HANKO

Seção dedicada à história e atualizades do Japão, além dos costumes e comportamento dos japoneses.
Responder
Avatar do usuário
denisecris
Mensagens: 18
Registrado em: Sáb Jan 08, 2011 12:44 pm
Localização: sp

HANKO

Mensagem por denisecris »

achei legal dexa algo sobre eles aki!!
ja q todos aki tem int em tudo q é japones, acho q isso é algo importante d se sabe.. ^^

Hanko, o carimbo japonês
Chamado popularmente de hanko, pode ter o poder equivalente à assinatura com firma reconhecida na hora de fechar negócios
Um dos hábitos japoneses que mais chama a atenção de quem vai morar no Japão pela primeira vez é a forma de assinar. Nada de canetas e muito menos a perda de tempo com o reconhecimento de firmas. Em vez disso, o carimbo japonês com status de assinatura é item obrigatório para legalizar documentos e contratos.

Exige-se o delicado e pequeno objeto na abertura de contas bancárias, em um casamento civil ou para fazer algo simples como a inscrição na academia de ginástica.

Os carimbos modelos mais sofisticados são produzidos sob encomendaOs modelos mais sofisticados são produzidos sob encomendaOs carimbos modelos mais sofisticados são produzidos sob encomendaOs carimbos modelos mais sofisticados são produzidos sob encomendaÉ por isso que o hanko é o primeiro item a ser comprado por um forasteiro que vai morar no arquipélago. Afinal, se não tiver o carimbo, sequer dá para pensar em tirar a carteira de estrangeiro. Fruto da influência chinesa, o hanko é adotado não apenas por pessoas físicas, mas também pelas empresas. Neste caso, é maior e tem formato quadrado.

Já para os cidadãos, o utensílio costuma ter uma base arredondada com o sobrenome do portador escrito em kanji. Quem não tem descendência oriental ganha uma versão em katakana.

Um dado curioso é que os estrangeiros costumam usar um único hanko em todas as situações. Os nipônicos utilizam diversos tipos. Eles têm o mitomein, para documentos simples; o ginkoin, para bancos e operações financeiras, e finalmente o jitsuin, que é registrado na prefeitura e funciona como a assinatura de firma reconhecida feita pelos cartórios brasileiros.

De tão comum, o objeto pessoal é vendido até em lojinhas de hyakuen – semelhantes às de 1,99 no Brasil. Mas é preciso tomar cuidado com esses carimbos padronizados. Por exemplo, se o seu sobrenome é Izumi, provavelmente haverá uma dezena idêntica usada por outros homônimos. Para evitar a clonagem, os japoneses são mais precavidos e compram hankos de empresas especializadas.

Alguns modelos mais sofisticados podem até virar objeto de arte. Neste caso, o entalhe ocupa um minúsculo espaço de até 18 mm e o material também é mais nobre, geralmente de madeira. Prontos, os carimbos são acondicionados em estojinhos de proteção que podem vir com a tinta como acompanhamento. Além do mais, a técnica é de tal requinte de traços e de padrões que mal dá para identificar seus kanjis. Dessa forma, evita-se a cópia por terceiros.

http://madeinjapan.uol.com.br/2008/12/2 ... o-japones/
Imagem
Avatar do usuário
Teka
Senpai
Mensagens: 676
Registrado em: Seg Ago 04, 2008 6:14 pm
Localização: Bahia

Re: HANKO

Mensagem por Teka »

Curioso é ninguém ter inventado um Hanko-pendrive. Será que tem???
Imagem

"Só se vê bem com os olhos do coração. O essencial é invisível aos olhos"
(St. Exupéry)


"Só se vive realmente quando se ama.
O amor cria o céu dentro de nós e o paraíso ao redor"

(Fala do filme sobre Omar Khayyan, poeta perso)
Responder