Interpretando os kanjis...

Aqui você encontra o kanji passo-à-passo e mais!
Avatar do usuário
Teka
Senpai
Mensagens: 676
Registrado em: Seg Ago 04, 2008 6:14 pm
Localização: Bahia

Re: Interpretando os kanjis...

Mensagem por Teka »

Chadia, adorei sua interpretação!!!

Mulher não prioriza o lucro, mas o bem-estar de si e dos outros. Amei mesmo!!!!
Imagem

"Só se vê bem com os olhos do coração. O essencial é invisível aos olhos"
(St. Exupéry)


"Só se vive realmente quando se ama.
O amor cria o céu dentro de nós e o paraíso ao redor"

(Fala do filme sobre Omar Khayyan, poeta perso)
Avatar do usuário
Yuushimitsu
Kouhai
Mensagens: 229
Registrado em: Sáb Abr 21, 2007 3:00 pm
Localização: RJ - Rio de Janeiro

Re: Interpretando os kanjis...

Mensagem por Yuushimitsu »

Hmm... verdade, muito bem lembrado q o "ukanmuri" é um radical q simboliza uma coroa.
Mas poisé, uma mulher sob o domínio e a soberania de um rei traz segurança e é bem barato mantê-la ao rei...
XDDD zoa gente, fico mais com a interpretação da tia chadias, não sou machista, calma o.o'/
Objetivo? Que objetivo?
Não tenho objetivo algum...
Aliás, meu objetivo é ter um objetivo!
Logo eu já tenho um objetivo.
Então eu completei meu objetivo.
O que quer dizer q estou sem objetivo.
Mas se meu objetivo é ter um objetivo, mas estou sem objetivo, logo tenho que ter um objetivo.
Mas já tenho um objetivo: ter um objetivo...
Avatar do usuário
chadias
Mensagens: 38
Registrado em: Ter Jul 22, 2008 11:14 am
Contato:

Re: Interpretando os kanjis...

Mensagem por chadias »

tia chadias ninguém merece né???
aposto que sou mais nova que você =_="
A girl that loves to dream, or a girl who dreams to love?

http://chadias.deviantart.com/ <--- desenhos paias de animes.

Imagem
The Konata Fan Club!
Avatar do usuário
Haruto Hikari
Kouhai
Mensagens: 224
Registrado em: Qui Abr 23, 2009 3:46 pm
Contato:

Re: Interpretando os kanjis...

Mensagem por Haruto Hikari »

Gente, desculpem se for flood, mas eu preciso perguntar:

Olha, eu até sei ler os kanjis de katakana e hiragana. Minha dúvida maior é tipo:



Um kanji desse tipo. Como eu desvendo pra saber qual palavra é?

Pq eu olhei no alfabeto, e não consegui tirar minha dúvida. Como se lê isso? Como desvendar pra saber qual palavra é?
Imagem
Visite meu Blog: Bom Stress
Venha para o Otaku Project!
Imagem
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Interpretando os kanjis...

Mensagem por Keitarou »

É muito dificil dar um kanji solto e perguntar o que significa. Kanjis têm muitos significados também, além das muitas leituras. Alguns são simples como pessoa, árvore, fogo, etc, outros são mais complicados.

De acordo com o dicionário esse kanji significa graus, tempo ou ocorrência. Ele sozinho pode ser qualquer uma dessas coisas, mas dentro de um contexto é facil saber. Se me desse a frase:

もう一度.

eu saberia que o significado nessa frase é de ocorrência, pois "mou ichido" significa "mais uma vez" (一 ichi 度 do).

Espero ter ajudado (não sei bem se era isso que você queria saber...)
Avatar do usuário
Haruto Hikari
Kouhai
Mensagens: 224
Registrado em: Qui Abr 23, 2009 3:46 pm
Contato:

Re: Interpretando os kanjis...

Mensagem por Haruto Hikari »

Quase isso. Você quase acertou! É tipo, eu quero saber, é como descobrir que esse kanji significa Moo Ichido, pq tem vários tracinhos. Quando é só katakana, ou hiragana, sílaba por sílaba, é fácil. Mas quando junta esse tantão de tracinhos, como eu faço pra ler?
Imagem
Visite meu Blog: Bom Stress
Venha para o Otaku Project!
Imagem
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Interpretando os kanjis...

