Lição de Cultura do Kagehiko - Lenda de como nasceu o chá

Seção dedicada à história e atualizades do Japão, além dos costumes e comportamento dos japoneses.
Responder
Kagehiko
Mensagens: 23
Registrado em: Qua Mai 05, 2010 3:08 pm
Localização: Portugal, Porto

Lição de Cultura do Kagehiko - Lenda de como nasceu o chá

Mensagem por Kagehiko »

Óla pessoal!

Reparei que a parte da cultura no otaku project está quase vazia :( dai eu trazer-vos esta lição de cultura sobre chá =D

Não sei se já ouviram falar do Daruma (uma espécie de amuleto)?

Conta a lenda que um grande apóstolo indiano do budismo, o Daruma foi à China pelo século VI e para os montes foi meditar.
Envolto em contemplações místicas era lhe proibido dormir. Esteve, então, anos sem dormir. Esteve tantos anos sentado na mesma posição que se lhe gastaram as pernas.

Imagem

Daí a forma do amigo vermelhinho na imagem. É a figura da cabeça e tronco, com os braços aconchegados para dentro e sem pernas, envolvido por um manto vermelho.
Claro que um dia o desgraçado adormeceu.
Tão furioso acordou que cortou-se a si próprio as pálpebras para nunca mais acontecer um tal erro! Atirou-as para o chão com despeito mesmo.

As pálpebras, por milagre, ganharam raíz e daí nasceu uma bela planta nunca então vista. As suas folhas, tratadas de infusão pela água quente, tornaram-se um remédio contra o sono e o cansaço.
E assim nasceu o chá!
As outras línguas vindas do latim dizem todas 'té' - em espanhol, italiano, francês - menos nós. Aí está, nós fizemos um empréstimos linguistico do japonês.

Reparem que o Daruma não tem os olhos desenhados. Pois é! Nós temos que pintar um e fazer um desejo. Só quando este se realizar é que podemos pintar o outro e deixar um Daruma terminado. Daí ser um amuleto.
Também existe a sra. Daruma, mas desconheço a lenda dela.

Espero que tenham gostado! E ai pessoal que têm a gestão do otaku project espero que postem isto na secção de cultura, o meu propósito foi apenas esse.
Fonte: http://adoronippon.blogspot.com
Responder