Lista completa(?) do Jouyou Kanji

Aqui você encontra o kanji passo-à-passo e mais!
Responder
Avatar do usuário
mauro_cbc
Kouhai
Mensagens: 90
Registrado em: Qui Ago 07, 2008 5:34 pm
Localização: Limeira-SP - Brasil
Contato:

Mensagem por mauro_cbc »

Tenho uma vizinha que morou 7 anos no Japão e conversando com ela sobre isso, ela me disse que para os estrangeiros residentes lá, há uma grande tolerância quanto ao não saber os kanjis...

Ou seja, eles são cientes de que o idioma é difícil, e que se axigirem demais que os estrangeiros aprendam a escrita, que é complicada, acabarão por ficar cada vez mais isolados do mundo...

Só pela aparência eles já sabem que você é de fora do Japão, então há um tratamento diferenciado, baseado nisso, mas não é uma discriminação, pelo contrário, eles sabendo da dificuldade, tentam facilitar a convivência com os estrangeiros...

Acabam por usar o inglês e hiragana e katakana e até romaji mesmo, pricipalmente se tratando de computadores e relações exteriores.

Atualmente estima se que o aprendizado de kanji está sendo considerado de menor importância entre os jovens principalmente e que seria aprendido mais por tradicionalismo, apesar da Toudai (Universidade de Tokyo) exigir na prova seletiva como prioridade. Está sendo dada mais importância para o Katakana em primeiro lugar seguido do Hiragana e por último o romaji, além do inglês que também é considerado de extrema importância e já dizem até ser a segunda língua no Japão.

Por outro lado, no interior do Japão, nas áreas mais afastadas do centros urbanos, a escrita tradicional ainda é considerada mais importante e o inglês menos importante, o que causa uma certa dificuldade de relacionamento com os estrangeiros que visitam essas áreas, isso passa para os estrangeiros uma idéia de que os japonêses do interior não gostam de turistas, o que não é verdade, é apenas uma barreira de cultural.

O Governo Japonês promove vários projetos com objetivo de facilitar as relações entre japoneses e estrangeiros mas sem perder suas tradições milenares o que representa um certo desafio a ser vencido.


Forte abraço a todos...
"Melhor deixar que pensem que você é idiota, do que abrir a boca e confirmar a idéia" - Abrahan Lincon
Imagem Imagem
Avatar do usuário
Yukimi
Senpai
Mensagens: 363
Registrado em: Sáb Mai 19, 2007 3:39 pm
Contato:

Mensagem por Yukimi »

Interessante o que vc disse,mauro-kun,me deixou um pouco aliviada por um lado e preocupada por outro,aliviada pq não vou ter tanta pressão por não saber muitos kanjis e preocupada pq eu não sei falar inglês.
Objetivos (de acordo com a Anna, se nós expor os nossos objetivos, o universo conspira ao nosso favor)
[ ]Estudar em uma universidade japonesa (de preferência a Toudai ^^ )
[ ]Falar fluente o idioma japonês
[ ]Falar fluente o inglês

Imagem
Avatar do usuário
Ester Maria Martins
Mensagens: 37
Registrado em: Ter Abr 21, 2009 10:46 am
Contato:

Re: Lista completa(?) do Jouyou Kanji

Mensagem por Ester Maria Martins »

Pessoal, eu gostaria de estudar a 4ª série dos kanjis, mas não está postado em lugar nenhum alguém pode me ajudar?
/\_/\
( ' ; ' ) ("")
Kanbatte ne , minna!!
Kagehiko
Mensagens: 23
Registrado em: Qua Mai 05, 2010 3:08 pm
Localização: Portugal, Porto

Re:

Mensagem por Kagehiko »

Keitarou escreveu:
Tai uma curiosidade, se o japonês demora 9 anos para aprender o Jouyou Kanji, e existem brasileiros que aprendem em menos tempo, podemos dizer que os brasileiros tem mais capacidade de aprendizado que os japoneses?


Não acho que seja bem assim, porque nada impede um japonês de aprender o jouyou antes ou depois dos 9 anos. O japonês demora 9 anos porque os últimos kanjis só são apresentados no nono ano, mas se o cara estudar por fora ele aprenderá antes.

Eu poderia aprender toda a matéria do ensino médio em um ano ao invés de três, se dedicasse mais tempo a isso, como acontece nos supletivos (os de verdade, não aqueles que você paga, faz uma prova onde escreve só o nome e ganha o diploma XD).

Tem ainda o lance cultural. Aposto que se pegassem 2 moleques um daqui e um de lá e mandassem decorar o jouyou, o japa conseguiria antes. Tem todo aquele lance de "se eu sujar o nome da minha família vou ter que me suicidar de vergonha bla bla bla" (Essa parte foi piada gente, não chega a esse ponto lol).

E tem uma questão muito importante que é individual, cada cérebro funciona de um jeito diferente. Alguns tem capacidade de memorização ou ainda uma habilidade de associação maior que é uma maravilha quando se trata de kanjis...



