RIP MegaUpload, FileServe, FileSonic

Bata papo ou fale sobre qualquer assunto aqui, o que quiser.
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

RIP MegaUpload, FileServe, FileSonic

Mensagem por Keitarou »

Imagem

No meio da polêmica da Pipa e da Sopa americana, o FBI aproveita e faz um ataque pesado com auxílio da polícia da Nova Zelândia, prendem os responsáveis pelo site MegaUpload e confiscam os servidores, como comentado aqui em outro tópico do XD (viewtopic.php?f=36&t=7465#p85960) Segundo informações, o MegaUpload era responsável por 4% do tráfego da internet mundial, 25% do tráfego corporativo (o povo realmente amava baixar filmes no trabalho).

Isso levantou uma questão muito séria: não é necessário a aprovação de Sopa e Pipa para ocorrer a censura. Havia um percentual grande de arquivos legítimos no servidor, segundo os responsáveis, e acredito que seja verdade. O FBI alega que eles suportavam a pirataria, e claro que sim, mas arquivos denunciados eram sim deletados, mas obviamente SOMENTE os denunciados. De acordo com os termos de serviço (não sei a validade legal disso), é responsabilidade pelos arquivos é do uploader e da remoção dos arquivos é da parte lesada, através das reclamações.

Isso é o prelúdio do fim da liberdade na internet. Muitos outros servidores como FileServe encerraram seus programas de afiliados, e outros como o Hotfile estão deletando massivamente arquivos e banindo contas de usuário. Outros como o Upload.to bloquearam todo o tráfego proveniente dos EUA (http://www.wjunction.com/102-file-host- ... users.html)

Eu não sou essencialmente a favor ou contra da pirataria, mas definitivamente sou à favor do conhecimento ao alcance de todos. A muitos anos atrás, quando a wikipedia estava iniciando, houve uma pressão incrível e ela quase deixou de existir, por ameaças de prisão por violação de direitos autorais. Hoje eu arrisco dizer que é um dos sites mais úteis e importantes que já existiram, eu uso com frequência e senti muita falta no dia do blackout.

Uma paródia a situação foi postada neste blog (http://br.noticias.yahoo.com/blogs/on-t ... 05690.html).
Cena um: Os correios entregam uma carta de um traficante para outro, em que combinam estratégias para dominar a boca de um terceiro. Na carta está descrito todo o plano, a logística, quantidade de armamento etc.. Por questão de privacidade (que ainda existe), o carteiro não abriu a carta, simplesmente a entregou ao destinatário como manda o seu ofício.

Cena dois: Combinada epistolarmente, a ação é seguida à risca, e com êxito. Com um saldo de nove mortos, a boca de tráfico muda de mão.

Cena três: Momentos depois que a carta foi entregue, aberta e lida, a policia federal dá uma batida na casa do destinatário da carta, sem saber da existência desta. Prende o sujeito, e dá a tradicional "batida" na casa, a procura de provas. Junta algumas, inclusive a tal carta.

Cena quatro: de posse de um mandado judicial, a polícia vai e prende o carteiro! Sim, claro, o carteiro por associação ao tráfico. A justiça julga o carteiro e o condena por formação de quadrilha, associação ao tráfico e como cúmplice dos homicídios.

Cena cinco: Os correios e todos os outros serviços de courrier fecham as portas. Ninguém quer mais trabalhar nestas empresas com o risco de ser preso por uma entrega que, em nome de um antigo e obsoleto pilar de uma sociedade em decadência, a privacidade dos indivíduos, não pode ser examinada, aberta, violada, scanneada etc.... Só voltam ao trabalho mediante ou a suspensão das prisões ou o fim da privacidade.


Na minha opnião, o segundo melhor site é o 4shared, pois tem uma quantidade absurda de arquivos, busca, sem capchas, downloads simultâneos, etc. Eles correm o risco de serem os próximos, enquanto outros vão definitivamente fechar por medo. Os donos do MegaUpload eram milhonários, mas tem muitos outros aí que certamente não chegaram a esse ponto, e vão decidir parar do jeito que estão.

