duvida sobre hiraganas e katakanas

Questões gerais sobre o idioma que não se encaixam nos tópicos abaixo:
Responder
Avatar do usuário
Brusceno
Mensagens: 37
Registrado em: Dom Set 27, 2009 6:26 pm

duvida sobre hiraganas e katakanas

Mensagem por Brusceno »

Tenho algumas duvidas sobre hiraganas/katakanas, e essas duvidas o site não pode me responder porque e cacei lições e não encontrei, então vou peguntar no forum?

1a. duvida: ja consultei o site que passa os nomes para katakana, mas axei estranho alguns. por exemplo, o nome do meu irmão, Leandro, foi escrito em katakana de tal forma que alguem lesse "Reandro". será q nao tem como representar o "L" de tal forma que alguém leia com som de L?

2a. duvida: como eu represento em hiragana/katakana o hífen? recentemente reparei que o hífen (-) é comum nas palavras em japonês. um exemplo é a palavra ha-to, que significa flor, e hato, que significa pombo. qual a diferença das duas ao escrever em hiragana e katakana? e foneticamente?

3a. duvida: nao sei se estou enganado, mas existe certas palavras que você encontra um katakana ou um hiragana menor em relação aos demais. por que aquele hiragana/katakana estaria sendo destacado num tamanho menor?

4a. duvida: como escrever em hiragana as sílabas: di, si e ti?

5a. duvida: em palavras que terminam com "R" e "S", como pomar, odor, feder e ônibus, por exemplo, como represento essa terminação em hiragana/katakana?

Arigato
Avatar do usuário
Vigilante862
Kouhai
Mensagens: 150
Registrado em: Sex Abr 18, 2008 8:32 pm
Localização: Vitória - ES
Contato:

Re: duvida sobre hiraganas e katakanas

Mensagem por Vigilante862 »

Brusceno escreveu:1a. duvida: ja consultei o site que passa os nomes para katakana, mas axei estranho alguns. por exemplo, o nome do meu irmão, Leandro, foi escrito em katakana de tal forma que alguem lesse "Reandro". será q nao tem como representar o "L" de tal forma que alguém leia com som de L?

Não tem como escrever "L" em japonês, então se botar "R". Esse "R" não se pronuncia como em "rato", mas sim como em "aranha". O "R" japonês pode ter a pronúncia meio equilibrada entre o "R" e "L".

Brusceno escreveu:2a. duvida: como eu represento em hiragana/katakana o hífen? recentemente reparei que o hífen (-) é comum nas palavras em japonês. um exemplo é a palavra ha-to, que significa flor, e hato, que significa pombo. qual a diferença das duas ao escrever em hiragana e katakana? e foneticamente?

Essa eu não tenho certeza, mas nunca vi hífen em textos japoneses. O "hífen" que existe é "ー", para extender a pronúncia da vogal que antecede o "hífen". Quando, por exemplo, em romaji é "Sakura-chan", em japonês se escreve "Sakurachan".

Brusceno escreveu:3a. duvida: nao sei se estou enganado, mas existe certas palavras que você encontra um katakana ou um hiragana menor em relação aos demais. por que aquele hiragana/katakana estaria sendo destacado num tamanho menor?

Quando o "TSU" é pequeno, a sílaba que procede o "TSU" têm a primeira consoante duplicada. Por exemplo, "YATTA" se escreve: YA - Tsu pequeno - TA
Ou pode ser com vogais, como na próxima pergunta...

Brusceno escreveu:4a. duvida: como escrever em hiragana as sílabas: di, si e ti?

DI = DE + I pequeno
SI = SE + I pequeno
TI = TE + I pequeno

Brusceno escreveu:5a. duvida: em palavras que terminam com "R" e "S", como pomar, odor, feder e ônibus, por exemplo, como represento essa terminação em hiragana/katakana?

Quando tem um "R" sem uma vogal após, às vezes eles extendem a vogal anterior (Heart = Haato), e às vezes eles botam um "RU" (Arcobaleno = Arucobareno)
Imagem
Avatar do usuário
Brusceno
Mensagens: 37
Registrado em: Dom Set 27, 2009 6:26 pm

Re: duvida sobre hiraganas e katakanas

Mensagem por Brusceno »

arigato
Responder