Púlpito

Bata papo ou fale sobre qualquer assunto aqui, o que quiser.
Responder
Avatar do usuário
Sayuri
Senpai
Mensagens: 1183
Registrado em: Ter Mai 29, 2007 4:33 pm
Localização: Hell Negro - The end of the world

Mensagem por Sayuri »

ahh!
estou aderindo ao protesto do Iosho.
concordo plenamente.

Protesto contra aqueles que assassinam o Português
瞳を閉じればあなたがまぶたの裏にいることで
Eu não sou o que sou, sou o que quero ser. (Bushido)
Avatar do usuário
Kakarotto
Kouhai
Mensagens: 105
Registrado em: Dom Fev 03, 2008 5:38 pm

Mensagem por Kakarotto »

Kiko escreveu:pq casas bahia passa por aki se nem tem (acho q nem na bahia tem)

Acertou.. eu moro no extremo oeste da bahia, e aki nao tem casas bahia (tem uma tal de "casas baiana" fajuta, tem até um logo parecido, mas definitivamente não é a casas bahia. XD
Avatar do usuário
Jan
Mensagens: 26
Registrado em: Seg Nov 26, 2007 5:44 pm
Localização: Valladolid - España (Hellcife-PE)
Contato:

Mensagem por Jan »

Iosho escreveu:Aderindo a campanha ...


Protesto contra as pessoas incultas que querem destruir nosso idioma suprimindo elementos linguisticos (exemplo: crase).


Destruir nosso idioma? Isso se chama evolução linguística. Apropósito, de que idioma estamos falando? Português? Falamos português?
COnheço uns quantos portugueses, e sinto dificuldade para intender-los.
Acho que o idioma esta evoluindo e criando suas propias características.

Opiniao sobre o protesto =]
"Trago a luz dos postes nos olhos, rios e pontes no coração, PERNAMBUCO embaixo dos pés, e a mente na imencidão"
(Chico Science)
Avatar do usuário
Buruno da
Kouhai
Mensagens: 97
Registrado em: Seg Out 15, 2007 10:55 pm
Localização: Maceió AL
Contato:

Mensagem por Buruno da »

Nossa, quantos protestos. Vou por partes.

Aderindo ao protesto nordestino.

Nós também falamos o português padrão e não só o nordestinês. Aqui (Maceió) tb passa comercial das casas bahia e n tem a dita cuja.

Abaixo o Eixo do Mal (Rio-SP)

Porque a tv digital chega primeiro em SP-capital. Mais importante, os shows de grandes bandas, a maioria acontece nesse eixo, o nordeste tb curte música e tem energia elétrica.

Quanto ao português, Jan, nós falamos português sim, pt-br.

O q vc chama de evolução lingüística, eu chamo de comodismo. Não é só a crase q tah na corda bamba, o trema (¨) tb está p/ ser abolido, a desculpa é facilitar o aprendizado do nosso idioma p/ estrangeiros...bahhhg

Isso tb aconteceu com o idioma russo, eram 7 casos e diminuiriam p/ 6, letrados ficaram possessos, apesar de n ter adiantado, pelo menos se manifestaram contra e nós, nem isso fazemos.

Vamos lutar por nossa identidade lingüística!!!
E viva ao Nordeste!! ^^
Imagem
Avatar do usuário
Jan
Mensagens: 26
Registrado em: Seg Nov 26, 2007 5:44 pm
Localização: Valladolid - España (Hellcife-PE)
Contato:

Mensagem por Jan »

Bem, faz 2 anos que nao moro mais no recife, mas passava o comercial das casas bahianas lah tb, mas parece que estao construindo uma lah agora.

Buruno da escreveu:Nossa, quantos protestos. Vou por partes.

Aderindo ao protesto nordestino.

Nós também falamos o português padrão e não só o nordestinês. Aqui (Maceió) tb passa comercial das casas bahia e n tem a dita cuja.

Abaixo o Eixo do Mal (Rio-SP)

Porque a tv digital chega primeiro em SP-capital. Mais importante, os shows de grandes bandas, a maioria acontece nesse eixo, o nordeste tb curte música e tem energia elétrica.

