'Efeito Google' reduz a memória, diz estudo

Computadores, Internet, Consoles, Celulares e outras coisas High-tech
Responder
Avatar do usuário
vinni
Kouhai
Mensagens: 218
Registrado em: Sex Jan 07, 2011 12:53 pm
Localização: Dentro do seu coração

'Efeito Google' reduz a memória, diz estudo

Mensagem por vinni »

Efeito Google' reduz a memória, mas aumenta habilidades de busca
As pessoas não memorizam dados porque acreditam encontrá-los on-line.
Estudo mostra dependência da internet para guardar informações.


Os mecanismos de busca como Google e as bases de dados na internet se transformaram em uma espécie de "memória externa" de nosso cérebro, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira na revista "Science", que revela que perdemos memória retentiva de dados, mas ganhamos habilidades de procura.

Os educadores e cientistas já advertiam que o homem estava se tornando cada vez mais dependente das informações on-line, mas até agora havia poucos estudos que o confirmavam, assinala a psicóloga Betsy Sparrow, professora adjunta da Universidade de Columbia (Nova York) e autora do estudo.

Foi justamente sua experiência pessoal - ao perceber que recorria com frequência à base de dados de cinema IMDB para lembrar o nome de alguns atores - que a levou a analisar ainda mais os hábitos de estudo e aprendizado das novas gerações.

Sparrow menciona o doutor em Psicologia Daniel Wegner e professor Universidade de Harvard, que há 30 anos já havia elaborado a teoria da "memória transacional", referente à capacidade de dividir o trabalho de lembrar certo tipo de informações compartilhadas.

Como exemplo, ele apontava um casal em que o marido confia que a esposa lembre datas importantes, como consultas médicas, enquanto ela confia que ele lembre nomes de parentes distantes. Assim, ambos não duplicam informações nem "ocupam" memória.

Por causa desta teoria, Sparrow se perguntou se a internet estava desempenhando esse papel com todo internauta, como uma grande memória coletiva. Junto com sua equipe, ela realizou uma série de experimentos com mais de 100 estudantes de Harvard para examinar a relação entre a memória humana, a retentiva de dados e a internet.

A equipe descobriu que, quando os participantes não sabiam dar respostas às perguntas, automaticamente pensavam em seu computador como o lugar para encontrar as informações necessárias.

Os pesquisadores descobriram que, se os estudantes sabiam que as informações poderiam estar disponíveis em outro momento ou que poderiam voltar a buscá-la com a mesma facilidade, não lembravam tão bem a resposta como quando achavam que os dados não estariam disponíveis.

Outro dos padrões de comportamento indicados no estudo é que as pessoas não lembram necessariamente como obtiveram certas informações. No entanto, tendem a lembrar onde encontraram os dados que precisam quando não são capazes de lembrar exatamente as informações.

O estudo "Google Effects on Memory: Cognitive Consequences of Having Information at Our Fingertips" ("Efeitos do Google na Memória: Consequências Cognitivas de Ter a Informação nas Pontas dos Dedos", em tradução livre) sugere que a população começou a usar a internet como seu "banco pessoal de dados", conhecido como o "efeito Google", e os computadores e mecanismos de busca on-line se transformaram em uma espécie de sistema de "memória externa".

Sparrow diz que não ficou surpresa ao constatar que cada vez mais pessoas não memorizam dados porque confiam que podem consegui-los com suas habilidades de busca. "Somos realmente eficientes", destaca.
Fonte
ImagemImagem
Avatar do usuário
-Miit-
Senpai
Mensagens: 273
Registrado em: Sex Jun 25, 2010 8:33 pm
Localização: fim do mundo - sp

Re: 'Efeito Google' reduz a memória, diz estudo

Mensagem por -Miit- »

e como é verdade
eu nao vivo sem meu celular, tenho tudo anotado no calendario oque tenho que fazer, se perder ele, fico sem fazer muitas coisas importantes. é verdade mesmo que deixa a nossa memoria um pouco livre, eu comecei a usar ele pra esse tipo de coisa quando percebi que ficava muito extressada pensando no que tinha sempre que fazer e acabava nao fazendo muita coisa.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Codemaster
Senpai
Mensagens: 883
Registrado em: Qua Mai 06, 2009 11:03 pm
Localização: Shibuya-cho
Contato:

Re: 'Efeito Google' reduz a memória, diz estudo

Mensagem por Codemaster »

Não acho que a tecnologia reduz nossa memória, e sim, tira um pouco do trabalho de guardar inúmeras tarefas. Como a Miit disse, com tanta coisa a se lembrar, você acaba esquecendo grande parte delas e perde várias oportunidades em um dia.

