Sobre Aprender japonês (pode servir de motivacional..ou não)

Questões gerais sobre o idioma que não se encaixam nos tópicos abaixo:
Responder
Avatar do usuário
Jin_Titor
Mensagens: 20
Registrado em: Seg Fev 27, 2012 9:04 pm
Localização: 0.33480987% , em algum lugar na Terra

Sobre Aprender japonês (pode servir de motivacional..ou não)

Mensagem por Jin_Titor »

Bom pessoal... eu estava pensando em tentar contribuir um pouco com a comunidade xD. O forum é muito legal, e o pessoal também é muito divertido :mrgreen:
Espero que possa ser útil ... :oops:
Então... se você quer aprender japonês, ou qualquer outro idioma ou habilidade, há um fator inicial que deve ser levado em conta: o motivo.
Pra que você quer aprender o idoma? Por diversão? Para negócios? Para assistir anime/ler mangá? Para conversar com nativos? Morar no Japão? Fazer o JLPT? Impresionar amigos? Pelo simples prazer de aprender algo novo?
Não é algo que se deva pensar a fundo mas pelo menos ter uma ideia já ajuda bastante, principalmente nos momentos que, ainda mais se você aprende sozinho, vem a dúvida do "devo continuar?"
O que vale lembrar é que, especialmente se você aprende por diversão ou por prazer, uma vez que ela passe, ou que você não sinta mais necessidade de aprender japonês (no momento), desista. (o_O) sim..
Tudo bem que é chato mas... se você se cansou, então passe pra outra coisa, fique "de férias" de japonês... se um dia a vontade de aprender voltar, não se preocupe, o japonês não vai fugir não =D Então não hesite e volte a aprender ué...se for o caso, reaprenda, sem medo.. até porque algo uma vez aprendido é reaprendido beeem mais rapidamente e facilmente.

Daí em diante, foque-se no seu objetivo (momentaneo ou não).
De acordo com Khatzumoto do AJATT (all japanese all the time) e mesmo o conhecimento popular, se você quer aprender a fazer algo, faça isso até dominar! Começa-se ruim, e aos poucos vai melhorando até atingir um nível melhor (não vamos dizer perfeição, porque você nunca saberá 100% do japonês, bem como você não sabe isso tudo de português >_<... afinal, constantemente estamos aprendendo coisas, palavras novas)
Então se você quer falar com nativos, fale com eles.... se quer ler mangás, leia mangás (o_O), entender anime sem legenda? assista anime sem legenda.
Não é algo do dia pra noite, nem é tão simples assim, mas é a lógica =P. De início é difícil, claro... imagine que você é uma criança que sabe pouco ou quase nada... e aos poucos vai aprendendo.
Essa criança vai crescendo aos poucos, estando em contato com o idioma, e se acostumando a ele, entendendo, aos poucos...
O treino leva a perfeição ^^....
Se você aprende por diversão, então evite coisas que te entediam o_O... quer aprender japonês? se sim, normalmente recomendam uma apostila para se ler, ou curso. Não gostou? Então desista e busque outro método, não tente forçar a barra, afinal você aprende por diversão!! Seu objetivo é se divertir e não ter uma obrigação a mais o_O...
Pessoal, desculpa ae se eu estou pegando um pouco pesado >_<...
Se você gosta de livros e apostilas então os use à vontade. Qualquer coisa que contenha japonês é suficiente para ajudar a aprender japonês. Um cartaz, um livro didático, animes, mangás, conversa com nativos, professores, programas de tv, qualquer coisa que se tenha acesso o_O (a única restrição é estar em japonês).
Ao estar em contato com a linguagem (segundo a teoria do "Comprehensible Input" do linguista Stephen Krashen), o cérebro absorve as informações e cria novas conexões. É claro que quanto mais compreensivo, fácil de entender, intuitivo for a fonte em questão, mais se aprende.
É como... "aprender por osmose". Imagine você em uma sala rodeada por físicos discutindo sobre teorias de como surgiu o universo (vix viajei agora ne =P). Ok... (pesadelo pra muitos MUAHAHA). Você está lá ouvindo eles se explicarem. Digamos que inicialmente você não entenda nada... ou quase nada... mas quanto mais tempo você permanecer na sala, mais você vai acabar absorvendo o que eles estão falando. (Principalmente se eles repetirem o que falam...) (Metaforicamente isso seria o "input", a fonte de japonês).
Claro que se você olhar um livro (que seria um dicionário ou gramática, um livro didático ou um professor) que te explique mais detalhadamente sobre o que eles falam, ao voltar a sala será ainda mais fácil de entender o que eles tanto discutem, certo?
Mas a simples exposição já seria (teoricamente) suficiente para que você entendesse. *Demoraria mais tempo, mas eventualmente começaria a fazer sentido*.