Quanto ao português, Jan, nós falamos português sim, pt-br.

O q vc chama de evolução lingüística, eu chamo de comodismo. Não é só a crase q tah na corda bamba, o trema (¨) tb está p/ ser abolido, a desculpa é facilitar o aprendizado do nosso idioma p/ estrangeiros...bahhhg

Isso tb aconteceu com o idioma russo, eram 7 casos e diminuiriam p/ 6, letrados ficaram possessos, apesar de n ter adiantado, pelo menos se manifestaram contra e nós, nem isso fazemos.

Vamos lutar por nossa identidade lingüística!!!
E viva ao Nordeste!! ^^


Concordo com tudo que vc falou sobre o nordeste
VIVA O NORDESTE [2]

Pow, mas se você olha pra traz, na historia, ou até ler livros mais antigos, verá que nosso idioma nao continua "intacto" nao. Falamos português do Brasil certo? Isso eh o nome do nosso idioma? Essas 3 palavras? Portugues nao falamos mais. Por exemplo, existe o ingles britanico e o americano, o castellano espanhol e o sulaméricano. Cada um entendo o outro, mas tenta conversar com um português. Os portugueses falam portugues. Nós jah criamos uma identidade propia com relação ao idioma. nao estamos "assasinando" o nosso idioma por contribuir para a sua evolucao. Ate porque o idioma que vc e eu famamos atualmente eh o produto de varias mudanças no decorrer desses 500 anos de "descobrimento".

Eu realmente poderia explicar melhor, mas necessitaria muito espaço e acho que ninguem iria ler.

Alguem tente falar com o Aferreira pelo skype pra ver como esta "nosso" portugues.
"Trago a luz dos postes nos olhos, rios e pontes no coração, PERNAMBUCO embaixo dos pés, e a mente na imencidão"
(Chico Science)
Avatar do usuário
S4rg3nt0
Senpai
Mensagens: 633
Registrado em: Qua Mar 28, 2007 2:40 pm
Localização: Feixe do lobo

Mensagem por S4rg3nt0 »

Jan escreveu:Bem, faz 2 anos que nao moro mais no recife, mas passava o comercial das casas bahianas lah tb, mas parece que estao construindo uma lah agora.

Buruno da escreveu:Nossa, quantos protestos. Vou por partes.

Aderindo ao protesto nordestino.

Nós também falamos o português padrão e não só o nordestinês. Aqui (Maceió) tb passa comercial das casas bahia e n tem a dita cuja.

Abaixo o Eixo do Mal (Rio-SP)

Porque a tv digital chega primeiro em SP-capital. Mais importante, os shows de grandes bandas, a maioria acontece nesse eixo, o nordeste tb curte música e tem energia elétrica.

Quanto ao português, Jan, nós falamos português sim, pt-br.

O q vc chama de evolução lingüística, eu chamo de comodismo. Não é só a crase q tah na corda bamba, o trema (¨) tb está p/ ser abolido, a desculpa é facilitar o aprendizado do nosso idioma p/ estrangeiros...bahhhg

Isso tb aconteceu com o idioma russo, eram 7 casos e diminuiriam p/ 6, letrados ficaram possessos, apesar de n ter adiantado, pelo menos se manifestaram contra e nós, nem isso fazemos.

Vamos lutar por nossa identidade lingüística!!!
E viva ao Nordeste!! ^^


Concordo com tudo que vc falou sobre o nordeste
VIVA O NORDESTE [2]

Pow, mas se você olha pra traz, na historia, ou até ler livros mais antigos, verá que nosso idioma nao continua "intacto" nao. Falamos português do Brasil certo? Isso eh o nome do nosso idioma? Essas 3 palavras? Portugues nao falamos mais. Por exemplo, existe o ingles britanico e o americano, o castellano espanhol e o sulaméricano. Cada um entendo o outro, mas tenta conversar com um português. Os portugueses falam portugues. Nós jah criamos uma identidade propia com relação ao idioma. nao estamos "assasinando" o nosso idioma por contribuir para a sua evolucao. Ate porque o idioma que vc e eu famamos atualmente eh o produto de varias mudanças no decorrer desses 500 anos de "descobrimento".