Assim como os filehosters revolucionaram o compartilhamento de arquivos na era pós-mIRC, e bem possível que esteja fadado ao fim. E quem sabe, outras ferramentas extintas como os BBSs e FTPs privados voltem à ativa. A questão é, SEMPRE vai haver pirataria enquanto as pessoas não sentirem justiça nos preços cobrados, etc. A pirataria não pode ser derrotada deste jeito...

Imagem
Avatar do usuário
Gutto_kun
Kouhai
Mensagens: 238
Registrado em: Qua Dez 09, 2009 10:16 pm
Localização: Fortaleza - Ceará
Contato:

Re: RIP MegaUpload

Mensagem por Gutto_kun »

"There's no ******* way they can defeat us.
They can make it hard on us, but never never NEVER will defeat us."

Concordo plenamente.
Pirataria pode ser crime e tal, mas como eles querem que ela não exista, se os preços de mercado são bem "doces" ¬¬ Dah até raiva.

Na minha opnião, o segundo melhor site é o 4shared, pois tem uma quantidade absurda de arquivos, busca, sem capchas, downloads simultâneos, etc. Eles correm o risco de serem os próximos, enquanto outros vão definitivamente fechar por medo.


Hoje eu fui procurar uns arquivos no 4shared, como diariamente, e duas contas de usuários, dos quais eu baixava de suas pastas, haviam sumido. wtf? Ou foi coiscidência, ou a coisa ficou séria!

"You're still free!"
Pois é, pois é.. mas livres somente na teoria não vale. o/
「。。。
君が笑えば この世界中に
もっと もっと 幸せが広がる
君が笑えば すべてが良くなる
この手で その手で つながる」
Avatar do usuário
Pikkoro Jyunia
Senpai
Mensagens: 471
Registrado em: Ter Jul 06, 2010 10:54 pm

Re: RIP MegaUpload

Mensagem por Pikkoro Jyunia »

O problema é que isto pode ir muito além de combater a pirataria... No entanto se não houver alguma reacção, ou pelo mais forte que wikipedia não trabalhar por um dia, isto irá para a frente.

Não deixa de ser irónico que a tentativa de por um fim na liberdade da internet venha de um país que critica duramente a China por seu controlo sobre ela, e tenha a bandeira de ser a terra da liberdade... um monte de hipocrisia, é o que é.
Imagem

ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: RIP MegaUpload

Mensagem por Keitarou »

E.... bingo!

Parece que dessa vez eu profetizei e acertei! Vou mudar o nome para "Keistradamus".

FileServe e FileSonic encerraram o serviço de compartilhamento de arquivos. Apenas o próprio uploader irá poder baixar os arquivos que enviou.

Como eu havia imaginado, donos dos sites menores não demoraram a desistir com medo da prisão. O FileSonic, por exemplo, era o 17º em trafego se não me engano, e passou a ser mais usado ainda após a queda do megaUpload.

Outros servidores já desativaram os programas de afiliados e começaram a banir contas, como BitShare, UploadStation, Upload.to, Wupload, FilePost, FileJungle.

Para a maior parte dos grandes sites de downloads, o incentivo financeiro era o motor para as atualizações e para o compartilhamento. Agora que muitos perderam acervos inteiros e o retorno financeiro, este tipo de compartilhamento está fadado ao fim. São poucos que compartilham pelo espírito de compartilhar hoje... :-/
Avatar do usuário
Pikkoro Jyunia
Senpai
Mensagens: 471
Registrado em: Ter Jul 06, 2010 10:54 pm

Re: RIP MegaUpload, FileServe, FileSonic

Mensagem por Pikkoro Jyunia »

