Histórias e Lendas - OTOGIZOOSHI

Seção dedicada à história e atualizades do Japão, além dos costumes e comportamento dos japoneses.
Responder
Avatar do usuário
Cryptorchild
Senpai
Mensagens: 758
Registrado em: Qua Ago 16, 2006 9:58 am
Localização: Necradia (vc não sabe onde é? o q é? eu sei! XD)

Histórias e Lendas - OTOGIZOOSHI

Mensagem por Cryptorchild »

Otogizooshi

Otogizooshi(御伽草子) refere-se ao um grupo de aproximadamento 350 japoneses escrita primeiramente no período Muromachi(1392-1573). Essas histórias curtas ilustradas, que continua sem tributo, juntas formam um gênero literário representativo da era medieval japonesa.

VISÃO GERAL
Este tipo de pequena narração do Japão é várias vezes considerada é um gênero de transição, que cobre o espaço entre a nobre literatura do período Heian(794-1160) mais o kanazooshi plebeu(contos escritos em kana) e ukiyozooshi(contos do mundo flutuante) da era Edo(1600-1868). As histórias são ilustradas no estilo Nara-ehon, um estilo que por si próprio liga as figuras dos pergaminhos da era Heian com os livros impressos em blocos de madeira da era Edo. Isso sugere que o Otogizooshi foi feito para ser lido em voz alta, com as ilustrações servindo de guias de referência.
Por que as histórias eram citadas antes de uma audiência, as narrativas são simples, com pouca descrição, profundas, ou de desenvolvimento. A maioria dos contos eram narrativas diretas de buscas, a maioria das vezes envolta de uma única figura heróica. Para poder avançar no roteiro, a passagem do tempo é rápida, com personagens as vezes, envelhecendo anos ou décadas no espaço de uma simples sentença.
Otogizooshi tem vários tópicos, incluindo preocupações de todo mundo (amor, casamento, família); propriedades espirituais (A busca de uma luz, encontros com manifestações de Buddha); aventuras marciais; e fantasia sobrenatural. Enquanto umas das histórias exibi uma limpa agenda didática, a maioria dos Otogizooshi parecem ter sido compostos primeiramente com o objetivo de divertir.

CATEGORIAS DO OTOGIZOOSHI
Otogizooshi foi dividido em várias categorias; contos da aristocrácia, que são derivados de trabalhos anteriores como Genji Monogatari, Heike Monogatari e Taiheiki; Contos religiosos; Contos de guerreiros, muitas vezes baseado em Soga Monogatari e Gikeiki, contos de países do extrangeiros, baseado no Konjaku Monogatari. Porém, o mais famoso dos contos, são recontos de lendas familiares e folclores, tais como Issun-booshi, a história de um garoto de uma polegada de altura que supera incontáveis obstáculos para conseguir sucesso na capital.

ORIGENS DO TERMO OTOGIZOOSHI
O termo Otogi literalmente significa "companheiro", com o nome completo do gênero traduzido para "conto companheiro". A designação, porém, veio ao uso até 1725, quando um editor de Osaka publicou uma série de 23 folhetos ilustrados entítulados Shuugen Otogibunko (Biblioteca companheira casual). Como outros editores produziram suas próprias versões do Shuugen Otogibunko, eles começaram se referindo a série de contos como em Otogizooshi. Gradualmente o termo veio a descrever qualquer trabalho de Muromachi ou começo da era Edo que exibia o mesmo estilo geral como nos contos em Shuugen Otogibunko.

HISTÓRIA DA SABEDORIA OTOGIZOOSHI
Otogizooshi chamou a atenção de modernos historiadores literários no conto 19º século. Para a maior parte, os estudiosos eram importantes nesse genero, liberando ele de suas percebíveis falhas quando comparado com a literatura aristocrata dos períodos Heian e Kamakura. Como resultado, livros japoneses padronizados geralmente omitem qualquer referência ao Otogizooshi de suas discussões da literatura medieval japonesa. Estudos recentes, porém, tem tentado derrubar esta postura crítica, destacando a vitalidade e apelo inerente a este gênero pouco apreciado.

FONTE: http://en.wikipedia.org/wiki/Otogiz%C5%8Dshi
OBJETIVOS

[ ]Publicar um manga
[ ]Publicar um livro
[ ]Falar japonês fluentemente
[ ]Viajar o mundo
[ ]Jogar bem smash bros brawl com o wii mote e o nunchuk! >.<

Imagem
Responder