Eu realmente poderia explicar melhor, mas necessitaria muito espaço e acho que ninguem iria ler.

Alguem tente falar com o Aferreira pelo skype pra ver como esta "nosso" portugues.

nós não falamos portugues, cara
nos falamos brasileiro

reflitam nisso


VIVA O NORDESTE ³
TUNTZ TUNTZ TUNTZ
Avatar do usuário
Kagome
Senpai
Mensagens: 979
Registrado em: Dom Abr 22, 2007 3:56 pm
Localização: Era feudal

Mensagem por Kagome »

Eu agora toh mais calma ^^
entõ vou dar minha opinião sobre os protestos linguísticos...

Toh com o Buruno e o Iosho ^^

Eu entendo seu ponto de vista Jan-san, mas acho que vc tah meio enganado em seus argumentos...

Vc tah usando um argumento linguístico, logo acho que vc tem conhecimento nessa ciência e se tem deveria saber que na linguística cada palavra tem seu valor e sua diferença é sutil, mas existe e deve ser respeitada , e no seu caso foi o uso da palavra "evolução" a língua não evolui, evolução remete à aprimoração, à melhora e língua nenhuma é melhor q a outra eprincipalmente a si própria, logo a língua não "evolui" ela somente se "varia" e as variações é que levaram o português a se diferenciar do português de Portugal.

2° Essas variações só ocorrem na língua oral, é a oralidade da língua que rege seu uso, logo rege se essa variação é aceitável gramaticalmente (não toh dizendo que a gente escreve como fala - tah a gente na net faz isso- mas vcs me entenderam :P) toh dizendo que vossa mercê só virou você pq as pessoas falam "vc" consecutivamente por VÁÁÁÁÁÁRIAS DÉCADAS, logo foi aceito na gramática e "vossa mercê" AINDA HJ É CERTO (!!!) mas é algo que não vemos pq gradativamente entrou em DESUSO e não há motivo para a gramática atual descrever elementos que ninguém usa. Deu pra entender como é a oralidade que rege a variação e por fim a mudança? Mas tirar a crase, ou o trema é uma variação IMPOSTA (provavelmente por pessoas que não ligam pra língua) ela não altera o uso da língua vc não pronuncia a crase, ela é um elemento linguístico que vai apenas diferenciar na hora da escrita e acredite ela tem sua função e não é à toa.
Ex: uma das regras da crase é usar crase na contração da preposição a (ou seja artigo + preposição) sem ela ficaria difícil vc entender quando alguém te escrever:
"Bati a porta"
:arrow: Eu bati a porta?
:arrow: Ou eu bati na sua porta?
Mas com a crase fica fácil diferendiar isso :
"Bati à porta" -> vc sabe logo que eu não batia a porta e sim NA sua porta (ou d qq outro ^^)
Se a crase não existir eu vou ter que escrever todo o contexto em que essa pequena frase está inserido pra q vc entenda o real sentido do q eu escrevi e quis dizer ^^

Acredite se a crase sair, algo entrará no lugar dela pra explicitar essa diferença, pq não é viável ficar sem essa diferença, as varições DINAMIZAM a língua e se a crase sumir a gente vai levar mais tempo e esforço pra explicar situações simples que a crase explica por si só ^^

O q a gente tem q ter em mente é q a língua é uma INSTITUIÇÃO (no sentido amplo da palavra) e não cabe a gente modificá-la quando queremos, se retirarmos da língua tudo que achamos difícil, não sobrará muito mais do q "dá" "sim" e "não" e simples estruturas como sujeito/verbo/objeto.

Afinal todo mundo acha matemática complexa mas ninguém ateh hj quis modificar as fórmulas existentes. Pq? pq todas tem uma função (mesmo que não usemos muito no dia-a-dia) pois bem, a língua tb é complexa, mas tudo tem sua função assim como a crase ^^

Portanto ... Aderindo ao protesto do Iosho!!!

será que alguém leu esse post até o final?? O.õ
Imagem
Avatar do usuário
Loki The Killer
Kouhai
Mensagens: 164
Registrado em: Sáb Set 01, 2007 9:37 am
Localização: -Meu Quarto - Minha Casa - João Pessoa - PB

Mensagem por Loki The Killer »

Kagome escreveu:Eu agora toh mais calma ^^
entõ vou dar minha opinião sobre os protestos linguísticos...

