Oi, eu sou o Goku... Ah não, péra... XD - MANIFESTO 2015

Responder

O que fazer à partir de agora?

Nada, já foi-se o tempo.
1
4%
Reunir os sobreviventes em uma rede social.
5
19%
Investir na restauração do fórum.
20
77%
 
Total de votos: 26
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Oi, eu sou o Goku... Ah não, péra... XD - MANIFESTO 2015

Mensagem por Keitarou »

Olá pessoal, muitos devem ter ficado surpresos com a volta do fórum ao ar... E por ter ficado tanto tempo fora, também. Por isso achei que seria legal pelo menos dar uma satisfação a todos aqui na comunidade:

Quem me conhece sabe que a muito tempo já não tenho tempo não frequento o fórum, nem faço nada relacionado ao Otaku Project. São tantos compromissos do dia-a-dia, trabalho 1, trabalho 2, faculdade, cursos, etc, que infelizmente tive que me afastar por séculos, e durante este tempo todo o fórum esteve encostado.

O motivo disto é que o sistema do fórum tinha uma série de alterações, de aparência e funções, que são feitas manualmente no código, e a cada atualização de versão do sistema (por motivos de segurança), tudo teria que ser refeito, manualmente. Isso de novo e de novo, a cada atualização... Acabou se tornando uma coisa inviável.

Porém, pensando no assunto, depois de tanto tempo, fiz questão de recolocá-lo no ar novamente assim que fosse possível, por um simples motivo: tudo que está contido dentro destas páginas. São horas de dedicação de muitos, de coleguismo, diversão, alegria e até raiva, mas tudo isto fez parte da vida de vocês, e até marcou algumas histórias como a minha própria.

Mesmo tendo em mente que, hoje em dia, um fórum é um sistema obsoleto, tudo hoje em dia é feito nas redes sociais, minha ideia é manter o fórum como uma relíquia e recordação de tempos que não voltam mais. E sinceramente espero que muitos de vocês, eventualmente, leiam essa mensagem e concordem comigo.

Também convido a opinar sobre o que pode ser feito à partir de agora. Ou se vale à pena fazer algo. Não em relação ao fórum em si, mas da comunidade. A muito penso em nos reunirmos no facebook, talvez um grupo ou uma página, para fazermos o que era feito aqui. Ou será que uma restauração da glória dos tempos antigos neste próprio fórum? Estarei aguardando seus comentários.

Um grande abraço a todos, e obrigado pela paciência.
Avatar do usuário
Hisoka Senpai
Senpai
Mensagens: 526
Registrado em: Sex Set 03, 2010 10:29 pm
Localização: Greed Island

Re: Oi, eu sou o Goku... Ah não, péra... XD - MANIFESTO 2015

Mensagem por Hisoka Senpai »

Olha.... se a staff não tiver tempo pra cuidar do fórum, acho melhor desencanar....

pelo que eu percebo por aí, os fóruns que continuam com um bom movimento são os que a staff é mais participativa, sempre criando novos tópicos pra galera discutir, e trazendo novidades, joguinhos, concursos, zueras, etc...

normalmente os membros comuns não tem essa iniciativa..... por algum motivo obscuro..... :roll:


Enfim, voto na 1..... ninguém vai morrer se isso aqui acabar XD



PS: parece que eu estou colocando a culpa na staff, mas não é esse meu ponto.... vcs tem suas vidas e a gente entende XD
PS2: já existe a comunidade do face e ninguém posta lá não!! XD
Imagem
Avatar do usuário
Jonta
Senpai
Mensagens: 301
Registrado em: Sex Abr 13, 2007 12:20 pm
Localização: Guarulhos-SP

Re: Oi, eu sou o Goku... Ah não, péra... XD - MANIFESTO 2015

Mensagem por Jonta »

Aeeee!

Que legal reviver o fórum. Havia muita coisa boa aqui.
Às vezes eu ainda tentava acessar a página do fórum, com a esperança que estivesse de volta.
Várias lições e respostas estão aqui, além de papos divertidos.

