Como fazer minha próprias fichas no Anki?

Aqui você encontra o kanji passo-à-passo e mais!
Responder
Avatar do usuário
xxHxx
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Abr 29, 2010 8:17 pm

Como fazer minha próprias fichas no Anki?

Mensagem por xxHxx »

Acabei de baixar o anki e estou um pouco confusa, de onde posso copiar os ideogramas para incluir nas fichas? Tentei copiar dos arquivos pdf das lições do Otaku Project mas não consegui.

Além das lições do OP eu planejo usar como base de estudo os livros "Learning the Kanji" - gostaria de fazer as minhas próprias fichas, seguindo a ordem apresentada nesse livro - contudo, como vocês já sabem, esse material não traz a pronuncia junto dos kanji - apenas o significado.
Existe algum tipo de "dicionário de pronuncia" que eu possa consultar? Estou procurando preferencialmente material virtual, mas se não tiver outro jeito anteciparei a minha aquisição do dicionário Michaelis - contudo ele não traz, pelo que me lembro, a on-yomi e a kun-yomi.

me desculpem pelas duvidas ingênuas.

MUITO obrigada.
Editado pela última vez por xxHxx em Ter Set 14, 2010 10:56 pm, em um total de 1 vez.
augustocezar

Re: Como fazer minha próprias fichas no Anki?

Mensagem por augustocezar »

Oi xxHxx
Otimas perguntas as suas.

Vou responder de acordo com o que faço.
Os ideogramas que costumo colocar no anki são principalmente os de kanji novos que aprendo, sempre formando uma frase coesa. Ou seja, pego o kanji, caço um exemplo de frase(você acha a maioria dos kanji com exemplo no "jiten.net"), e colo a frase.

Resumidamente, inclua aquilo que for util - expressões do dia a dia, coisas essenciais, saca? É como eu faço aqui, com o tempo você cria uma metodologia própria.

Nas tags, você marca as categorias - a seu critério.

Para adicionar mais campos é só ir no menu configurações > propriedades do deck > editar > adicionar - neste adicionar basta colocar o nome do campo.

Só um "q" que talvez esteja faltando no seu anki, não sei...

Em arquivo > baixar > plugin compartilhado, escreva japanese e baixe "japanese support" que já cria decks com alguns campos que facilitam a vida do estudante de japonês - além dos campos back e front.

Depois de baixar, modifique o modelo para o modelo de estudante de japonês em configurações > propriedades do deck > adicionar, lá você seleciona o modelo "japanese" ao invés do básico - dependendo, se você gostar do modelo, nem vai precisar criar campos novos.

Té mais

PS: PDF nem sempre da pra copiar texto, porque muito texto é "foto", como se tivesse "tirado foto de texto", daí não tem caractere que é a linguagem do anki.

PS2: O modelo japonês do anki, que ensinei a instalar no outro comment, vem com uma campo chamado reading(leitura), que automaticamente transcreve em hiragana qualquer kanji do campo expression. Mas se o interesse for algo mais específico, o livro mais recomendado é ''NHK Nihongo Hatsuon Akusento Jiten'' - tenho o e-book, me manda seu e-mail para augustocezar@live.com que não vou poder ver MP que eu te mando o link
Editado pela última vez por augustocezar em Qua Set 15, 2010 9:38 am, em um total de 3 vezes.
Avatar do usuário
xxHxx
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Abr 29, 2010 8:17 pm

Re: Como fazer minha próprias fichas no Anki?

Mensagem por xxHxx »

Nossa Kouhai, você ajudou muito mesmo! Vou editar as configurações agora, muito obrigada!
Avatar do usuário
Teka
Senpai
Mensagens: 676
Registrado em: Seg Ago 04, 2008 6:14 pm
Localização: Bahia

Re: Como fazer minha próprias fichas no Anki?

Mensagem por Teka »

Eu faço algo que parece mais insano, mas que também é igualmente, apesar de demorado. Estou fazendo cards no Wold mesmo. Fiz estruturas retangulares como os cards e escrevo com a ferramenta de idiomas do Words. Estou escrevendo cards de todos os kanjis que aparecem sozinhos no dicionário. No final, eu vou ter vários cards para imprimir e guardar numa caixinha e não vou precisar ir sempre ao computador. meu professor adorou a idéia e pensou até em tirar uma cópia dos meus quando tiver pronto.

