Shogi

Seção exlusiva para falar sobre jogos e RPGs.
Responder
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Shogi

Mensagem por Keitarou »

Estava procurando um novo anime para assitir, e aleatoriamente baixei alguns torrents e acabei me deparando com um anime sobre shogi [Shion no Ou]... Já tinha lido um mangá sobre outro jogo comum no Japão, o Go, que achei bastante interessante aprender, então decidi correr atrás para ver se poderia aprender o básico do Shogi também. Para quem não conhece, é o jogo que o Shikamaru joga no anime Naruto.

Conhecido como "Xadrez japonês", é dito que é baseado num jogo indiano que deu origem ao xadrez persa (que por sua vez originou nosso xadrez ocidental), assim como todas as versões do xadrez oriental (China, Coréia, Japão, Tailândia, ..., todos têm versões similares do jogo, com diferentes nomenclaturas).

Uma característica do jogo é que seu tabuleiro padrão tem o tamanho de 9x9 casas, ao invés de 8x8 como no xadrez ocidental. Todas as peças possuem o mesmo formato e tamanho similar, a única coisa que muda é que sempre têm a mesma cor, para ambos os jogadores (há uma razão para isto), o que determina o dono da peça é a posição que esta é inserida no tabuleiro. Como o formato é sempre o mesmo, os tipos de peças são identificados pelos kanjis na sua superfície, ou seja, é diferente do xadrez ocidental onde cada peça tem um formato diferente.

É um jogo complexo, formal, cerimonial, cheio de tradicionalismos e etiqueta como tudo que os japoneses inventaram... lol Mas nada impede que os pobres coitados como nós tentemos aprender um pouco, mesmo que seja de brincadeira...

Apesar de haver várias informações básicas na Wikipedia para começar a entender o jogo, a melhor fonte (não procurei muito) achei no Youtube, dentre tantos vídeos, um japonês que fala um bom inglês ensinando desde o basicão, com a vantagem de ter legendas em português disponíveis para os vídeos, que também são muito bem explicados, passo a passo.

Contei mais de 50 lições, mas vou postar o link das 5 primeiras e quem achar interessante basta checar a playlist para ter acesso a todos, inclusive jogos completos gravados e explicados pelo autor, para demonstrar as estratégias de ataque, defesa, etc... Bem interessante mesmo!

:arrow: 1: http://www.youtube.com/watch?v=Pkz0LVBg0W4&feature=plcp
:arrow: 2: http://www.youtube.com/watch?v=94ZqCEMWoY0&feature=plcp
:arrow: 3: http://www.youtube.com/watch?v=KOXnGglN6RI&feature=plcp
:arrow: 4: http://www.youtube.com/watch?v=XNo3QN5cJ4s&feature=plcp
:arrow: 5: http://www.youtube.com/watch?v=QTHEVwtmsXo&feature=plcp

Ja ne
Avatar do usuário
algriel
Senpai
Mensagens: 1073
Registrado em: Ter Mar 17, 2009 12:12 pm
Localização: Natal/RN/Brasil/Terra

Re: Shogi

Mensagem por algriel »

Jogava isso a uns anos atras...mas como não tenho paciencia nem pra jogar damas..então é tudo random as jogadas
Imagem
Responder