Na verdade acho que temos que ver isto como uma oportunidade. Não existia uma real liberdade na internet e a prova é que se os Estados Unidos quiserem tudo cai e abala, logo como podia ser livre? Não era, simplesmente era tolerada, e os senhores poderosos decidiram que já não queriam mais tolerar. Então o que deve haver para que haja liberdade? Há que ter uma internet livre de interesses nacionais, ou pelo menos livres de um único interesse. Para isso contribui pelo menos se mais países criarem "suas" internets. Na Rússia iniciou-se um projecto de resposta à SOPA e PIPA. Aliás um ponto da situação:

MegaUpload - Fechado.
FileServe - Fechando não vende premium.
FileJungle - Excluindo arquivos. Bloqueado nos EUA.
UploadStation - Bloqueado nos EUA.
FileSonic - as notícias estão arbitrarias (sob investigação do FBI).
VideoBB - Fechado! deve sumir em breve.
Uploaded - Banido dos EUA e o FBI vai atras dos donos que sumiram.
FilePost - Deletando todo material (so vão deixar executaveis, pdfs, txts)
VideoZer - Fechando e bloqueado nos paises afiliados aos USA.
4shared - Excluindo arquivos com copyright e aguarda na fila do FBI.
MediaFire - Convocado a depor nos proximos 90 dias e tera de abrir as portas pro FBI
Torrente org - poderá sumir com tudo em até 30 dias "ele esta sob investigação criminal"
Rede Share mIRC - aguarda a decisão do caso Torrente para continuar ou encerrar tudo.
KoshiKO - operando 100% Japão não irá aderir ao SOPA/PIPA
Shienko Box - operando 100% china/korea não irão aderir ao SOPA/PIPA
ShareX BR - grupo UOL / BOL / iG dizem que não irão aderir ao SOPA/PIPA

Japão, China e Korea deram um NÃO ao FBI e afirmam que mesmo que as leis sejam aprovadas nos USA não terão valor algum dentro da soberania de seus paises!


Isto mostra que apesar de a SOPA não estar ainda oficialmente legislada, está em acção, ou pelo menos parte, mas saúdo a atitude do Japão, China, Coreia e Rússia em não irem no "amén" a tudo que lhes tentam impôr.

Isto vai para além da pirataria, muitos tinha ficheiros que nada estavam relacionados com pirataria e ninguém se preocupou com eles, e para mais a lei a ser passada permite ao governo americano encerrar sites sem questionar ninguém, sem que exista algum crime e poderia também controlar os acessos de cada um na internet. Pelo menos foi o que explicado por um especialista num telejornal na skynews. Isto é grave, não simplesmente combater a pirataria, mas dominar cada um de nós, mas depois nos acenam com a bandeira da democracia.

Disse e continuo a defender, quem acha que democracia é liberdade é tolo, nada tem a haver. Democracia é lei, direitos e deveres, isto é a prova.
Imagem

ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Codemaster
Senpai
Mensagens: 883
Registrado em: Qua Mai 06, 2009 11:03 pm
Localização: Shibuya-cho
Contato:

Re: RIP MegaUpload, FileServe, FileSonic

Mensagem por Codemaster »

Isto mostra que apesar de a SOPA não estar ainda oficialmente legislada, está em acção, ou pelo menos parte, mas saúdo a atitude do Japão, China, Coreia e Rússia em não irem no "amén" a tudo que lhes tentam impôr.

Na verdade, os países asiáticos recusaram seu apoio à SOPA pois lá a pirataria online já é punida severamente. Não precisa de outra lei para isso, seria redundante (pra quê adotar uma lei anti-pirataria se aqui já temos uma?). Há inúmeros casos de japoneses presos bem antes da moda SOPA (Japão fazendo escola) por compartilharem animes e mangás raw para que fansubbers de todo o mundo pudessem traduzir.

http://animegirl.forumeiros.net/t21-pro ... -de-animes
http://madhouse.top-talk.net/t574-japon ... upar-anime
http://www.afbr.org/noticias/287

Outra coisa, não é que tentaram impor a lei nos outros países, é que o argumento usado pelos USA é muito convincente, dizendo que qualquer site com conteúdo ilegal pode ser fechado, pois a Internet não fica concentrada em um país específico e pode ser acessada por qualquer um, em qualquer lugar do mapa.