Mesmo depois da desativação, eu continuei estudando japa e, por vezes, durante revisões, ressurgiam dúvidas que eu sabia que aqui havia respostas.
Há um ano, devido a outras atividades que passei a me dedicar, que tomaram meu tempo, e eventos não muito agradáveis da vida, que acabaram me desmotivando, interrompi os estudos da língua japa.

O retorno do fórum reacendeu a minha vontade de estudar.
Hora de replanejar o tempo e os estudos!

Valeu, Keitarou-sama!

Manter o antigo fórum ou criar uma comunidade no Facebook?

Não acho que fóruns se tornaram obsoletos. Há muitos fóruns ativos e bem movimentados por aí, mas é verdade que com as redes sociais é possível alcançar muito mais usuários e notoriedade.
Lembro que havia usuários do fórum que acessavam do trabalho. Tendo em vista que muitas empresas restringem o acesso às redes sociais dentro de suas dependências, esses usuários só poderiam acessar de casa, ou através do fórum.

Por outro lado, há pessoas que não querem se cadastrarem em fóruns diversos. Uma conta para cada fórum que for acessar. Tem-se certa limitação de usuários ou redução de público.

Existe também uma modalidade semelhante a um fórum, mas que dispensa cadastro, uma vez que o usuário pode acessar e participar utilizando sua conta de rede social como o Google+ e o Facebook, por exemplo. O Tecmundo utiliza esse tipo de fórum e, se não me engano, fizeram uma transição da velha modalidade de fóruns para esta que utiliza a conta de rede social, mantendo todos os tópicos antigos.

O ideal seria acompanhar as tendências do mercado. Talvez um fórum como o do Tecmundo (que eles chamam de "Rexposta") seja bem interessante, uma vez que não se perde os tópicos antigos e ainda pode gerar uma aproximação com as redes sociais (que pode não ser somente a uma delas) e talvez ganhar um destaque extra. Mas aqui cai naquela questão de usuários que tem o acesso restrito no trabalho.
Avatar do usuário
Nathanael Costa
Mensagens: 3
Registrado em: Sáb Fev 18, 2012 1:35 pm

Re: Oi, eu sou o Goku... Ah não, péra... XD - MANIFESTO 2015

Mensagem por Nathanael Costa »

Esse fórum é excelente!!! Passei algum tempo tentando entrar, esperando encontrar o fórum de volta.
Aqui eu encontrei as melhores dicas e materiais pra estudar japonês individualmente.

Apoio muito a iniciativa de manter o Fórum aberto, ao menos pelo valor dos guias e materiais que se têm aqui.
Avatar do usuário
gabriel_134
Kouhai
Mensagens: 107
Registrado em: Dom Abr 10, 2011 10:12 pm

Re: Oi, eu sou o Goku... Ah não, péra... XD - MANIFESTO 2015

Mensagem por gabriel_134 »

Eu sou a favor não só da restauração do fórum mas também, assim como o Jontan falou, ver a possibilidade de interliga-lo as redes sociais, pra mim o fórum tem um valor sentimental muito grande, apesar de não ser um usuário tão ativo quanto eu queria ser, mas foi um pouco chato vê-lo sair do ar, e ainda me doí um pouco vê-lo parado assim, ainda rezo para que o fórum volte firme e forte como ele era.

obs: Eu sei como é esse negocio de trabalhar e fazer faculdade, sei que não sobra tempo pra quase nada, no mais boa sorte e tudo de bom Keitaro-SAMA!
Objetivos:

[x] Aprender hiragana.
[x] Aprender katakana.
[x] Aprender 20 kanjis.
[ ] Aprender 100 kanjis.
[x] Acabar o ensino médio.
[x] Começar faculdade. (SISTEMAS DE INFORMAÇÃO!! É NOIS!!)
[ ] Ter um akita.
[ ] Ir para o Japão.
[ ] Morar e trabalhar no Japão.
[x] Aprender a Bankai.
[x] Fazer Genki Dama
Imagem
Avatar do usuário
Hisoka Senpai
Senpai
Mensagens: 526
Registrado em: Sex Set 03, 2010 10:29 pm
Localização: Greed Island