Outra forma que acelera o aprendizado seria imitar esse processo que os bebês e crianças fazem naturalmente através de programas de computador (ou faz a mão mesmo =P). É o chamado SRS (spaced-repetition system). Basicamente, é um sistema de repetição espaçada... (duuh ¬¬) ou seja, você vê uma informação agora, e então para não esquecer, essa informação será mostrada mais adiante, digamos, daqui a 1 dia. Se você consegue se lembrar bem, então virá de novo em 2 dias a partir da última repetição... depois 4, 8, 15, 40, 100, 400, .... até chegar uma hora que vai levar toda uma vida para que necessite repetir.
Nesse meio tempo, (teoricamente), a informação fica guardada no seu cérebro. Há programas gratuitos que fazem isso como o Anki ou SuperMemo.
Pessoalmente eu não tenho paciência pra usar >_<... mas muita gente usa atualmente.
De novo, se você aprende por diversão e acha isso chato, então não o faça... =P
.....
Exemplo pessoal:
Eu comecei sem objetivo específico há poucos anos (o_O)... foi por diversão, na verdade (fora o sonho de ir pro Japão e talz, mas nada certo de ir ...até hoje xD).
Fique obsecado em aprender rápido e comecei a buscar meios de aprender japonês o mais rápido possível... pessoal, por favor, não façam isso ...
No fim, eu perdi uns 2 anos da minha vida, perdi tempo que poderia ter investido em usar japonês, me divertir com ele, e no fim enjoei até de animes e mangá o_O eu passei um tempo sem um pingo de coragem para ver qualquer coisa relacionada a japonês... por causa da vontade de terminar logo, de "terminar mais rápido do que..." (seja la quem fosse o_O) e a diversão foi embora bem rapidamente. Eu só pensava em "tenho que aprender" e "isso tem que ser rápido". Isso não é bom >_<
Bom, pra não dizer que foi todo ruim, eu aprendi um pouco sobre o funcionamento do cérebro, isso que estou lhes contando agora e blablabla... mas que foi chato e interminável, foi. (Uma das formas de se aprender também é observando os erros e evitando cometé-los, da mesma forma, de novo xD)
Até que eu me toquei no que estava fazendo e parei. Em menos de uma semana eu voltei a ouvir música japonesa, ver animes, e me divertir com isso. E lá veio a vontade de tentar aprender de novo ^_^/... mas dessa vez eu não foco em aprender, mas sim em aproveitar o conteúdo... se for pra aprender, que seja uma consequência =P. Afinal eu aprendo por "diversão", e não por OBRIGAÇÃO ou por DEVER.
No dia que eu cansar, eu paro =P... até agora nada.
Do contrário, eu fiquei viciado em Steins;Gate (e death note e...)... >_< (assisti com legendas, sem medo algum de ser feliz xD) dias depois eu achei a light novel raw na internet e estou lendo. Quase não começo porque tive medo de não entender, mas eu comecei após lembrar disso que estou lhes falando, algumas postagens do blog do Khatzumoto, AJATT (especialmente "before you pwn books you must first own books", que diz que basicamente, "se você quer aprender a ler, tenha livros, tente lê-los") e de um cara que aprendeu polonês basicamente com Harry Potter (lingua trek, ta la no final do post). Em resumo, o cara leu 2 vezes... a primeira ele leu por diversão (tentando deduzir por *contexto* e usando dicionário nas palavras esssenciais apenas) e a segunda leu buscando no dicionario o máximo de palavras possíveis, e então pondo em um SRS.
Vale lembrar que o objetivo dele era APRENDER polonês. ^^...
Enfim, eu tentei começar o método mas no fim das contas eu só estou lendo uma vez. Nas primeiras 100 páginas (steins;gate tem 2 livros... no primeiro tem 560 +\-) eu fiquei tentando pegar o máximo de palavras possíveis no dicionário do computador mesmo, e anotei num arquivo. (nunca abri ele, ficou lá =P, mas enfim). Depois eu desisti por umas 2 semanas... foi então que eu resolvi tentar ler "por diversão", pra tentar entender o que puder pegando só as palavras essênciais ou que eu realmente queira saber o significado (porque são bem legais/bonitas/chamativas/toscas, enfim... xD) e nisso eu fui lendo, lendo... e em um final de semana terminei as outras 460 páginas o__O. Eu tinha assistido o anime anteriormente, meses atrás, então isso ajudou, claro, mas eu consegui entender o_O. Vocês não sabem a emoção que isso deu xD.
Dae eu fiquei meio que viciado em steins;gate (ainda mais) e em japonês...
Ps: boa parte das palavras que eu olhei no dicionário eu "Não lembro" (não quer dizer que o cérebro não tenha registrado), mas isso não é algo negativo, afinal o foco não é aprender ^^... ainda assim, é interessante que pelo contexto, muitas palavras simplesmente passam a fazer sentido... e essas sim, você aprende beem mais facilmente. Talvez não possa usá-las falando, por exemplo, mas entender pelo menos você vai, com maior facilidade.

