LEIA - Aniversário de 6 anos do Portal XD - LEIA

Bata papo ou fale sobre qualquer assunto aqui, o que quiser.
Responder
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

LEIA - Aniversário de 6 anos do Portal XD - LEIA

Mensagem por Keitarou »

Em maio deste ano, resolvi abrir o jogo publicamente em defesa do XD (e do OP) contra a falta de apoio que vinha acontecendo a bastante tempo. Não foi minha intenção cobrar nada de ninguém, só lembrar da importância que estes sites tiveram (ou ainda têm) para muitos, e que basta um pequeno gesto para ajudar, ninguém precisa vender um rim ou nada disso... XD

Bem, considerando a quantidade de membros do fórum, tenho que dizer que poucos ajudaram. Felizmente, estes poucos ajudaram muito e isso foi o suficiente para mostrar que o XD ainda vale à pena, pelo menos para estas pessoas, que de uma forma ou de outra, fizeram a diferença.

Como retribuição, renovei meu esforço pessoal para lançar novas lições, fazer novas parcerias e atualizar os outros sites. Aos poucos as diferenças serão notadas...

Disso surgiu a idéia de fazer algo especial para o aniversário de 6 anos do XD. Pensei no que poderia fazer, e até agora é isso:

:arrow: Estou separando alguns dos livros que não uso mais para fazer um sorteio. Pode não ser muito útil para mim hoje, mas servirá para muitos que estão no início dos estudos.

:arrow: Ando desenvolvendo um material específico para o teste de proficiência na forma de apostila, que gostaria de distribuir impresso gratuitamente, se sobrar algum dinheiro...

:arrow: Comecei a fazer uns novos cartões virtuais para o KamiKaado, para fazermos um amigo secreto, como já foi feito anteriormente, na época do aniversário do XD. Seria legal que nós do XD nos integrássemos de outras maneiras, além do fórum...

MAIS IMPORTANTE DE TUDO:

O que eu queria mesmo com este tópico é ouvir suas sugestões. Tenho certeza muitas idéias interessantes podem sair deste tópico nesses 2 meses que faltam...

Quem pode me ajudar a melhorar a festa do XD?

:D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Resumo de todas as sugestões até o momento:

Atividades

Amigo Secreto (oculto)
Concurso de arte para as camisetas
Concurso de melhor matéria?/artigo?/post?
Debate de vídeos/filmes
Jogo de senha (tipo caça ao tesouro)
Trivia/quiz sobre animes?/lingua japonesa?/outra-coisa?
Podcast


Sorteio

Apostilas exclusivas
Distribuir as camisetas personalizadas
Alguns dos meus livros antigos de nihongo
Kagehiko
Mensagens: 23
Registrado em: Qua Mai 05, 2010 3:08 pm
Localização: Portugal, Porto

Re: LEIA - Aniversário de 6 anos do Portal XD - LEIA

Mensagem por Kagehiko »

Muito boas ideias.
Acho que ainda poderíamos expandir mais o nosso "universo xD" a fazer uma secção especifica para otakus.
Agora é esta parte em k toda a gente começa a me chamar tolo e tal mas...
Acho que devíamos fazer tipo uma lista ou uma "mini-Wikipédia" acerca de animes, jogos, filmes, B.D. e coisas do género sobre o Japão.
Por exemplo, na parte dos animes pegávamos num... sei lá... olhem o doraemon serve XD
Falávamos assim das personagens, historia, do que retrata e assim coisas do género.
Também podíamos falar de jogos do Japão e assim, tipo o Lost Planet, Devil may cry, Touhou project e um que bastante gente conhece: Armored Core.
Também podíamos falar de musicas, por exemplo os T.M. Revolution, Wakeshima Kanon e outros que o pessoal conheça.
Se me lembrar de mais alguma coisa eu aviso, até lá vou tentando fazer os possiveis pra isto animar mais um bocado pois o XD e o Otaku Project estão um bocadinho parados ultimamente.