E mesmo há anos atrás, sem tanta tecnologia, as pessoas também usavam coisas para descarregar a memória, é claro que eram coisas analógicas, como uma agenda, ou um post-it, por exemplo. As coisas não mudaram muito, só mudou a maneira como as informações são organizadas e armazenadas.
ImagemImagem

---------------Imagem

-------------------Imagem

-------------Gosta de Kpop, DDR e PS2? Confira o meu mod de In The Groove!
Avatar do usuário
tsunayoshikun
Senpai
Mensagens: 1163
Registrado em: Ter Out 19, 2010 10:31 am

Re: 'Efeito Google' reduz a memória, diz estudo

Mensagem por tsunayoshikun »

Já eu acho que essa informação é falsa!

Antes, sem o google, não existiam muitas informações para guardar, e para consegui-las demorava um certo tempo, então para estudar um assunto podia demorar mais, porque não era tão fácil acessar novas informações, e agora temos seilaquantasvezesmais informação que antes, então... decorar tudo isso é complicado né :?: fora que logo que achamos uma informação hoje, encontramos fontes diferentes, e detalhes sobre ela!
https://www.facebook.com/Tsunaneko
https://www.facebook.com/kaoruritsu

`◕‿­‿­­­­­­­◕´

セントラルを見るのは忘れなくてよ。
http://forum.xisde.net/viewtopic.php?f=6&t=5429
Avatar do usuário
Sayuri
Senpai
Mensagens: 1183
Registrado em: Ter Mai 29, 2007 4:33 pm
Localização: Hell Negro - The end of the world

Re: 'Efeito Google' reduz a memória, diz estudo

Mensagem por Sayuri »

Não eh falsa, Tsuna.

Usar o Google e a internet eh como usar post-it ou uma agenda.

vc acaba dependendo de meios externos pra lembrar as coisas e não exercita a sua própria memória. Ter memória não é o mesmo que ter conhecimento...
瞳を閉じればあなたがまぶたの裏にいることで
Eu não sou o que sou, sou o que quero ser. (Bushido)
Avatar do usuário
Danilo-k
Mensagens: 19
Registrado em: Ter Jun 28, 2011 6:57 am
Localização: Rio Claro,SP

Re: 'Efeito Google' reduz a memória, diz estudo

Mensagem por Danilo-k »

Duro que é vdd.
Eu msm quando tenho lições que não gosto de fazer na escola,logo penso: "em casa eu procuro na net e faço".
Mas a maioria das vezes acabo esquecendo de fazer.
Siga me no Twitter:@Dancrippa
(Vamos nos seguir xD)
No Facebook:http://www.facebook.com/danilo.crippa
Avatar do usuário
Schinniger
Senpai
Mensagens: 641
Registrado em: Qua Jul 09, 2008 10:36 am
Localização: Carandaí - MG

Re: 'Efeito Google' reduz a memória, diz estudo

Mensagem por Schinniger »

Alguém tem o link de onde este "estudo" foi publicado?
tsunayoshikun escreveu:Já eu acho que essa informação é falsa!
O Tsuna está certo em duvidar, pois não tem no texto nenhuma referência de publicação. Logo não dá para dizer que este estudo foi feito de forma realmente científica.
Sayuri escreveu:Não eh falsa, Tsuna.
Sem publicação, não dá para dizer que é verdadeira.
Imagem
Avatar do usuário
Sayuri
Senpai
Mensagens: 1183
Registrado em: Ter Mai 29, 2007 4:33 pm
Localização: Hell Negro - The end of the world

Re: 'Efeito Google' reduz a memória, diz estudo

Mensagem por Sayuri »

poxa... eu lembro q tinha saído em outro lugar q eu li... soh não lembro onde...