De certa forma, concordo contigo, pois se querem "combater" a pirataria, devem focar seus esforços nos locais onde realmente há pirataria (Eu não gosto de ver meus downloads morrendo, porém prefiro isso do que ver a Internet desmoronar de vez). A SOPA permitiria que qualquer site fosse fechado caso tivesse o mínimo de relação com conteúdo pirata ou protegido por copyright, como imagens, quotes de texto....

Sobre os shares, de todos, a medida mais inteligente foi a do RapidShare. Arquivos grandes, só com identificação. O RS não toma as dores dos usuários, ele joga a peteca para o uploader.
ImagemImagem

---------------Imagem

-------------------Imagem

-------------Gosta de Kpop, DDR e PS2? Confira o meu mod de In The Groove!
Avatar do usuário
Hioko-chan
Kouhai
Mensagens: 184
Registrado em: Qui Mar 11, 2010 10:50 am
Localização: Sao Paulo , SP

Re: RIP MegaUpload, FileServe, FileSonic

Mensagem por Hioko-chan »

Codemaster escreveu:Outra coisa, não é que tentaram impor a lei nos outros países, é que o argumento usado pelos USA é muito convincente, dizendo que qualquer site com conteúdo ilegal pode ser fechado, pois a Internet não fica concentrada em um país específico e pode ser acessada por qualquer um, em qualquer lugar do mapa.


Com isso eles não afirmam também que eles sozinhos não tem o direito de fechar os sites? Pois se os sites podem ser acessados por todos isso não vai afetar apenas os EUA mas sim o mundo todo, como eles não tem o controle do mundo, não poderiam sozinhos criar essa lei.

Ainda estou tentando descobrir o que será de mim fazendo trabalhos de escola sem usar a wikipedia...
Hioko-chan. De volta!


Imagem

1 ano de XisDe \o/

Justo quando a lagarta achava que o mundo tinha acabado, ela virou uma borboleta. - Lamartine
Avatar do usuário
Codemaster
Senpai
Mensagens: 883
Registrado em: Qua Mai 06, 2009 11:03 pm
Localização: Shibuya-cho
Contato:

Re: RIP MegaUpload, FileServe, FileSonic

Mensagem por Codemaster »

Sim, o argumento até funcionaria caso a queda dos shares não tivesse apoio dos governos de outros países.

Sobre fechamento de outros sites, é incerto, porém, como a SOPA esfriou pelo próprio criador do projeto, ninguém sabe se será levada adiante.
ImagemImagem

---------------Imagem

-------------------Imagem

-------------Gosta de Kpop, DDR e PS2? Confira o meu mod de In The Groove!
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: RIP MegaUpload, FileServe, FileSonic

Mensagem por Keitarou »

Depois de todo o estardalhaço, a maior parte dos políticos mudou de lado e se dizem contra a SOPA e PIPA. Acho que a internet deveria ser Global, sujeita a uma legislação internacional que fosse gerenciada pelos países membros, e não pelos EUA.

O que pode-se dizer que é conteúdo livre na internet? Obviamente não estou falando de filmes, séries, etc. Coisas mais simples como um texto, fotos, gráficos, etc? Se alguém posta uma foto aqui no fórum sem pagar os direitos autorais, eles poderão tirar o XD do ar se o dono reclamar? Isso é tenebroso demais

Mesmo que seu site esteja hospedado em outro país, por exemplo Brasil, se o site tiver um domínio .com, .net, .org (como o XD tem) ele estará sujeito a legislação e poderá ser retirado do ar, pois a InterNIC é parte do departamento de comércio dos EUA. Olha, com essa caça às bruxas que começou, eu realmente temo pelo futuro da internet.