Gostaria de agradecer a Keitarou por nos trazer este maravilhoso curso de nihongo online grátis.


Eu vou (espero) entrar para uma escola de japonês (não é bem uma escola, é mais do género aulas particulares aqui em portugal no porto) este verão e pelos vistos a professora é uma (super) amante da cultura nipónica (até deu reportagem e tudo XD).
Por isso eventualmente posso surgir com lições de cultura e quem sabe se não gramática mesmo =D
Avatar do usuário
Haruto Hikari
Kouhai
Mensagens: 224
Registrado em: Qui Abr 23, 2009 3:46 pm
Contato:

Re: LEIA - Aniversário de 6 anos do Portal XD - LEIA

Mensagem por Haruto Hikari »

Olá amigos!

Nossa, que bom!

Keitarou, é incrível o que você faz pelo xD, o site sempre melhora, e você tá sempre aqui presente, isso nos ajuda muito.

Bom, uma sugestão?

Que tal um concurso tipo, de conhecimentos sobre sei lá, Animes, ou até mesmo de Japa, pra poder sortear estes livros seus?

Uma coisa Keitarou, eu não acho que você precise fazer uma apostila pra proeficiência, pq tipo, eu fiz uma apostila, imprimindo os conteúdos do site (acredite, ela ficou linda), e tipo, tem bastante coisa, mas é claro, é só uma opinião, você entende mais que eu, então, faça, sei que sairá um ótimo projeto!

*clicando nos banners...*
Imagem
Visite meu Blog: Bom Stress[/size]
Venha para o Otaku Project!
Imagem
tsunayoshikun

Re: LEIA - Aniversário de 6 anos do Portal XD - LEIA

Mensagem por tsunayoshikun »

Bom... sobre a apostila é pra iniciante então... quem menos souber leva sahusahs



bom...

Tipo

Eu faria coisas como: a melhor explicação!

tipo... cada um do forum tenta fazer uma matéria sobre qualquer coisa que poder...

a que ficar mais linda elegante com menos erro, mais bem elaborada vençe! =D

pode ser qualquer conteudo... ai todos podem participar de uma disputa justa... E ajuda a comunidade com um monte de lições bem elaboradas \o/

Podia tambem fazer coisa como concurso de melhor desenho:
não o mais bem desenhado... o mais bem elaborado! "so nao me venham com stick X_X"

tambem podia fazer algo como ranking no forum de conhecimento... por que tipo... as vezes eu ou outras pessoas mesmo não sabendo muito de nihongo e mesmo assim temos boa intenção de ajudar.. e ajudamos como poder-mos, porem... nossas informações as vezes não são completas... e as vezes não temos absoluta certeza sobre o conteudo... então o ranking seria questão de confiança!
*pensando em mais ideias*
Avatar do usuário
Codemaster
Senpai
Mensagens: 883
Registrado em: Qua Mai 06, 2009 11:03 pm
Localização: Shibuya-cho
Contato:

Re: LEIA - Aniversário de 6 anos do Portal XD - LEIA

Mensagem por Codemaster »

Acho que um game-show trivia(perguntas e respostas) seria mais divertido,e levaria mais tempo.
Mas seria divertido um jogo da senha!

Funciona o seguinte:uma pessoa escreve o texto(ou uma imagem que sirva como dica) e compacta em rar/zip,e coloca uma senha de compactação.Na página pra download,terá uma dica da senha.Quem acertar a senha,no documento terá outra dica e um link para download do próximo arquivo,e terá que adivinhar,e assim sucessivamente.Quem chegar no 10º ganha.

Quem jogou no site da esfinge vai saber mais ou menos como funciona.

Concurso de desenho (nãaao,sou uma mula pra desenhar!,brincs...) acho que duraria pouco,só seria uma enquete e tudo acabaria.