Olha um exemplo:

Frente



KAZO(える) verbo

KAZU substantivo
KAZUKAZU(数々) substantivo

Verso do Card

KAZOERU contar, calcular; incluir, enumerar


KAZU número, grande número; ser contado como importante



KAZUKAZU muitos; inúmeros


É mesmo insano, trabalhoso e leva muito tempo. Mas no final se tem um dicionário de kanjis em cards para se consultar. É só plastificar que dura a vida toda
Imagem

"Só se vê bem com os olhos do coração. O essencial é invisível aos olhos"
(St. Exupéry)


"Só se vive realmente quando se ama.
O amor cria o céu dentro de nós e o paraíso ao redor"

(Fala do filme sobre Omar Khayyan, poeta perso)
Avatar do usuário
xxHxx
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Abr 29, 2010 8:17 pm

Re: Como fazer minha próprias fichas no Anki?

Mensagem por xxHxx »

A.C.
Obrigada pelo ps2, já mandei o e-mail.

Teka
A sua idéia é ótima para impressão, as informações que você está colocando na ficha também são muito acertivas. Eu ainda estou aprendendo a mexer no Anki, mas dê uma olhada nele (se você não fez isso), é um softwere maravilhoso, muito prático.


Obrigada pelas orientações.
whateva
Mensagens: 28
Registrado em: Seg Mar 23, 2009 12:44 pm

Re: Como fazer minha próprias fichas no Anki?

Mensagem por whateva »

xxHxx escreveu:Acabei de baixar o anki e estou um pouco confusa, de onde posso copiar os ideogramas para incluir nas fichas? Tentei copiar dos arquivos pdf das lições do Otaku Project mas não consegui.

Além das lições do OP eu planejo usar como base de estudo os livros "Learning the Kanji" - gostaria de fazer as minhas próprias fichas, seguindo a ordem apresentada nesse livro - contudo, como vocês já sabem, esse material não traz a pronuncia junto dos kanji - apenas o significado.
Existe algum tipo de "dicionário de pronuncia" que eu possa consultar? Estou procurando preferencialmente material virtual, mas se não tiver outro jeito anteciparei a minha aquisição do dicionário Michaelis - contudo ele não traz, pelo que me lembro, a on-yomi e a kun-yomi.

me desculpem pelas duvidas ingênuas.

MUITO obrigada.


Duas coisas:

Sobre Heisig, fica lonnnnnnnnnnnnngeeeeeee, sério, não funciona e teu trabalho será dobrado. Quando acabares os livros, tu ainda nao vais conseguir ler absolutamente NADA!

Sobre o ANKi, mas bah, pega pronto, já há decks muito bons prontinhos para serem usados e se tu pegares uma extensão do anki, ela poe os furigana em cima dos kanjis, ai fica perfeito para estudar. Ah, os decks a que me refiro sao em inglÊs, ai realmente se tu ano entendes inglês é melhor fazer os teus próprios.

Tres coisas na verdade, agora que vi a outra, não compra dicionário de papel não, é muito lento fofa... :wink:
Avatar do usuário
xxHxx
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Abr 29, 2010 8:17 pm

Re: Como fazer minha próprias fichas no Anki?

Mensagem por xxHxx »

Whateva

Agora que vocês me explicaram sobre esse recurso do anki não planejo adquirir o dicionário michaelis num futuro aproximo mesmo.

Quanto ao material do Heisig, por que você não gosta? Me pareceu tão completo.
Algo que li e pareceu fazer todo o sentido é que devemos colocar os kanji em contexto, numa frase, pois isso favorece a memorização. E também por isso tenho interesse em fazer minhas próprias fichas, além de que o momento em que as fazemos também estamos estudando.
whateva
Mensagens: 28
Registrado em: Seg Mar 23, 2009 12:44 pm

Re: Como fazer minha próprias fichas no Anki?

Mensagem por whateva »

xxHxx escreveu:Whateva

Agora que vocês me explicaram sobre esse recurso do anki não planejo adquirir o dicionário michaelis num futuro aproximo mesmo.

Quanto ao material do Heisig, por que você não gosta? Me pareceu tão completo.
Algo que li e pareceu fazer todo o sentido é que devemos colocar os kanji em contexto, numa frase, pois isso favorece a memorização. E também por isso tenho interesse em fazer minhas próprias fichas, além de que o momento em que as fazemos também estamos estudando.



Sim sim, fazer as proprias fichas ajuda sim, concordo contigo neste ponto, mas o método que o Heisig usa não funciona muito direito para algumas pessoas, pode nao ser o teu caso porém; o que acontece é que tu aprende os kanjis e seu significado, não a leitura. Por exemplo, tu saberá que 水 =agua. O problema é que se tu quiseres escrever esse kanji de agua num topico por exemplo, tu ja nao conseguirás, pq tunao sabes que 水=みず.

