN/Brasil/Terra

Re: Manifesto sobre o Brasil e as Olimpíadas

Mensagem por algriel »

hasusuahsuahuashsa

a imagem mostra tudo =D...ja é um grande feito chegar nas olimpiadas...tem que dar mais valor
Imagem
Avatar do usuário
Codemaster
Senpai
Mensagens: 883
Registrado em: Qua Mai 06, 2009 11:03 pm
Localização: Shibuya-cho
Contato:

Re: Manifesto sobre o Brasil e as Olimpíadas

Mensagem por Codemaster »

Concordo com muita coisa postada, mas pra não encher o post de RTs, vou postar minha opinião desconsiderando o que já foi postado.

Pois bem, não sei se já perceberam, mas as olimpíadas são uma série de competições. Alguém ganha e alguém perde, não dá pra satisfazer a todo mundo e é assim que a banda toca. Não ganhou, fazer o quê, paciência. Todo mundo exige tanto deles, como se eles não tivessem ganho de má vontade, ou por falta de esforço....
ImagemImagem

---------------Imagem

-------------------Imagem

-------------Gosta de Kpop, DDR e PS2? Confira o meu mod de In The Groove!
Avatar do usuário
kuro kitsune
Senpai
Mensagens: 947
Registrado em: Qua Mar 25, 2009 1:36 am
Localização: São Paulo, SP

Re: Manifesto sobre o Brasil e as Olimpíadas

Mensagem por kuro kitsune »

Também concordo em peso e medida com os comentários de vocês...
Principalmente sobre o que Luigi disse, o que falta aqui no Brasil é o reconhecimento muito MERECIDO pelos atletas que de verdade se empenham em ganhar as medalhas pela nossa pátria!
Aqui só "Futebol" que interessa, também fiquei muito feliz com a derrota do "Time do Neymar" certeza que se eles tivessem sido vitoriosos teriam ofuscado todo o brilho, que já foi pequeno, dos atletas menores...

Acho que o caminho é reconhecer que aqui não é só o país da "Bola no Pé", temos mais pra mostrar e pra que esse "Mais" seja mostrado temos que apoiar os que realmente merecem... como o time feminino de Vôlei que venceu os Estados Unidos mesmo com a total falta de Fé dos próprios brasileiros sobre o time (Eu torci muito por elas.. principalmente porque o time de Vôlei Feminino... Vôlei Feminino *¬* uehehehe)

Enfim, o triste é saber que em 2016 provavelmente não teremos a melhor das campanhas nas Olimpíadas, mas espero que até lá já estejamos trilhando o caminho certo pra melhor toda essa nossa, precária, área esportiva.
-----------------------------------City Lights-----------------------------------
ImagemImagem

Imagem

"I'll never look back, I've got no regrets. Cause time doesn't wait for me I choose to go my own way"
Avatar do usuário
Hisoka Senpai
Senpai
Mensagens: 526
Registrado em: Sex Set 03, 2010 10:29 pm
Localização: Greed Island

Re: Manifesto sobre o Brasil e as Olimpíadas

Mensagem por Hisoka Senpai »

Concordo com tudo tambem
Imagem
Responder