Re: Oi, eu sou o Goku... Ah não, péra... XD - MANIFESTO 2015

Mensagem por Hisoka Senpai »

Convenhamos que o mais certo é apagar tudo...
Imagem
Avatar do usuário
Teka
Senpai
Mensagens: 676
Registrado em: Seg Ago 04, 2008 6:14 pm
Localização: Bahia

Re: Oi, eu sou o Goku... Ah não, péra... XD - MANIFESTO 2015

Mensagem por Teka »

Não acho que deva apagar tudo. Eu sou a favor do fórum. Fui mais uma que sempre tentava visitar o endereço antigo na esperança que ele voltasse. Também acho que o que dá vida a um fórum são as pessoas e esse é muito divertido e instrutivo. Pra mim, o fórum tá voltando aos poucos, porque a maioria das pessoas que eram assíduas por aqui simplesmente desconhecem a sua volta.
Kei-sama, acho que você precisa encontrar parceiros. É uma barra ter que cuidar de tudo sozinho. Tinha uma galera interessante por aqui para isso...
Valeu por dar uma melhorada!!! Aquela versão anterior tava dando urticária.
Obrigada por ter retornado. Coloca de novo a conta do banco pra gente ajudar. Quando arranjei emprego e ia ajudar o site vocês saíram do ar. Rssssss
Imagem

"Só se vê bem com os olhos do coração. O essencial é invisível aos olhos"
(St. Exupéry)


"Só se vive realmente quando se ama.
O amor cria o céu dentro de nós e o paraíso ao redor"

(Fala do filme sobre Omar Khayyan, poeta perso)
Avatar do usuário
Gladiolo
Mensagens: 8
Registrado em: Sex Jul 03, 2015 9:37 pm

Re: Oi, eu sou o Goku... Ah não, péra... XD - MANIFESTO 2015

Mensagem por Gladiolo »

Como um grande intrometido nesta história, vou comentar aqui minha opinião.

Foi uma coincidência grande eu ter entrado aqui no fórum hoje e por acaso vi que tava funcionando.
Eu praticamente nunca postava (ps: esse é outro nick), mas acompanhava sempre o fórum. E acabei me apegando a ele. Quando caiu, eu e outros ficamos tentando reviver o fórum de várias formas. O Hisoka mesmo participou; Higursahi, entre outros.

Desisti disso quando percebi que era um exagero e que era presunção ficar querendo fazer algo que nm era meu voltar a ser o que era. E isso fazem alguns anos, acho.
A última tentativa foi quando tentei criar umas aulas na página do facebook, e foi quando cai na real.
1º, eu não fazia ideia do que tava fazendo
2º, mesmo se eu continuasse, não seria a mesma coisa.

(Após o pedido de desculpas)

Keitarou, no geral, se isso ainda faz sentido pra você, acho que deixar o fórum online pode ser interessante, como lembrança. Não sei se visitariam e, principalmente, se postariam, mas o endereço "forum xisde" tem um certo valor emocional como disse o gabriel. Nós crescemos vendo o seu trabalho e lendo o fórum. Mas o orkut e o msn também acabaram, há coisas que se vão e não tem como fazer voltar. E é importante saber lidar com isso.

Fórum nos dias de hoje é realmente desvalorizado. E mesmo o pessoal de antes, algriel, tsuna, higurashi, hisoka, teka, acho que cada um seguiu seu caminho e não sei se seria a mesma relação hoje da que teve antes - ao menos não com os mesmos personagens e do mesmo jeito.

Enquanto ainda havia orkut eu tentei fazer parte da "resistência" que tentava fazer voltar o estilo de fórum e comunidade, mas em parte isso é sinal de velhice: é ficar querendo que o que estávamos acostumados e sumiu volte e continue como era pra que não tenhamos que nos acostumar aos novos meios.

Eu ainda acho o sistema de fórum bem rico pra uma discussão, ou mesmo um diálogo. É bem mais divertido e descompromissado do que uma rede social. A gente não precisa saber quem é a outra pessoa e nem ela precisa saber quem somos; são só dois amigos - virtuais, literalmente - trocando informações, se divertindo, aprendendo juntos.