Também sou a favor de eleição dos melhores posts,como o Tsuna disse...
ImagemImagem

---------------Imagem

-------------------Imagem

-------------Gosta de Kpop, DDR e PS2? Confira o meu mod de In The Groove!
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: LEIA - Aniversário de 6 anos do Portal XD - LEIA

Mensagem por Keitarou »

Ótimas idéias! Gostaria de ver suas habilidades artísticas num concurso de desenho XD E também a idéia do jogo das dicas, é tipo uma caça ao tesouro, achei bastante interessante mesmo... Acho que isso também pode ser providenciado! O post mais interessante seria um tanto complicado de avaliar, não sei bem como isso seria possível (salvo se intalasse uma modificação do fórum que permitisse esta função [normalmente é uma tarefa trabalhosa])

Quanto à apostila do teste de proficiência, o conteúdo atual do OP falta muita gramática e verbos para o nível básico do teste, enquanto possui muito vocabulário que é desnecessário nesse nível. Com a apostila, todos os tópicos de gramática estariam presentes, assim como uma listagem de todas as partículas e verbos obrigatórios, e apenas o vocabulário necessário para a prova.

Mas devo ser honesto e dizer que é um projeto viável, mas sem prazo definido, não sei se esta ficará pronta antes do aniversário. A razão é que não tenho nenhum rascunho para isso, e é o equivalente a escrever um livro de japonês básico. Leva tempo eu teria que retornar a assuntos que superei faz tempo.

Pelo menos, um outro modelo que é um guia de consulta do Jouyou Kanji e informações básicas sobre os kanjis estará pronto, e será sorteado nas festividades.
Avatar do usuário
LTerassi
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Jan 19, 2009 5:01 pm

Re: LEIA - Aniversário de 6 anos do Portal XD - LEIA

Mensagem por LTerassi »

Bom, eu sugeriria colocar frases com kanjis (pelo menos, os básicos) e a leitura nas aulas de gramática. É melhor as pessoas começarem a se acostumar com os ideogramas.
OBJETIVOS:
Passar de 400 sentenças no SRS de L4 ( ) Importância: 70
Passar de 100 sentenças no SRS de L5 ( ) Importância: 50
Ser capaz de ler qualquer tipo de material em L4 ( ) Importância: 100
Comprar um iPad 2 ( ) Importância: 29147832094859054389574328957342 x 10^12
Bruno Oliver
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Mai 19, 2010 8:25 pm

Re: LEIA - Aniversário de 6 anos do Portal XD - LEIA

Mensagem por Bruno Oliver »

Gostei bastante da ideia do jogo das pistas....
Na minha opinião nao convem, gastar com apostilas impressas....vc poderia disponibiliza-las para download, eh melhor... Eu acho*
E em relação ao seus livros...otima ideia...
podeira fazer o jogo, uma competição, axo q jah falaram isso ai em cima,quem postar um bom material, completo, atualizado...sei lah, adota um criterio justo, para avaliar...
Mas o ruim eh q eu naum poderie participar se for assim...sou mtoo, mto iniciante....
kkkkkk
mas naum se pode ganhar todas neh?!!
kkkkk
E o OP vai sobreviver....
t+ pessoal
Avatar do usuário
Thiago-Kun
Kouhai
Mensagens: 162
Registrado em: Sex Mai 08, 2009 6:56 pm
Localização: Numa Vila Oculta Próximo a Vila Oculta da Areia

Re: LEIA - Aniversário de 6 anos do Portal XD - LEIA

Mensagem por Thiago-Kun »

LTerassi escreveu:Bom, eu sugeriria colocar frases com kanjis (pelo menos, os básicos) e a leitura nas aulas de gramática. É melhor as pessoas começarem a se acostumar com os ideogramas.


É gostei da idéia LTerassi tem muita gente como eu precisando de ajuda na parte dos kanjis,
e poderíamos até fazer um espaço aqui na XD assim:
Tipo criamos o tópico e os mais esperientes,poderiam postar lá seus nomes,que estariam se comprometendo a postar em 1 dia da semana uma frase com alguns kanjis básicos,acho que isso seria uma boa liçao p/quem ta começando com os kanjis.

