Qual a Melhor forma de Aprender Kanjis? Por Traço ou Série?

Aqui você encontra o kanji passo-à-passo e mais!
Responder
Twister
Mensagens: 7
Registrado em: Sáb Ago 09, 2008 10:24 pm

Qual a Melhor forma de Aprender Kanjis? Por Traço ou Série?

Mensagem por Twister »

Queria saber qual a Melhor forma de Aprender Kanjis, sou iniciante e quero memorizá-los de uma maneira fácil.

Obrigado!!!
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Keitarou »

Acho que nenhum dos dois... Não é pelo quantidade de traços que você deveria organizar seus estudos, já pela série é possível pois ela segue aumentando o nível de complexidade. Mas eu pessoalmente acho que a melhor maneira é recorrer à algum livro de kanji pictográfico, ao invés de decorar kanjis soltos sem nenhum auxílio uma imagem que ajude a fixar o significado faz bastante diferença.

Existe um livro simples mas bastante útil em português chamado Kanji Pictográfico ou importados mais específicos como o Kanji I que faz parte do Minna no Nihongo, livro muito usado por estudantes de japonês.
Avatar do usuário
Teka
Senpai
Mensagens: 676
Registrado em: Seg Ago 04, 2008 6:14 pm
Localização: Bahia

Mensagem por Teka »

Keitarou, gostei da sua dica. Isso realmente ajuda, mas, particularmente, tenho gravado os kanjis fazendo algo que pode parecer meio insano. Eu estou fazendo uma espécie de cards de kanjis. Nele eu escrevo o kanji, seus sons, significados e do outro lado, a tradução. A idéia é todo dia pegar um e ler, observar, tentar lembrar numa palavra, usar numa frase. Minha fonte de kanjis é um dicionário japonês-português. Já cataloguei quase mil.

O bom desse trabalho de doido é que me obrigo a prestar atenção no kanji mesmo. Eu sou obrigada a lembrar se já fiz um kanji ou não, caso contrário corro o risco de fazer vários cartãozinhos do mesmo kanji. Isso tem dado certo. Às vezes vejo palavras que reconheço o kanji e corro para o meu card para ver o significado.

A segunda coisa boa disso é que no final terei um material de consulta rápido e eficiente. Na dúvida se um determinado kanji tem mais um traço ou não, não vou precisar ir a um dicionário. Para organizar, estou usando um método estranho de "famílias" agrupando todos que têm formas semelhantes. Não é a melhor forma, eu sei...

Meu único problema é a falta de correção. Não tenho ninguém que verifique as informações que registrei.
Alguém conhece algum material semelhante no mercado? Gostaria de já ter um pronto, mas nunca ouvi falar que existam. Estou pensando em fazer um material plastificado, já fiz até uma caixinha lindinha pra colocá-los, mas antes quero ver se acho os kanjis digitalizados porque, por mais que me esforçe, ainda não acho minha caligrafia muito boa. Às vezes, chego a fazer dez papeizinhos para ver qual ficou melhor.

Há certos conhecimentos que não há outra maneira de gravar que não seja a memorização contínua e como não estamos no Japão vendo os kanjis 24 horas por dia... Médicos fazem isso para gravar os sintomas de doenças, que são muitas... Mas não recomendo para todos porque exige muita paciência, disciplina, atenção... é monótono...

Eu sei que este post já tá enorme, só mais uma observação. Uma coisa que me deixa louca, que me confunde bastante mesmo são as formas de escrita. Não sei o termo certo, mas as modalidades de escrita de kanji de computador e à mão. Elas me confundem porque acho que a forma de computador tem traços a menos e eu fico em dúvida se é o mesmo kanji ou não.

Outra dúvida: Como é que se reconhece kanjis simplesmente ilegíveis? Às vezes, me deparo com palavras que não dá pra perceber todos os traços dos kanjis, se eu quiser copíá-las, não dá...Estou realmente no início de uma alfabetização, porque toda forma ambígua e imperfeita ainda me confunde.

Tá bom, chega!

Inté!
Avatar do usuário
Choe
Mensagens: 15
Registrado em: Ter Mai 27, 2008 7:22 pm

Mensagem por Choe »

Eu gravava kanjis soltos antes, mas eu sempre acabava esquecendo. Depois comecei a gravar kanjis em frases não necssariamente por série, ainda continuo gravando por série é claro, mas também em frases. Tem um programa q eu uso que é bom para esse tipo de estudo, o Anki:
http://www.aprendendojapones.com/2008/05/21/anki-e-srs/

Como passá-li para o português:
http://www.aprendendojapones.com/2008/0 ... portugues/

Tutorial de como usá-lo:
http://nippaku.blogspot.com/2008/07/est ... pleto.html
Avatar do usuário
Teka
Senpai
Mensagens: 676
Registrado em: Seg Ago 04, 2008 6:14 pm
Localização: Bahia

Mensagem por Teka »

Valeu pela dica Choe.

O bom do ideograma é que representa uma idéia. Portanto a idéia para fazer conexão com o símbolo já está nele mesmo. Por exemplo, eu nunca vou esquecer o ki (árvore) por ele parece uma árvore desfolhada e quando um kanji é complexo e tem um Ki na sua composição, eu gravo as formas que o compôem, por exemplo: Shimo (geada) é formado pelas formas de neve acima (que eu dei o nome de neve), ki (árvore) à esquerda e a forma me(olho) à direita. Aí eu faço a associação: O ideograma de geada é o gelo que a gente vê nas árvores. E, na realidade, é bem isso mesmo.
Meu louco, né!?!
Não sou exemplo de nada, não sou muito normal, não...
Responder