Lição de cultura do Kagehiko - Os chinelos e os japas

Seção dedicada à história e atualizades do Japão, além dos costumes e comportamento dos japoneses.
Responder
Kagehiko
Mensagens: 23
Registrado em: Qua Mai 05, 2010 3:08 pm
Localização: Portugal, Porto

Lição de cultura do Kagehiko - Os chinelos e os japas

Mensagem por Kagehiko »

Como já devem ter ouvido, os japoneses descalçam-se assim que entram em casa. Aliás, as casas têm um desnível à entrada de forma a que mal se entre o pessoal se sente no degrau e deixe aí os sapatos.
Até acho fixe porque a casa fica muito menos suja. Mas eles não ficam por aí!!!! Ah, pois é.

Então, estamos dentro de casa todos contentes de chinelos até que... temos que ir ao quarto de banho - deixa-se os chinelos cá fora e, assim estamos a dar a indicação de que está ocupado, lá dentro usamos os chinelos que lá se encontram à nossa espera. Imaginem se um gajo tá a rebentar e ainda tá com estas coisas... é melhor nem pensar...

Saímos do quarto de banho, mesma fita. Eis senão quando nos lembramos de ir ao quintal... volta a deixar os chinelos do lado de cá e calçar os chinelocas (chinelos+socas - porque é uma mistura dos 2) que estão lá à nossa espera. Para voltar para dentro de casa, mesma fita.

E se tivermos visitas? À entrada, no armarito estão lá os chinelos para as visitas. E há que descalçar o povo todo.

Ao visitar templos, ocorre o mesmo. Existe uma estante onde toda a gente deixa lá os sapatos. Não existe qualquer numeração, nem senha para guardar. Ninguém rouba, é simples.

Nas cabines de experimentar a roupa nas lojas, deixa-se o calçado em frente à porta/cortina para mostrar que tá ocupado. Assim lá dentro não sujamos. E os empregados insistem.

Uma coisa que vos pode acontecer é se forem experimentar qualquer coisa tem um procedimento especial...

Tão a imaginar uma gaiola como antigamente? Agora imaginem que é feita de pano e que não tem fundo.

Coloca-se em cima da cabeça e só depois é que se pode enfiar a camisola. Porquê? Porque assim qualquer cosmético que uma pessoa tenha na cara não fica na camisola, mas sim na gaiola. Escusa de se estragar um produto novo que se calhar nem vamos levar.
No animé Azumanga Daioh! uma das personagens vira-se para uma colega com a novidade: "sabiam que os americanos andam em casa com os sapatos da rua? Que horror! E se pisam m%&$#?" E fica tudo chocado a olhar.

Uma coisa que acontece é também quando o pessoal vai ao cinema (isto não tenho a total certeza, só vi que aconteceu uma vez mas não sei se acontece sempre) arruma os sapatos arrumadinhos debaixo do banco...
Além de que não cheira a cholézinho - em nenhum dos lados em que o pessoal se descalça, não sei, devem ter um segredo para aquilo :P
E pessoal a dormir nos bancos de jardim? Tudo com os sapatos tirados!
augustocezar

Re: Lição de cultura do Kagehiko - Os chinelos e os japas

Mensagem por augustocezar »

Superl legal a postagem! Espero que venham "outros capitulos"
Valeu!

PS: Azumanga Daioh é muita cultura - além de mt divertido -, pena que tem poucos episódios...
Responder