Hum... estes assuntos do kanji partem-me todo XD

Eu pessoalmente não gosto de olhar pra um kanji, escrever e pronto já o sei.
Nah, eu gosto antes de escolher um kanji totalmente á sorte, entender os seus On-yomi e Kun-yomi e ainda ver o que se pode fazer com eles numa frase. Claro que isso leva uma semana pa cada kanji mas... ao inicio eu fiquei perplexo com a quantidade de kanji existentes e pensei: oh meu Deus vou levar ANOS pa decorar e saber isso todo. Logo, ia pa começar a aprender mas não... nem tentei.
Depois entusiasmei-me com o otaku project, vídeos do nama-sensei no youtube, um livro chamado Genki e um site chamado "Língua japonesa: curso de japonês grátis e online"
Ai, recebi um entusiasmo extra de um colega meu que também decidiu começar a estudar como eu. Um entusiasmo ainda maior é que de certa forma ambos estamos ligados á cultura nipónica via karate shotokan =D
Keitarou-senpai ainda falou daquilo da cultura de "se eu sujar o nome da minha família vou ter que me suicidar de vergonha bla bla bla"
Bem, de facto o Karate transmite-nos uma ideia muito sólida das coisas, algo dentro disso que referiu no seu post.
Enfim... acho que ninguém compreende o meu enorme desejo de aprender esta língua... no entanto eu estou determinado e não há nada que me faça parar! Nem que demore uma vida pra aprender tudo!
Avatar do usuário
LTerassi
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Jan 19, 2009 5:01 pm

Re: Lista completa(?) do Jouyou Kanji

Mensagem por LTerassi »

EU SEI TODOOOS! HAHAHA' tudo bem, eu ainda não decorei todas as leituras dos kanjis do ensino médio, mas já sei o significado de todos!

[palavra_de_animo Mode] Gente, NÃO é tão difícil decorar os kanjis! E daí que os japoneses demoram 9 anos pra decorar? Você não é japonês, não precisa seguir a ordem da escola. Siga sua própria ordem! Eu, por exemplo, decorei tudo em 3 meses. O Dr. James Heisig diz que um estudante full-time pode decorar 2054 ideogramas em 2 semanas! Vai lá! [/palavra_de_animo Mode]

Pronto, dei meu recado.
OBJETIVOS:
Passar de 400 sentenças no SRS de L4 ( ) Importância: 70
Passar de 100 sentenças no SRS de L5 ( ) Importância: 50
Ser capaz de ler qualquer tipo de material em L4 ( ) Importância: 100
Comprar um iPad 2 ( ) Importância: 29147832094859054389574328957342 x 10^12
House1985
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Nov 15, 2010 4:56 pm

Re: Lista completa(?) do Jouyou Kanji

Mensagem por House1985 »

LTerassi escreveu:EU SEI TODOOOS! HAHAHA' tudo bem, eu ainda não decorei todas as leituras dos kanjis do ensino médio, mas já sei o significado de todos!

[palavra_de_animo Mode] Gente, NÃO é tão difícil decorar os kanjis! E daí que os japoneses demoram 9 anos pra decorar? Você não é japonês, não precisa seguir a ordem da escola. Siga sua própria ordem! Eu, por exemplo, decorei tudo em 3 meses. O Dr. James Heisig diz que um estudante full-time pode decorar 2054 ideogramas em 2 semanas! Vai lá! [/palavra_de_animo Mode]

Pronto, dei meu recado.


Hahahaha. Decorar tudo em três meses? Me ensina a técnica sensei!
Avatar do usuário
hideki
Senpai
Mensagens: 387
Registrado em: Ter Jan 04, 2011 5:58 pm
Localização: bloco G

Re: Lista completa(?) do Jouyou Kanji

Mensagem por hideki »

Eu começei a ver a lista do joyou kanji do otaku projects, mas eu não entendi porque que tem umas coisas escritas em parentesis do lado, e tbm não entendi porque algumas leituras tem um traço antes ou depois ou antes do parentesis. Alguem pode me explicar? Está mto confuso
Imagem
600 KANJI!
Avatar do usuário
EdwardElric
Senpai
Mensagens: 683
Registrado em: Seg Jul 19, 2010 8:30 pm
Localização: sao paulo ponte para fukuoka
Contato:

Re: Lista completa(?) do Jouyou Kanji

Mensagem por EdwardElric »

hideki escreveu:Eu começei a ver a lista do joyou kanji do otaku projects, mas eu não entendi porque que tem umas coisas escritas em parentesis do lado, e tbm não entendi porque algumas leituras tem um traço antes ou depois ou antes do parentesis. Alguem pode me explicar? Está mto confuso


isso é o q pega mta gente
assim

vc tem determinado kanji que chamaremos de X
como vc sabe os kanjis tem duas leituras on e kun yomi (chinesa e japonesa)
na leitura on é facil
na leitura kun complica, pois o kanji X pode ter varias leituras no japao

por ex:
o kanji de 下 tem varias leituras kun
as leituras q tiverem um parentese significa q o q tiver detro do mesmo é escrito em hiragana
e o estiver fora é a leitura do kanji assim

くだる > 下る > 下 (くだ)る

e o q tiver um hifen quer dizer q antes do kanji pode vir um outro kanji

mas as leituras variam de uma palavra para outra entao recomendo q estude vocabulario com kanji ^^
ファンタジーのツバサ「翼」 - 飛び立つ為の翼 [ AS ASAS QUE USO PARA VOAR]
Imagem
Responder