Toh com o Buruno e o Iosho ^^

Eu entendo seu ponto de vista Jan-san, mas acho que vc tah meio enganado em seus argumentos...

Vc tah usando um argumento linguístico, logo acho que vc tem conhecimento nessa ciência e se tem deveria saber que na linguística cada palavra tem seu valor e sua diferença é sutil, mas existe e deve ser respeitada , e no seu caso foi o uso da palavra "evolução" a língua não evolui, evolução remete à aprimoração, à melhora e língua nenhuma é melhor q a outra eprincipalmente a si própria, logo a língua não "evolui" ela somente se "varia" e as variações é que levaram o português a se diferenciar do português de Portugal.

2° Essas variações só ocorrem na língua oral, é a oralidade da língua que rege seu uso, logo rege se essa variação é aceitável gramaticalmente (não toh dizendo que a gente escreve como fala - tah a gente na net faz isso- mas vcs me entenderam :P) toh dizendo que vossa mercê só virou você pq as pessoas falam "vc" consecutivamente por VÁÁÁÁÁÁRIAS DÉCADAS, logo foi aceito na gramática e "vossa mercê" AINDA HJ É CERTO (!!!) mas é algo que não vemos pq gradativamente entrou em DESUSO e não há motivo para a gramática atual descrever elementos que ninguém usa. Deu pra entender como é a oralidade que rege a variação e por fim a mudança? Mas tirar a crase, ou o trema é uma variação IMPOSTA (provavelmente por pessoas que não ligam pra língua) ela não altera o uso da língua vc não pronuncia a crase, ela é um elemento linguístico que vai apenas diferenciar na hora da escrita e acredite ela tem sua função e não é à toa.
Ex: uma das regras da crase é usar crase na contração da preposição a (ou seja artigo + preposição) sem ela ficaria difícil vc entender quando alguém te escrever:
"Bati a porta"
:arrow: Eu bati a porta?
:arrow: Ou eu bati na sua porta?
Mas com a crase fica fácil diferendiar isso :
"Bati à porta" -> vc sabe logo que eu não batia a porta e sim NA sua porta (ou d qq outro ^^)
Se a crase não existir eu vou ter que escrever todo o contexto em que essa pequena frase está inserido pra q vc entenda o real sentido do q eu escrevi e quis dizer ^^

Acredite se a crase sair, algo entrará no lugar dela pra explicitar essa diferença, pq não é viável ficar sem essa diferença, as varições DINAMIZAM a língua e se a crase sumir a gente vai levar mais tempo e esforço pra explicar situações simples que a crase explica por si só ^^

O q a gente tem q ter em mente é q a língua é uma INSTITUIÇÃO (no sentido amplo da palavra) e não cabe a gente modificá-la quando queremos, se retirarmos da língua tudo que achamos difícil, não sobrará muito mais do q "dá" "sim" e "não" e simples estruturas como sujeito/verbo/objeto.

Afinal todo mundo acha matemática complexa mas ninguém ateh hj quis modificar as fórmulas existentes. Pq? pq todas tem uma função (mesmo que não usemos muito no dia-a-dia) pois bem, a língua tb é complexa, mas tudo tem sua função assim como a crase ^^

Portanto ... Aderindo ao protesto do Iosho!!!

será que alguém leu esse post até o final?? O.õ
sim eu li o post xD, e como diz minha mae, concordo em genero, numero e grau
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Sayuri
Senpai
Mensagens: 1183
Registrado em: Ter Mai 29, 2007 4:33 pm
Localização: Hell Negro - The end of the world

Mensagem por Sayuri »

eu li ka-chan

e concordo mesmo pq eu nao tenho mta dificuldade de usar a trema e a crase.

eu tbm aderi ao protesto, antes do buruno e vc nem me citou :cry:


mas é como eu sempre digo:
Matem mas nao assassinem o português:D
hauahauahaua
瞳を閉じればあなたがまぶたの裏にいることで
Eu não sou o que sou, sou o que quero ser. (Bushido)
Avatar do usuário
Alisson
Mensagens: 29
Registrado em: Sáb Jul 07, 2007 5:30 pm
Localização: Itaqua - Sp

Mensagem por Alisson »

Eu protesto contra os criadores de jogos, eles só fazem
jogos ou em inglês ou em japônes, eu quero um jogo em
português sem ter que baixar o ips da internet.

