Vocês conhecem isso????

Espaço para os que desejam conhecer seus direitos e deveres e se preocupam com o planeta
Responder
Avatar do usuário
Teka
Senpai
Mensagens: 676
Registrado em: Seg Ago 04, 2008 6:14 pm
Localização: Bahia

Vocês conhecem isso????

Mensagem por Teka »

Hoje, me perguntei se todos aqui têm conhecimento desse texto fantástico feito por mulheres igualmente fantásticas e corajosas no bojo da Revolução Francesca. Não preciso nem dizer que uma delas foi levatada à forca por isso. Trata-se da Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã: um texto de uma beleza e coragem sem igual. Até choro quando leio e lembro o contexto social em que essas mulheres viveram.

Só pra dar vontade de vocês abrirem o link e lerem até o fim:

PREÂMBULO

Mães, filhas, irmãs, mulheres representantes da nação reivindicam constituir-se em uma assembléia nacional. Considerando que a ignorância, o menosprezo e a ofensa aos direitos da mulher são as únicas causas das desgraças públicas e da corrupção no governo, resolvem expor em uma declaração solene, os direitos naturais, inalienáveis e sagrados da mulher. Assim, que esta declaração possa lembrar sempre, a todos os membros do corpo social seus direitos e seus deveres; que, para gozar de confiança, ao ser comparado com o fim de toda e qualquer instituição política, os atos de poder de homens e de mulheres devem ser inteiramente respeitados; e, que, para serem fundamentadas, doravante, em princípios simples e incontestáveis, as reivindicações das cidadãs devem sempre respeitar a constituição, os bons costumes e o bem estar geral.
Em conseqüência, o sexo que é superior em beleza, como em coragem, em meio aos sofrimentos maternais, reconhece e declara, em presença, e sob os auspícios do Ser Supremo, os seguintes direitos da mulher e da cidadã:



CONCLUSÃO

Mulher, desperta. A força da razão se faz escutar em todo o Universo. Reconhece teus direitos. O poderoso império da natureza não está mais envolto de preconceitos, de fanatismos, de superstições e de mentiras. A bandeira da verdade dissipou todas as nuvens da ignorância e da usurpação. O homem escravo multiplicou suas forças e teve necessidade de recorrer às tuas, para romper os seus ferros. Tornando-se livre, tornou-se injusto em relação à sua companheira.




http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Documentos-anteriores-%C3%A0-cria%C3%A7%C3%A3o-da-Sociedade-das-Na%C3%A7%C3%B5es-at%C3%A9-1919/declaracao-dos-direitos-da-mulher-e-da-cidada-1791.html


Nunca ouvir dizer que alguém tenha usado isso em escolas.
Imagem

"Só se vê bem com os olhos do coração. O essencial é invisível aos olhos"
(St. Exupéry)


"Só se vive realmente quando se ama.
O amor cria o céu dentro de nós e o paraíso ao redor"

(Fala do filme sobre Omar Khayyan, poeta perso)
Avatar do usuário
Shinichi Yukito
Mensagens: 17
Registrado em: Sex Mar 04, 2011 2:26 pm

Re: Vocês conhecem isso????

Mensagem por Shinichi Yukito »

EM 2009 minha sala apresentou na semana de leitura o tema para crianças do 4° e 5° ano. Lembro do primeiro artigo e acho que a conclusão foi base para a nossa também.
Imagem
I wanna love you (P.Y.T.)
Pretty young thing
You need some lovin' (T.L.C.)
Tender lovin' care
Responder