:mrgreen:
Imagem

#Objetivos:
(x) Falar um pouco de Japonês
( ) Ir para o Japão
( ) Falar japonês fluentemente
( ) Casar com uma Otakinha
(x) Comprar uma katana
(x) Ajudar alguém
(x) Ser feliz
( ) Praticar Kendo
( ) Praticar Kung Fu
( ) Lutar um pouco de Boxe^^
( ) Me tornar desenhista de Anime/Mangá(Mangaká)
Kagehiko
Mensagens: 23
Registrado em: Qua Mai 05, 2010 3:08 pm
Localização: Portugal, Porto

Re: LEIA - Aniversário de 6 anos do Portal XD - LEIA

Mensagem por Kagehiko »

Thiago-Kun escreveu:
LTerassi escreveu:Bom, eu sugeriria colocar frases com kanjis (pelo menos, os básicos) e a leitura nas aulas de gramática. É melhor as pessoas começarem a se acostumar com os ideogramas.


É gostei da idéia LTerassi tem muita gente como eu precisando de ajuda na parte dos kanjis,
e poderíamos até fazer um espaço aqui na XD assim:
Tipo criamos o tópico e os mais esperientes,poderiam postar lá seus nomes,que estariam se comprometendo a postar em 1 dia da semana uma frase com alguns kanjis básicos,acho que isso seria uma boa liçao p/quem ta começando com os kanjis.

:mrgreen:


Boa ideia, gostei mas tenho as minhas duvidas em relação aos senpai... quer dizer... será que eles vão comprometer-se a tal? Bem... o melhor é esperar e ver ^^ se existe algo em que possa ajudar é só falar
Avatar do usuário
Hioko-chan
Kouhai
Mensagens: 184
Registrado em: Qui Mar 11, 2010 10:50 am
Localização: Sao Paulo , SP

Re: LEIA - Aniversário de 6 anos do Portal XD - LEIA

Mensagem por Hioko-chan »

Gostei da ideia da caça ao tesouro
Codemaster escreveu:Acho que um game-show trivia(perguntas e respostas) seria mais divertido,e levaria mais tempo.
Mas seria divertido um jogo da senha!

Funciona o seguinte:uma pessoa escreve o texto(ou uma imagem que sirva como dica) e compacta em rar/zip,e coloca uma senha de compactação.Na página pra download,terá uma dica da senha.Quem acertar a senha,no documento terá outra dica e um link para download do próximo arquivo,e terá que adivinhar,e assim sucessivamente.Quem chegar no 10º ganha.


Gostei das ideias \o/

to pensando em algumas coisas mas por enquanto nada T-T rsrs
Hioko-chan. De volta!


Imagem

1 ano de XisDe \o/

Justo quando a lagarta achava que o mundo tinha acabado, ela virou uma borboleta. - Lamartine
Avatar do usuário
Keitarou
Senpai
Mensagens: 1257
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 10:23 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: LEIA - Aniversário de 6 anos do Portal XD - LEIA

Mensagem por Keitarou »

Bruno Oliver escreveu:Gostei bastante da ideia do jogo das pistas....
Na minha opinião nao convem, gastar com apostilas impressas....vc poderia disponibiliza-las para download, eh melhor... Eu acho*
E em relação ao seus livros...otima ideia...
podeira fazer o jogo, uma competição, axo q jah falaram isso ai em cima,quem postar um bom material, completo, atualizado...sei lah, adota um criterio justo, para avaliar...
Mas o ruim eh q eu naum poderie participar se for assim...sou mtoo, mto iniciante....
kkkkkk
mas naum se pode ganhar todas neh?!!
kkkkk
E o OP vai sobreviver....
t+ pessoal


Neste ponto eu discordo, não me incomodo de fazer todo o material e disponibilizar no site na forma de lições, pois eu sei que ele será acessado e acabará trazendo retorno ao XD de um jeito ou de outro.