E támbem prostesto contras as cartinhas do Yu-Gi-Oh, Magic e Pokemon Trading Card, muitas das cartas vem com
erros na tradução.

Eu quero uma tradução descente!!!

E támbem prostesto em copiar lição na escola.
Avatar do usuário
Jan
Mensagens: 26
Registrado em: Seg Nov 26, 2007 5:44 pm
Localização: Valladolid - España (Hellcife-PE)
Contato:

Mensagem por Jan »

Ka-Chan
Entendo também seu ponto de vista. Concordo com ele em parte. Sobre a palavra "evolução":
Me referia ao sentido em negrito, a discursão ta legal, mas axo q esse nao eh o melhor topico para isso =/ e paro por aqui.


do Lat. evolutione

s. f.,
acto ou efeito de evolver-se;
passagem lenta e gradual de uma a outra forma estável;
desenvolvimento progressivo de uma ideia;
movimento regular de tropas em manobras ou de esquadras de navios;
movimento de certas aves ou de aeroplanos, voando;
teoria biológica que admite a transformação progressiva das espécies;
crescimento sucessivo;
mudança.


"Trago a luz dos postes nos olhos, rios e pontes no coração, PERNAMBUCO embaixo dos pés, e a mente na imencidão"
(Chico Science)
Avatar do usuário
Kagome
Senpai
Mensagens: 979
Registrado em: Dom Abr 22, 2007 3:56 pm
Localização: Era feudal

Mensagem por Kagome »

Alisson escreveu:E támbem prostesto em copiar lição na escola.


ok vá para uma faculdade! lá não ninguém copia lição, mas em compensação tem montanhas de livros pra ler e passa o maior tempo tomando nota da aula ^^

Fique feliz quando vc for pra faculdade esse negócio de lição acaba
Imagem
Avatar do usuário
NetoGorio
Senpai
Mensagens: 775
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 2:49 pm
Localização: Interior do Interior de SP
Contato:

Mensagem por NetoGorio »

Kagome escreveu:
Alisson escreveu:E támbem prostesto em copiar lição na escola.


ok vá para uma faculdade! lá não ninguém copia lição, mas em compensação tem montanhas de livros pra ler e passa o maior tempo tomando nota da aula ^^

Fique feliz quando vc for pra faculdade esse negócio de lição acaba


bom saber...

pros curiosos de plantão...

COMEÇO A FACUL SEGUNDA \o//
Objetivos:
[X] Saber O Básico No Nihongo
[X] Entrar Numa Faculdade
[X] Ser DJ da NihonMix
[ ] Fazer Um Curso De Nihongo
[ ] Ser Independente
[ ] Ter Um Ótimo Futuro
[X] Fazer Alguém Feliz
Avatar do usuário
Alisson
Mensagens: 29
Registrado em: Sáb Jul 07, 2007 5:30 pm
Localização: Itaqua - Sp

Mensagem por Alisson »

Legal ^^

Vai fazer faculdade do que neto?

eu daqui a dois anos pretendo entrar na USP, e fazer ciências da computação ^^
Avatar do usuário
NetoGorio
Senpai
Mensagens: 775
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 2:49 pm
Localização: Interior do Interior de SP
Contato:

Mensagem por NetoGorio »

Alisson escreveu:Legal ^^

Vai fazer faculdade do que neto?

eu daqui a dois anos pretendo entrar na USP, e fazer ciências da computação ^^


eu ia faze Ciencia da Computação...

mas vo faze Engenharia da Computação =PP
Objetivos:
[X] Saber O Básico No Nihongo
[X] Entrar Numa Faculdade
[X] Ser DJ da NihonMix
[ ] Fazer Um Curso De Nihongo
[ ] Ser Independente
[ ] Ter Um Ótimo Futuro
[X] Fazer Alguém Feliz
Responder