intercambio vale a pena??

Questões gerais sobre o idioma que não se encaixam nos tópicos abaixo:
Responder
Avatar do usuário
marcelo
Kouhai
Mensagens: 87
Registrado em: Seg Fev 18, 2008 12:12 am
Localização: canoas-rs
Contato:

intercambio vale a pena??

Mensagem por marcelo »

ola pessoal eu to criando um topico que fala de intercambio por um motivo simples muita gente quer buscar novos lugares pra conhecer, viajar, ou em outros casos buscar uma vida melhor, mas não sabem por onde começar.

então queria saber se algum dos membros do forum ja fez ou esta fazendo algum intercambio;
e se puder deixar umas dicas de como não ser enganado por pessoas desonestas vou agradecer (assim como outros que tambem queiram se informar sobre isso!!
valew pessoal
"98% da populacao adolescente fuma ou jah fumou. Se você faz parte dos 2% que naum fumam, copie e cole isto na sua assinatura."
Imagem
Avatar do usuário
Teka
Senpai
Mensagens: 676
Registrado em: Seg Ago 04, 2008 6:14 pm
Localização: Bahia

Re: intercambio vale a pena??

Mensagem por Teka »

Só vale a pena se vc tiver uma boa estrutura auxiliando-o no processo. Eu participei de um na Itália. Fiquei seis meses lá, com tudo pago pela universidade que estudava. Assim, com tudo pago, é melhor ainda!!!!

Você está fazendo curso superior? Se estiver procure os programas de intercâmbio da sua facu ou univesidade. Se não tiver e não quiser gastar dinheiro, recomendo que espere entrar numa universidade e procure esses programas. São muito mais ricos que os intercâmbios de aprendizado de línguas.

Se vc pensa em procurar uma empresa especializada para fazer um de aprendizado de línguas, procure informações sobre ela primeiro no Procon, na Polícia Federal. Se vc conseguir encontrar pessoas que já fizeram, melhor ainda. Também há aqueles que fazem para estudantes no ensino médio, para cursar um ano ou um semestre em outro país.

Se vc já cursou ensino superior, tem o que eu vou tentar, as bolsas de pós-graduação que muitas universidades da Europa, EUA e Japão oferecem a latino-americanos. No caso, estou pensando em tentar a do Japão daqui a uns dois ou três anos.

Junte um dinheiro pra levar. É a sua segurança acima de tudo. Faça um seguro de saúde. É imprescindível!!!! Cuidado com documentos, vá com tudo em ordem e procure informação em vários lugares sobre eles. Peça cartas de apresentação da família ou do lugar que vc ficará hospedado. Melhor: Saiba exatamente onde vc vai ficar (Nome de responsável, endereço), até quando... Essas informações são importantes para vc não ter problema com a imigração. Não importa o país, todos são chatos com brasileiros. Se vc começa dizer não sei onde vou ficar, não sei quem é responsável, isso é problema na certa.

Se puder escolher, fique com uma família que esteja disposto a lhe receber. É uma ótima oportunidade de fazer amigos e conhecer a cultura do lugar. Assim, também vc não se sente sozinho.

Veja se alguém não está disposto a pagar por alguma aulas de português. É sempre uma maneira de ganhar um dinheirinho extra por lá.

No mais, vá fundo!!!!! É uma experiência de vida riquíssima que vai fazer vc crescer muito e lhe dar uma outra perspectiva de seu país.
Imagem

"Só se vê bem com os olhos do coração. O essencial é invisível aos olhos"
(St. Exupéry)


"Só se vive realmente quando se ama.
O amor cria o céu dentro de nós e o paraíso ao redor"

(Fala do filme sobre Omar Khayyan, poeta perso)
Avatar do usuário
marcelo
Kouhai
Mensagens: 87
Registrado em: Seg Fev 18, 2008 12:12 am
Localização: canoas-rs
Contato:

Re: intercambio vale a pena??

Mensagem por marcelo »

arigatoo teka

vou daruma olhada numas agencias por aqui........

eu tambem pretendo ir fazer intercambio só daqui uns 3 ou 4 anos (depois q eu der baixa rsrs)
japão é um dos paises da lista........italia tambem

mas o primeiro é holanda e nova zelandia( meu tio ta la e fala q o lugar é otimo, alem do povo adorar o brasil)

valew teka-chan..............
"98% da populacao adolescente fuma ou jah fumou. Se você faz parte dos 2% que naum fumam, copie e cole isto na sua assinatura."
Imagem
Responder