Mensagem por Keitarou »

Bom, você tem que conhecer todos os kanjis e todas as leituras, e ainda algumas regras (que não são bem regras) para saber quando usar cada uma das leituras e ainda ter um bom conhecimento de vocabulário para reconhecer quando usar a leitura correta de acordo com o significado da palavra no contexto.

Obviamente não é impossível, os japoneses conseguem, mas não é algo que se faz de um dia para o outro. Estudar kanjis requer muita dedicação e paciância, mas é muito legal na medida que você vai aprendendo... Existem diversas foprmas de facilitar este trabalho, como o livro Kanji Pictográfico, que associa kanjis a imagens e figuras de acordo com o significado.

O estudo dos radicais, que são componentes dos kanjis, também facilita muito na hora de aprender. Existem bem menos radicais e eles dão uma dica da origem, significado ou pronúncia de um kanji. Isso será uma futura lição sobre o tema.

O negócio é não desesperar. Estudar com calma, um kanji por dia sei lá, sempre revisando os anteriores, tentando associar com formas e bem importante é procurando frases de exemplo com aquele kanji, onde são mostradas as diversas leituras. Com as frases você pode ter uma idéia da pronúncia em cada caso. Um ótimo livro para isso é o Shin Nihongo no Kiso onde você aprende kanjis, ordem dos traços, treina a escrita, aprende com exemplos de frase e faz exercícios... Ufa
Avatar do usuário
Miyamoto
Kouhai
Mensagens: 123
Registrado em: Sex Nov 09, 2007 12:22 pm
Localização: Salvador, Bahia

Re: Interpretando os kanjis...

Mensagem por Miyamoto »

O método mnemônico (que para mim não adianta) é realmente interessante. Acho que os japoneses são os melhores nisso. Um exemplo super legal é o da empresa de automóveis Mitsubishi.

Num certo dia, estava acessando o MSN Japan e me deparei com uma propaganda desta empresa. Então, resolvi procurar o seu significado a partir dos kanjis que compõem a "palavra".
Embora tenha outras traduções, Mitsubishi se encaixa perfeitamente com duas coisas: uma das traduções "Três Diamantes" e o símbolo que representa exatamente este significado.

Imagem

Foi um dos exemplos mais bem desenvolvidos da relação significado/imagem que já vi.
電脳戦士
Avatar do usuário
Haruto Hikari
Kouhai
Mensagens: 224
Registrado em: Qui Abr 23, 2009 3:46 pm
Contato:

Re: Interpretando os kanjis...

Mensagem por Haruto Hikari »

Nossa, valeu pela dica gente! Vou começar a estudar os kanjis. Por enquanto, uso o Katakana que eu acho mais fácil que o hiragana. Mas tem um situação própria pra usar o Katakana e o hiragana não tem? :?:
Imagem
Visite meu Blog: Bom Stress
Venha para o Otaku Project!
Imagem
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Interpretando os kanjis...

Mensagem por Keitarou »

Sim, o katakana é para nomes e palavras estrangeiros, onomatopéias (representação de sons) e para enfatizar palavras, como numa manchete de jornal, por exemplo. Fora isso usa-se kanji e hiragana.

Engraçado é que normalmente o pessoal aprende bem o hiragana e tem mais dificuldade com o katakana, porque os traços são mais retos e tem muitos kanas parecidos.

No dia-a-dia a gente usa pouco katakana, às vezes eu até me enrolo para escrever alguma coisa porque demoro para lembrar de alguns...
Avatar do usuário
Haruto Hikari
Kouhai
Mensagens: 224
Registrado em: Qui Abr 23, 2009 3:46 pm
Contato:

Re: Interpretando os kanjis...

Mensagem por Haruto Hikari »

Keitarou, e eu não sei o pq, eu acho o Katakana muito mais fácil. Mas é claro, eu também não sei a tabela de katakana inteira, eu sei grande parte. E tipo, eu posso escrever tudo em hiragana ( o que não for nome, e onomatopéia), ou eu preciso saber os outros kanjis pra escrever ? A grámatica japonesa aceita assim?
Imagem
Visite meu Blog: Bom Stress
Venha para o Otaku Project!
Imagem
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Interpretando os kanjis...

