só mais uma dúvida galera XD

Espaço para questões relacionadas à partículas, verbos, etc
Responder
Avatar do usuário
battlecry
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Dez 25, 2006 2:31 pm
Localização: Rio de Janeiro->Itaguaí

só mais uma dúvida galera XD

Mensagem por battlecry »

aproveitando que acabei de postar uma dúvida,eu gostaria de postar outra se n fosse incômodo: por exemplo se eu for escrever "como vai?" ficaria doo desu ka mas e se eu quisesse escrever como vão? (ficou meio estranho eu sei) ou melhor,como vocês estão? seria anatatachi doo desu ka ?! para mudar o diálogo de uma pessoa(no caso você) para outra(no caso vocês) só tem que mudar o pronome ou tem mais alguma coisa adicional?! domo arigatou pela explicação.

dewa mata

つづく Continua XD
[/b]
Bdaniel
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Jan 24, 2007 2:10 pm

Mensagem por Bdaniel »

Eae battlecry blz?
tipo kra.. eu to estudando japones tem.. 2 dias :lol: mas eu axo que como vai e como vão escreve doo desu ka os dois.. pelo menos eu li q no japones nao tem alteraçao das palavras quando muda a pessoa
me corrijam se estiver errado.. e espero ter ajudado...
abraço
Avatar do usuário
battlecry
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Dez 25, 2006 2:31 pm
Localização: Rio de Janeiro->Itaguaí

Mensagem por battlecry »

rapaz mas olha tem variação em varias frases para identificar a pessoa a quem se dirige só que como são frases "padrões" estas,talvez só precise colocar a pessoa que se deseja como watashitachi ou anatatachi para complementar estas frases como doo desu ka e outras mais;esta é minha duvida :D
Avatar do usuário
battlecry
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Dez 25, 2006 2:31 pm
Localização: Rio de Janeiro->Itaguaí

Mensagem por battlecry »

além do mais eu penso assim ó:como que vc vai se dirigir com uma frase padrao a todas as pessoas?! no exemplo,doo desu ka vc ta se referindo a uma pessoa tudo bem e talvez esta unica colocação possa se referir ao plural tambem mas devem ter frases que deva ser preciso colocar-se o pronome a que se refere :? (eu to com um ponto de interrogação gigante em cima da minha cabeça XD)
Bdaniel
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Jan 24, 2007 2:10 pm

Mensagem por Bdaniel »

ahh
pensei que eram todas sem variações de pessoa..
nesse caso n posso te ajudar ¬¬
foi mal..
Avatar do usuário
kazuo
Kouhai
Mensagens: 234
Registrado em: Sáb Ago 12, 2006 6:12 pm
Localização: Campinas - SP

Mensagem por kazuo »

Yo MinnaSan! Ikaga desu ka?

Bom, pessoal pelo q eu lembro e como o BDanielSan disse, não há variação, eu também acho muito estranho, mas veja pelo contexto, você não vai falar "como vocês vão" para uma pessoa só, então não vejo necessidade em ter q colocar o pronome para direcionar a pergunta. É claro que você pode pensar, mas se eu estou conversando com um amigo e pergunto da família dele, como vou perguntar "Como eles estão?" korera doo desu ka? Acho que não, já que pelo contexto, a pessoa com quem se fala deve interpretar que a pergunta não é referida a ele, mas sim à sua família. Mais uma vez, como sempre em outras línguas, varia pelo contexto.

Acho que isso...
Espero ter ajudado, se estou errado por favor me corrijam[por favor msm...]

Mata o/
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
battlecry
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Dez 25, 2006 2:31 pm
Localização: Rio de Janeiro->Itaguaí

Mensagem por battlecry »

Arigatou pela explicação BDaniel e Kazuo e gomen nasai por ter achado que o Bdaniel tava parcialmente errado :oops: (eu tava meio confuso) mas vou te contar viu que troço mais complicado heim?! XD
Avatar do usuário
kazuo
Kouhai
Mensagens: 234
Registrado em: Sáb Ago 12, 2006 6:12 pm
Localização: Campinas - SP

Mensagem por kazuo »

Yo battlecry o/, ikaga desu ka?
É algo complicado mesmo, não posso falar com total certeza, mas acredito que seja assim... E gomen se fui rude em qualquer momento, essa não era a minha intenção.

Mais uma vez gomen!
Mata o/
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Responder