Isso é algo que se perdeu nos dias de hoje em que usar nick é pecado, é preciso saber o nome e a foto da pessoa que está do outro lado. Ou pelo menos o número de celular. Tem que conhecer a vida e a história, e porque votou no PT ou porque é contra a maioridade penal. Menos que isso, e tem o risco de ser um sequestrador querendo te carregar pra Índia.

(Exemplo: A gente não sabe quem é Hisoka, pode ser alguém bizarro, mas pro fórum é só uma pessoa esquisita com avatar do Hisoka. Pra alguns é algo ruim, perigoso; pra outros, é interessante não precisar conhecer a pessoa, só zoar um pouco, sem compromisso).

==================
Minha opinião: Pessoalmente eu gosto do fórum. Se for por custar algum dinheiro, hoje em dia estou mais consciente e poderia ajudar. Mas acima de tudo, Keitarou, queria saber o que você acha de voltar o fórum. Pra você, vale à pena?

E, se voltar, tem a possibilidade de trazer as antigas corujas pra cá. E tem a página do facebook que sempre tem novas curtidas. Eu sou o cdc dela, se quiser posso por o aviso que o fórum voltou.

É isso. E vocês, o que acham?
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Oi, eu sou o Goku... Ah não, péra... XD - MANIFESTO 2015

Mensagem por Keitarou »

Muito tempo se passou, o fórum mesmo esteve ligado desde o início ao curso de japonês, desde 10 anos atrás, numa época onde não era tão fácil encontrar informações sobre o idioma como é hoje, e era isto que movimentava o fórum. Não creio que seja possível restaurar o fórum como era antes, nem tenho pretensão para isso, mas eu acredito que o relacionamento possa ser aproveitado, seja aqui ou fora daqui.

Não tem a ver com questão financeira agora, o domínio e a hospedagem estão garantidos em parceria com outros serviços, então do ponto de vista financeiro, não faz diferença.

Concordo com o fato de, pelo menos aqui, a vida pessoal da pessoa não estar tão exposta. Ao mesmo tempo que alguns membros me conhecem (e outros) fora do XD, não sei até que ponto seria confortável que qualquer um soubesse detalhes pessoais de qualquer outro. Essa era uma preocupação, mas eu queria ouvir mesmo se concordavam ou discordavam.

Trazer o fórum de volta foi um trabalho complicado, mas nunca foi minha intenção deixar tudo isto se perder. O tempo passou, prioridades mudaram, mas não posso negar que tenho uma teimosia senil alimentada pela crise dos 30 de manter isto no ar. Se não fosse assim, poderia ter largado o domínio a anos atrás. Como eu disse, fiz pensando em mim e em quem mais pensasse desta forma, que tivesse algum tipo de apego e achasse que valeria à pena.

Parcerias, seria ótimo. Por anos, quem tocou isto não fui eu, nem tenho condições de fazê-lo da forma correta. Baka, Saiyuri, Code, e outros antes deles, esses sim foram os responsáveis pela ordem e manutenção disto tudo. Eu me limitava simplesmente a ser a rainha da Inglaterra e acenar rs Mas sempre achei que o esforço deles merecia reconhecimento, e este é outro motivo pelo qual pensei em trazer isto ao ar de novo. Não só para eles, que moderaram, mas para todos que se uniram em um esforço coletivo, seja auxiliando no aprendizado, mantendo a movimentação, criando as atividades, vivendo esta realidade.
Avatar do usuário
AnimeFAN
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Jan 21, 2010 4:05 pm

Re: Oi, eu sou o Goku... Ah não, péra... XD - MANIFESTO 2015

Mensagem por AnimeFAN »

Acabo de ver o e-mail de aviso por acaso, na minha caixa de sapm. Não pude deixar de comentar.