Hoje todo mundo está correndo para os torrents, mas quanto tempo eles vão durar se forem os próximos alvos? Os torrents por si só não são bloqueáveis, mas dependem totalmente do servidor central (tracker) para obter seeds e peers para o download. Se o FBI resolver retirar os principais trackers do ar, adeus torrents...
Avatar do usuário
Codemaster
Senpai
Mensagens: 883
Registrado em: Qua Mai 06, 2009 11:03 pm
Localização: Shibuya-cho
Contato:

Re: RIP MegaUpload, FileServe, FileSonic

Mensagem por Codemaster »

Hoje todo mundo está correndo para os torrents, mas quanto tempo eles vão durar se forem os próximos alvos? Os torrents por si só não são bloqueáveis, mas dependem totalmente do servidor central (tracker) para obter seeds e peers para o download. Se o FBI resolver retirar os principais trackers do ar, adeus torrents...


Ainda há a luz nos serviços P2P: Gnutella
A Gnutella é uma rede totalmente descentralizada usada em programas comuns de peer to peer. Para fazer a Gnutella cair, teria que levar todos os usuários junto e mesmo se fechassem todos os programas atuais de P2P, ainda teriam versões extra-oficiais (inclusive versões de Linux, que normalmente são esquecidas pelos detentores de conteúdo). O LimeWire foi "desligado" pela indústria de entretenimento, mas há a continuação não oficial dele rodando net afora.

Depois de todo o estardalhaço, a maior parte dos políticos mudou de lado e se dizem contra a SOPA e PIPA. Acho que a internet deveria ser Global, sujeita a uma legislação internacional que fosse gerenciada pelos países membros, e não pelos EUA.

Concordo.
ImagemImagem

---------------Imagem

-------------------Imagem

-------------Gosta de Kpop, DDR e PS2? Confira o meu mod de In The Groove!
Avatar do usuário
Orion
Senpai
Mensagens: 650
Registrado em: Seg Out 18, 2010 9:41 pm
Localização: Mundo do Caos

Re: RIP MegaUpload, FileServe, FileSonic

Mensagem por Orion »

O único servidor que eu nunca tive problemas é o MegaUpload, nunca gostei do Mediafire e RapidShare...
Agora vai ser difícil viver sem ele... =/
混沌の世界 - - 遊戯王 - 犬夜叉
Imagem 闇魔界 オリオン
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: RIP MegaUpload, FileServe, FileSonic

Mensagem por Keitarou »

Codemaster escreveu:Ainda há a luz nos serviços P2P: Gnutella


Imagem

O_o? Só conhecia esse aqui... Vou pesquisar o outro enquanto a internet ainda é livre lol
Avatar do usuário
Pikkoro Jyunia
Senpai
Mensagens: 471
Registrado em: Ter Jul 06, 2010 10:54 pm

Re: RIP MegaUpload, FileServe, FileSonic

Mensagem por Pikkoro Jyunia »

Code claro que tentaram e se imposeram, pois veja, o megaupload estava sediado em Hong Kong e o dono na Nova Zelândia. Qual a autoridade de encerrar um site localizado em outro país? Nenhuma, mas fizeram porque se deixa, se fossem fechar um no Brasil não estariam a se impor ao Brasil, ultrupassando a sua legitimidade legislativa? Uma coisa é impedir os americanos de acederem aos sites, outra é ao mundo.

Além disso, a PIPA e SOPA não incidem somente em pirataria, nem sequer existia apenas isso no megaupload. O raio de acção é muito maior, dando poderes para controlarem e fecharem porque sim, sem mais justificação.

Entretanto a reacção da comunidade europeia:

UE não vai proteger direitos de autor às custas de bloqueios na Internet

Viviane Reding, comissária europeia da justiça e vice-presidente da Comissão Europeia, afirmou hoje que para a União Europeia o bloqueio da Internet como forma de proteção dos direitos de autor não é uma opção.

"A proteção dos direitos de autor não pode sobrepor-se à liberdade na Internet", defendeu a responsável durante uma intervenção realizada num evento em Munique."Para a Europa bloquear a Internet não é uma opção", relata o El Mundo.