se eu achar eu posto aqui
Schinniger escreveu:O Tsuna está certo em duvidar, pois não tem no texto nenhuma referência de publicação. Logo não dá para dizer que este estudo foi feito de forma realmente científica.
Sayuri escreveu:Não eh falsa, Tsuna.
Sem publicação, não dá para dizer que é verdadeira.
O que eu quis dizer q a informação não eh inverosímil
瞳を閉じればあなたがまぶたの裏にいることで
Eu não sou o que sou, sou o que quero ser. (Bushido)
Avatar do usuário
Hisoka Senpai
Senpai
Mensagens: 526
Registrado em: Sex Set 03, 2010 10:29 pm
Localização: Greed Island

Re: 'Efeito Google' reduz a memória, diz estudo

Mensagem por Hisoka Senpai »

o artigo foi publicado na revista Science, conforme tá dito aqui:
viniciusantana escreveu:Os mecanismos de busca como Google e as bases de dados na internet se transformaram em uma espécie de "memória externa" de nosso cérebro, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira na revista "Science", que revela que perdemos memória retentiva de dados, mas ganhamos habilidades de procura.
então sim, a pesquisa foi realmente feita sim...

qualquer periódico do porte da Science leva em média uns 6 meses pra analisar um artigo antes de publicar...
os revisores sempre analisam todo o artigo nos mínimos detalhes, desde as referencias q vc usou até a metodologia científica empregada, pra não sair publicando qualquer coisa...

eu mesmo tenho um artigo q tá a mais de um ano em análise...
os caras ficam contestando tudo o q vc fez, pra ver se vc não inventou nada e talz...
mas eles estão certos, pois se eles publicarem qualquer coisa errada, o conceito da revista pode cair, e eles perderem uma grana por isso...
Imagem
Avatar do usuário
Schinniger
Senpai
Mensagens: 641
Registrado em: Qua Jul 09, 2008 10:36 am
Localização: Carandaí - MG

Re: 'Efeito Google' reduz a memória, diz estudo

Mensagem por Schinniger »

Nice Hisoka!!!

Pena não ter o link, mas vou pesquisar

Agora sim, dá para assumir como possibilidade.
Hisoka Senpai escreveu:qualquer periódico do porte da Science leva em média uns 6 meses pra analisar um artigo antes de publicar...
os revisores sempre analisam todo o artigo nos mínimos detalhes, desde as referencias q vc usou até a metodologia científica empregada, pra não sair publicando qualquer coisa...

eu mesmo tenho um artigo q tá a mais de um ano em análise...
os caras ficam contestando tudo o q vc fez, pra ver se vc não inventou nada e talz...
mas eles estão certos, pois se eles publicarem qualquer coisa errada, o conceito da revista pode cair, e eles perderem uma grana por isso...
Sim, daí vem a sua confiabilidade.
Hisoka, qual é o seu artigo?
Imagem
Avatar do usuário
Hisoka Senpai
Senpai
Mensagens: 526
Registrado em: Sex Set 03, 2010 10:29 pm
Localização: Greed Island

Re: 'Efeito Google' reduz a memória, diz estudo

Mensagem por Hisoka Senpai »

como eu falei, o meu ainda não foi publicado, ele tá em análise...

mas não é na Science, é na "Materials Science and Engineering"...

mas o artigo se chama "Aluminum bronze thermal spraying coatings on ASTM-1020 steels", q eh parte de um trabalho meu aqui na facul...

e se um dia eles publicarem, eu te passo o link pra vc comprar a revista, Schin!!! :wink:
Editado pela última vez por Hisoka Senpai em Seg Ago 22, 2011 1:26 pm, em um total de 1 vez.
Imagem
Avatar do usuário
Schinniger
Senpai
Mensagens: 641
Registrado em: Qua Jul 09, 2008 10:36 am
Localização: Carandaí - MG

Re: 'Efeito Google' reduz a memória, diz estudo

Mensagem por Schinniger »

Hisoka Senpai escreveu:como eu falei, o meu ainda não foi publicado, ele tá em análise...

mas não é na Science, é na "Materials Science and Engineering"...

mas o artigo se chama "Bronze aluminum thermal spraying coatings on ASTM-1020 steels", q eh parte de um trabalho meu aqui na facul...

e se um dia eles publicarem, eu te passo o link pra vc comprar a revista, Schin!!!
Poxa!!!
Podia me dar a revista de presente. Com autografo!!! hashahsha
Imagem
Responder