Eu também não fui membro ativo no fórum, mas me simpatizo com ele.
Nos poucos posts que fiz conheci um amigo aqui, então posso dizer que de alguma forma faz parte da minha história.
É bom ver que também veja dessa forma. Sempre que vejo que um fórum produtivo perde seu conteúdo me vem uma sensação de tristeza, mesmo que eu não tenha participado dele. É algo como você disse, sinto como se o esforço de todos fosse jogado fora.

Eu também não acho que redes sociais possam substituir discussões de fóruns. Pelo menos não da forma que estão agora, onde vejo na maior parte, discussões momentâneas e mais superficiais/objetivas.
Devo dizer uma vez ou outra ainda acesso o Otaku Project para revisar algo e também costumo indicar para quem tá começando.

Na primeira vez que entrei no fórum nem estava aprendendo formalmente japonês (tinha apenas noções), agora já tenho alguns anos de estudo e entendo esse sentimento de querer ajudar quem também está nessa jornada.

Estou me estendendo demais... Acho que é isso, continuar e ir tentando inovar. Pensar e testar novas possibilidades. Exercícios interativos, canal no youtube ou apenas continuar de forma mais tradicional? Quem sabe...
Claro que não voltara a ser como era, mas ainda pode vir a se renovar.

Meus parabéns pelo trabalho e desejo sinceramente boa sorte em seus projetos! ^^
Avatar do usuário
Gladiolo
Mensagens: 8
Registrado em: Sex Jul 03, 2015 9:37 pm

Re: Oi, eu sou o Goku... Ah não, péra... XD - MANIFESTO 2015

Mensagem por Gladiolo »

A página do facebok é do codemaster, na verdade kkkk
um belo dia pedi pra ser cdc e algum tempo depois ele liberou meu acesso, mas foi na época de tentativa de restaurar e eu só me empolguei e fiz besteira.

Bom, então, vou arrumar a página e postar que o fórum está de volta.

PS.: Um dos pontos-chave acho que é o design pra celular. Mas eu testei e o fórum fica bonzinho mesmo em aparelhos portáteis.
Acho que mais do que isso, só se criassem um aplicativo que acesse o fórum e fique apitando notificações quando tiverem postagens novas ou nos posts em que o usuário postou ou nos que indicou como "observando este post". Seria uma experiência interessante.
Avatar do usuário
algriel
Senpai
Mensagens: 1073
Registrado em: Ter Mar 17, 2009 12:12 pm
Localização: Natal/RN/Brasil/Terra

Re: Oi, eu sou o Goku... Ah não, péra... XD - MANIFESTO 2015

Mensagem por algriel »

concordo que nas redes sócias é mais fácil recrutar pessoas,
mas acho que os modelos de comunidades das redes sociais não são viáveis para substituir um fórum. (o mais próximo era o orkut, ainda assim era difícil achar os tópicos).
Imagem
Avatar do usuário
Hisoka Senpai
Senpai
Mensagens: 526
Registrado em: Sex Set 03, 2010 10:29 pm
Localização: Greed Island

Re: Oi, eu sou o Goku... Ah não, péra... XD - MANIFESTO 2015

Mensagem por Hisoka Senpai »

É necessária uma renovação.... e toda renovação começa com a destruição.... é assim que funciona em um mundo globalizado.....
Imagem
Avatar do usuário
Biankaah
Kouhai
Mensagens: 248
Registrado em: Ter Set 06, 2011 7:13 pm

Re: Oi, eu sou o Goku... Ah não, péra... XD - MANIFESTO 2015

Mensagem por Biankaah »

Eu acho que é um fórum legal e dá para fazer mt coisa. Eu mesma participo de vários fóruns que ainda são ativos. Facebook não tem como fazer igual fórum, fica bagunçado.
Ué.
Avatar do usuário
algriel
Senpai
Mensagens: 1073
Registrado em: Ter Mar 17, 2009 12:12 pm
Localização: Natal/RN/Brasil/Terra

Re: Oi, eu sou o Goku... Ah não, péra... XD - MANIFESTO 2015

Mensagem por algriel »

até concordo com um pouco com o hisoka...esses milhares de topicos antigos tbm não ajuda muito(fico até perdido).
quem sabe reiniciar possa ser uma ideia.
Imagem
Responder