Mensagem por Keitarou »

Sim, você pode usar só hiragana no início, pois fica mais simples de aprender a gramática, por exemplo. Didaticamente, nesse sentido, pode ser usado. No dia-a-dia, poderia ser usado sim, mas somente se não tiver outro jeito, pois dependeria da outra pessoa que fosse ler o texto ter a paciência de ler um texto todo em hiragana e você de escrevê-lo (usar kanjis é muito mais rápido, tem palavras de muitos kanas que podem ser representadas em um kanji simples fazendo muito menos traços).

Pense que em japonês não existem espaços entre as palavras, e é o hiragana entre o mar de kanjis que ajuda a comprender o texto, pois ele ajuda a demarcar o fim das palavras e as estruturas da frase. Sujeito, objeto direto, objeto indireto e até o próprio verbo. O hiragana (partícula ou flexão verbal) funciona como "uma bandeira" no meio da floresta indicando que ali termina uma palavra e depois começa outra. Se só houver hiragana será uma "floresta de bandeiras" e perderá sua função, virando uma grande bagunça...

Outro problema é que no japonês existem muitas palavras com a mesma pronúncia e às vezes não é possível diferenciar pelo contexto. Um exemplo em português:

"Manga ruim."

Manga pode ser uma parte da camisa ou uma fruta e as duas podem ser ruins. Nesta frase curta seria impossível saber sobre o que estou falando. Isso em português, que existem poucos casos assim. Em japonês, muitas palavras tem a mesma leitura, às vezes 10, 15 palavras diferentes escritas em hiragana da mesma forma. Para saber do que que se trata só lendo o kanji, pois cada uma terá um kanji diferente...

Acabei escrevendo isso tudo porque muita gente se pergunta porque não se escreve só em hiragana, e essa é a razão. Por outro lado é muito difícil para um iniciante aprender kanjis logo de cara. O correto é aprender os kanas e a partir daí a gramática, só em hiragana. Em paralelo você vai estudando alguns kanjis ue introduzindo eles nas frases que você vai aprendendo na gramática. Um dos mais simples para isso são "watashi", "hito", "nihon" que são palavras que a gente sempre usa muito desde as primeiras lições. Quando chegar na parte da gramática de pronomes demonstrativos você tenta aprender kanjis de lugares, já na parte de verbos você tenta aprender kanjis de objetos e por aí vai... Essa é a melhor forma na minha opinião. ^_^
Avatar do usuário
Miyamoto
Kouhai
Mensagens: 123
Registrado em: Sex Nov 09, 2007 12:22 pm
Localização: Salvador, Bahia

Re: Interpretando os kanjis...

Mensagem por Miyamoto »

Muito boa a sua explicação, Keitarou. Será muito valiosa para os iniciantes.
電脳戦士
Avatar do usuário
Haruto Hikari
Kouhai
Mensagens: 224
Registrado em: Qui Abr 23, 2009 3:46 pm
Contato:

Re: Interpretando os kanjis...

Mensagem por Haruto Hikari »

Keitarou, adorei a explicação, achei super simples,e entendi bastante. Valeu!

xD!
Imagem
Visite meu Blog: Bom Stress
Venha para o Otaku Project!
Imagem
Avatar do usuário
Haruto Hikari
Kouhai
Mensagens: 224
Registrado em: Qui Abr 23, 2009 3:46 pm
Contato:

Re: Interpretando os kanjis...

Mensagem por Haruto Hikari »

Gente, vou postar nesse tópico mesmo, pq acho que fica melhor adequado aqui:

Então, eu não sei fazer a leitura dos Kanjis. Eu tentei estudar como o Keitarou explicou acima, mas acho que é melhor eu recorrer a ajuda de vocês. Gente, alguém posta um kanji aí, e vai me ensinado qual traço eu devo olhar primeiro, o que eu devo analisar primeiro, como ler o Kanji? Eu ganhei um edredom que vem um kanji que tem simbolos iguais aos do Katakana mas acontece que eu não sei ler ainda assim. Alguém pode me ajudar?
Imagem
Visite meu Blog: Bom Stress
Venha para o Otaku Project!
Imagem
Responder