Uma apostila completinha em .pdf, seria quase impossível controlar, acabaria voando em todos os "share" da vida trazendo pouco ou nenhum retorno à comunidade. Com o material disponível desta forma já não haveria razão para acessá-lo, levando a uma nova crise (pois dependemos dos visitantes para manter o site).

Como houveram muitas doações, suficientes para pagar o servidor, acho justo usar o que for arrecadado com publicidade à partir de agora para fazer algo pela própria comunidade, e a apostila impressa seria uma forma possível, já que muitos acabam imprimindo as lições do site de todo jeito.

Só espero sinceramente que a apostila impressa continue impressa (teria que ser muito espírito ruim para reescanear o troço). Tambem estou contando que, uma vez que a distribuição é limitada a poucas pessoas já frequentadoras da comunidade, elas não deixariam de acessá-la e continuem participando ativamente... A idéia é que seja um agrado, não um presente de despedida XD
Avatar do usuário
Codemaster
Senpai
Mensagens: 883
Registrado em: Qua Mai 06, 2009 11:03 pm
Localização: Shibuya-cho
Contato:

Re: LEIA - Aniversário de 6 anos do Portal XD - LEIA

Mensagem por Codemaster »

Com o material disponível desta forma já não haveria razão para acessá-lo, levando a uma nova crise (pois dependemos dos visitantes para manter o site).

Se é esse o problema,acho que não haveria necessidade de colocar tttuuuuuuuuuuudo na apostila. Algumas provas,ou exercicios com áudio,poderiam ser impressas o endereço,daí,é só acessar o site e fazer!

Uma ideia que tive é fazer um ˝portal vagalume˝ só de jmusic, com as letras postadas no fórum e fichas técnicas de alguns artistas,se possível.Pois,achar letras de música em japa ~escrita em kanas~ não estã tão simples.

E o Anime Lyrics anda desmotivando muita gente que quer postar letra de musica.Eles pedem inúmeros testes de idioma,e os users não postam letras em kanas tão frequentemente.
ImagemImagem

---------------Imagem

-------------------Imagem

-------------Gosta de Kpop, DDR e PS2? Confira o meu mod de In The Groove!
tsunayoshikun

Re: LEIA - Aniversário de 6 anos do Portal XD - LEIA

Mensagem por tsunayoshikun »

Codemaster escreveu:Uma ideia que tive é fazer um ˝portal vagalume˝ só de jmusic, com as letras postadas no fórum e fichas técnicas de alguns artistas,se possível.Pois,achar letras de música em japa ~escrita em kanas~ não estã tão simples.


Boa... nessa eu ajudaria com prazer ;D
Bruno Oliver
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Mai 19, 2010 8:25 pm

Re: LEIA - Aniversário de 6 anos do Portal XD - LEIA

Mensagem por Bruno Oliver »

Eh verdade, não tinha pensado por este ponto...
Mas o que eu quis dizer em não haver necessidade de imprimi-las...é q -vamos supor- q ocorra uma crise de novo...aí teriamos isso reservado....
Mas concordo tbm...q se houver uma divulgação maior dessas ideias...poderia atrair mais mebro e ai sim crescer mais...
Ex: as pessoas sabem q serão sorteadas as apostilas*...
Então elas começam a participar ativamente do blog.
msm q naum ganhe ela continuará a participar- talvez esperando outros sorteios ou pois gostou...-

E concordo, tbm q essas apostilas naum deveriam ter tudo....pois, suposição, Na apostila tem tudo q tem no blog e um pouco mais..Derrepente um mebro ativo a ganha....provavelmente ele não acessará o blog, depois q ver q naum ha mais atualização...e ao inves de ganhar mais mebros o blog perdeu um ATIVO*
Responder