Então ao meu modo de ver teu trbalho será dobrado, pois tu saberás - pelo menos é a proposta - o significado dos kanjis mas nao conseguirá fala-los, le-los E escreve-los no computador (a mao até vai pq tu nao precisas sabr a leitura).

Se tu queres um livro de kanji bom eu tenho um chamado ''Basic Kanji'', que de basic nao tem nada. Eu acho 100000x melhor q o Heisig para aprender kanjis, se quiseres te mando, mas é bem facil acha-lo nos lugares costumeiros se ´q e me entende.
Avatar do usuário
xxHxx
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Abr 29, 2010 8:17 pm

Re: Como fazer minha próprias fichas no Anki?

Mensagem por xxHxx »

Puxa Whateva sabe que agora que eu comecei a estudar efetivamente eu estou começando a concordar com você... É muito chato ter que procurar a pronuncia dos kanji em fontes externas ao livro "Learning the Kanji". Claro, o recurso "reading" automático do Anki ajuda muito, contudo ele só oferece a kun-yomi (até onde percebi, com os kanji que testei) e pelo que eu já estudei introduriamente ambas as leituras são essenciais - as palavras nas quais já percebi isso são alguns números cuja a pronuncia eu já tinha aprendido.

O "basic kanji" consegui mesmo achar facilmente tanto o primeiro quanto o segundo volume só googleando. O ponto ruim é que esse pdf está meio que como "Imagem" não consigo copiar os kanji - mas tudo bem porque o site jiten.net que já foi indicado resolve o problema. O ponto bom é que - além desse material ser totalmente completo, trazendo inclusive as informações que eu já aprendi até agora de uma forma muito simples - ele traz exemplos de frase simples o suficiente para o nível iniciante. Só uma curiosidade... Por que a on-yomi não é escrita em hiragana e sim em romanji com letra maiúscula?

Obrigada pela dica preciosa ;D
whateva
Mensagens: 28
Registrado em: Seg Mar 23, 2009 12:44 pm

Re: Como fazer minha próprias fichas no Anki?

Mensagem por whateva »

xxHxx escreveu:Puxa Whateva sabe que agora que eu comecei a estudar efetivamente eu estou começando a concordar com você... É muito chato ter que procurar a pronuncia dos kanji em fontes externas ao livro "Learning the Kanji". Claro, o recurso "reading" automático do Anki ajuda muito, contudo ele só oferece a kun-yomi (até onde percebi, com os kanji que testei) e pelo que eu já estudei introduriamente ambas as leituras são essenciais - as palavras nas quais já percebi isso são alguns números cuja a pronuncia eu já tinha aprendido.

O "basic kanji" consegui mesmo achar facilmente tanto o primeiro quanto o segundo volume só googleando. O ponto ruim é que esse pdf está meio que como "Imagem" não consigo copiar os kanji - mas tudo bem porque o site jiten.net que já foi indicado resolve o problema. O ponto bom é que - além desse material ser totalmente completo, trazendo inclusive as informações que eu já aprendi até agora de uma forma muito simples - ele traz exemplos de frase simples o suficiente para o nível iniciante. Só uma curiosidade... Por que a on-yomi não é escrita em hiragana e sim em romanji com letra maiúscula?

Obrigada pela dica preciosa ;D


Falei que o livro era tri...:wink:
Sobre o romanji isso é do proprio livro mesmo, mas se tu olhares cuidadosamente nas tabelas (aquelas onde mostra o passo a passo da escrita do kanji) há ambas as leituras em hiragana e katakana.

Se tu prestares mais atenção ainda verás que esse livro parece um pouco com o heisig sem as partes ruins. Sempre antes dos 10 kanjis novos, há meio que uma historinha e tu podes ver bem donde vieram os kanjis e tal...bem legal :D
Avatar do usuário
xxHxx
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Abr 29, 2010 8:17 pm

Re: Como fazer minha próprias fichas no Anki?

Mensagem por xxHxx »

Sim sim, percebi que nas tabelas é apresentada a on-yomi escrita com katakana. Eu tenho usado o Jiten.net para achar os kanji e copia-los paras fichas.

Estou achando curioso que mesmo usando o "Basic Kanji" tenho muito mais facilidade em me lembrar do significado dos ideogramas do que das leituras - acontece com vocês também?
Responder