E é... aprender por contexto é a forma mais efetiva e disseminada atualmente. Se você quer aprender uma palavra, aprenda ela junto a uma frase que dê um sentido real, nunca solta. Eis o que os linguístas contemporâneos mais enfatizam. Uma palavra pode ter váários significados, e se for traduzir, eles aumentam exponencialmente o_O ex: 聞く (きく、kiku): escutar, ouvir, dar ouvidos, perguntar, questionar... 僕はあなたに聞きたいことがある (boku wa anata ni kikitai koto ga aru) => "há algo que eu quero te perguntar". <<- Aprenda, ou ao menos entenda essa frase e você vai aprender junto a gramática por trás dela e um dos usos de "kiku" em um contexto real (o_O). Daí só substitui umas palavras por outras, mantendo a mesma estrutura e tadã, a quantidade de novas coisas que você aprendeu é imensa, não? (sensei ni kikitai koto ga aru... boku wa sore wo mita koto ga aru, ......)、 ... que coisa não O_O''

E.... em resumo resumido, é isso pessoal =D... espero não ter pegado pesado.... eu resumi o que tenho lido a respeito do aprendizado de habilidades (idiomas).... como aqui é, dentre outras coisas, um fórum dedicado ao aprendizado de japonês, então achei conveniente >_<... espero não ter feito besteira xD...


Fontes:AJATT (all japanese all the time, blog motivacional muito bom!! recomendo pra quem está com a "dúvida do que fazer") , Stephen Krashen (famoso linguista), SRS (spaced-repetition system), teoria do "Comprehensible Input", linguatrek,...

http://www.alljapaneseallthetime.com/bl ... -first-own
http://www.linguatrek.com/blog/2010/12/ ... -me-polish
http://www.linguatrek.com/blog/2011/01/ ... n-language


Ta agora eu to com as mãos mortas, cansaço e sono ... então... vou dormir que amanhã tem aula :shock:

PS: Desculpe qualquer incoveniente que essa postagem possa causar... se for o caso, deletem-na.
よー、ソノヴァ***っす!! õ/
アイ・エム・ア・マッド・サイエンティスト
。。。
ヨウシクね~っ
Avatar do usuário
algriel
Senpai
Mensagens: 1073
Registrado em: Ter Mar 17, 2009 12:12 pm
Localização: Natal/RN/Brasil/Terra

Re: Sobre Aprender japonês (pode servir de motivacional..ou

Mensagem por algriel »

nossa...que texto grande xD (mais impressionante é que eu li isso tudo o.O)

gostei bastante e concordo...quanto mais contato com uma coisa você vai aprendendo naturalmente

cada qual tem seus motivos e velocidades diferentes de aprendizado....sempre aprendi por apenas diversão por isso meu modo de estudar varia de alguns.
e eu ja li alguns tbm novels xD(é tão emocionante entender pelo menos algo pelo contexto =D)...alem de jogar os visuais novels frenquentemente para praticar a leitura.
Imagem
Responder