A comissária considerou que a liberdade de expressão e informação são direitos fundamentais dos cidadãos europeus decorrentes de uma Internet livre. No entanto, também admitiu que os criadores têm igualmente direito de proteger as suas criações. Nas suas diretrizes a União Europeia privilegiará por isso políticas que reequilibrem os dois direitos, garantiu.

As declarações da comissária europeia, que evitou uma opinião sobre a proposta legislativa que tem agitado os Estados Unidos nas últimas semanas, conhecida por SOPA, são proferidas dias depois do serviço Megaupload ter sido encerrado e detidos os responsáveis.

A intervenção surge também numa semana em que o tema está na agenda europeia, com a apresentação prevista para esta quarta-feira das medidas que integram a prevista reforma da legislação europeia na área da proteção de dados.

Às 12h30 é apresentado o pacote de medidas que pretende modernizar a diretiva para a proteção de dados de 1995, adaptando-a aos desafios do mundo digital, e introduzir na UE um conjunto de novas medidas nesta área.

O tema tem estado em análise pela CE, que nos últimos meses recebeu opiniões dos interessados através de duas consultas públicas às propostas desenhadas pelo executivo europeu para reformar as leis europeias da proteção de dados.

"A proposta vai focar-se no reforço dos direitos individuais, aproximando o mercado interno da UE e assegurando um nível elevado de proteção de dados em todas as áreas", pode ler-se na nota de agenda das atividades da Comissão Europeia para o próximo dia 25 de janeiro.

Embora a posição de Reding fale em conciliar direitos vale a pena recordar que a Europa tem sido notícia pelas políticas duras no combate da pirataria online, que alguns países têm tentado levar ao terreno, como França ou o Reino Unido.

Embora em ambos os casos a proposta inicial tenha sido suavizada, a limitação do acesso à Internet (por parte dos utilizadores, neste caso) está previsto como forma extrema de zelar pelos direitos de autor e penalizar os infratores.
Imagem

ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
kuro kitsune
Senpai
Mensagens: 947
Registrado em: Qua Mar 25, 2009 1:36 am
Localização: São Paulo, SP

Re: RIP MegaUpload, FileServe, FileSonic

Mensagem por kuro kitsune »

Já era de se esperar que muitos desses hosters desistissem de continuar com seus serviços devido o medo de acontecer com eles o que aconteceu com o Megaupload... só não pensei que fosse acontecer tão rápido.
Sobre como a internet deveria ser governada, também sou a favor de uma criação de uma equipe de ordem global. O Estados Unidos é a "potência prepotente" se consideram os donos de tudo e todos ¬¬ mas sem dúvida não passam de comedores de fast-food... como o Keitarou disse seria ideal a criação de uma legislação onde países afiliados (ou todos os países, cada um com seu representante) detivessem o poder de selecionar quais leis são aplicáveis a internet, para que não houvesse mais nenhum tipo de problema como esse criado com a SOPA.
Enfim aparentemente a investida da SOPA/PIPA contra a pirataria será neutralizada, mas o projeto foi incentivo o suficiente para gerar uma forte repreensão na internet.
Não acho que estejamos prestes a ver o fim da pirataria, pelo contrário, com cada vez mais pressão e censura sobre a internet maiores serão as chances de novos meios de difundir a pirataria surgirem pela internet e antigos voltarem a ativa.

E ainda espero que o governo americano sofra muita repressão por essas atitudes sempre abusivas deles, tanto por parte do hackers quanto por parte de outras nações que possuem peito o suficiente para baterem de frente com os "Americanos"... aliás norte-americanos ¬¬
-----------------------------------City Lights-----------------------------------
ImagemImagem

Imagem

"I'll never look back, I've got no regrets. Cause time doesn't wait for me I choose to go my own way"
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: RIP MegaUpload, FileServe, FileSonic

Mensagem por Keitarou »

kuro kitsune escreveu:...para baterem de frente com os "Americanos"... aliás norte-americanos ¬¬


Aliás, "estadunidenses". São tão prepotentes como se na América do norte só houvessem eles xD
Responder