Alguém aqui já fez ou quer fazer o JLPT?

Responder
Avatar do usuário
Gladiolo
Mensagens: 8
Registrado em: Sex Jul 03, 2015 9:37 pm

Alguém aqui já fez ou quer fazer o JLPT?

Mensagem por Gladiolo »

E aí pessoal, quanto tempo xD
Queria fazer uma pergunta pros membros que entrarem por aqui.
Ano que vem estou pensando na possibilidade de fazer o JLPT.

{Aos que não sabem, o JLPT é o nihongo nouryoku shiken, prova de proficiência japonesa (uma prova reconhecida para você provar que sabe japonês).}

Queria saber se alguém aqui já fez. Tem uma taxa pra fazer a inscrição. Alguém aí já se inscreveu? Vocês recebem algum material ou só paga a inscrição e não recebe nem um roteiro básico dos assuntos? Tudo bem que tem na internet, mas não há nenhuma apostila fornecida pelo JLPT?
E, alguém fez? Qual nível? O que achou?

Como é só ano que vem, então nem estou com pressa pra respostas :D
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Alguém aqui já fez ou quer fazer o JLPT?

Mensagem por Keitarou »

Já fiz, só que foi por intermédio do curso de línguas para a comunidade da minha universidade, então não sei informar sobre material específico (já usávamos provas anteriores como material de estudo). A taxa de inscrição varia entre R$100 e R$150, e eu fiz a prova no fim do ano, esse eu sei que sempre tem, mas não lembro se tem alguma no meio do ano (se tiver, as inscrições para ela devem ser no início de 2016).

A minha experiência pessoal na prova do antigo nível 4, o mais complexo foi a parte de compreensão auditiva, quase não passei por conta dela rsrs. A qualidade do áudio na sala não era boa, a velocidade da pronúncia era normal (o que é rápido) e não há tempo para pensar, mas comparando com o TOEFL que fiz esse ano, isso é o padrão mesmo. Acho que é a parte que requer mais dedicação e prática para ser aprovado na prova. Em relação a gramática e vocabulário, só usei o Minna no Nihongo volume 1.

O site da organizadora brasileira é esse: http://www.cblj.org.br/exames/exame-de- ... -japonesa/
E você pode baixar provas anteriores aqui: http://www.jlpt.jp/samples/forlearners.html
Responder