QUEREM BANIR MONTEIRO LOBATO DAS ESCOLAS!!!

Espaço para os que desejam conhecer seus direitos e deveres e se preocupam com o planeta
Responder
Avatar do usuário
luigialmeida
Kouhai
Mensagens: 170
Registrado em: Qua Set 08, 2010 2:34 pm
Localização: Montes Antigos
Contato:

QUEREM BANIR MONTEIRO LOBATO DAS ESCOLAS!!!

Mensagem por luigialmeida »

Atenção, prestem MUITA atenção.
O post a seguir vem direto do meu blog, mas não estou aqui pra fazer merchan (tá, só um pouco)

luig13xpression.wordpress.com escreveu:O @interney passou para nós a existência de um projeto para banir As Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato, do ensino brasileiro, sob uma suposta alegação de Racismo. Essa é minha defesa:

Monteiro Lobato é um patrimônio histórico e literário do Brasil.
Combater o racismo é e deve sempre ser algo a ser louvado, mas não dá pra se levar tudo a ferro e fogo.
Não só o racismo, mas todas as formas de discriminação devem ser combatidas.
Porém chamar o mágico Sítio do Pica Pau Amarelo de racista é ofender a todos aqueles que aprenderam a ler e a gostar de ler com o Mestre Lobato.
Tudo é questão de interpretação, a maldade está nos olhos de quem vê.
Se for assim, posso pedir pra vetarem a Bíblia por preconceito contra homossexuais e religiões diferentes das cristãs.
Acredito que os conselhos de educação devem se preocupar mais em melhorar a qualidade do ensino e lutar pela remuneração adequada dos profissionais da área ao invés de ficar procurando chifre em cabeça de cavalo.
Até porque, se encontrarem, será de um mágico unicórnio.
Tão mágico quanto a Emília, o Visconde de Sabugosa, Narizinho, Pedrinho, Vovó, Tia
Anastácia e todas as personagens que encantaram gerações.

Apoiem essa causa e assinem o abaixo-assinado virtual em defesa de Monteiro Lobato: http://ney.me/bYihVh


Não podemos deixar que isso aconteça.
"Maybe I'm not perfect. Maybe I have a long way to go. But someday... someday I'll be able to stand and walk on my own. Without hurting anyone... and without being a burden."

Imagem

Porque quem não conhece Furuba não merece continuar vivendo...

Imagem

FUCK YEAH! Ano que vem tem mais.
Avatar do usuário
Raki
Senpai
Mensagens: 267
Registrado em: Qui Jan 07, 2010 7:55 pm

Re: QUEREM BANIR MONTEIRO LOBATO DAS ESCOLAS!!!

Mensagem por Raki »

Nossa, as histórias do Monteiro Lobato e O Sítio do Pica Pau amarelo foram minha infância, nunca vi nada de errado com isso, e agora querem tirar isso das escolas?
A educação da criança vem de casa, isto é, se ela tem pais racistas, ela vai ser criada com princípios racistas, portanto, será racista.É um absurdo isso que querem fazer, nunca vi nada de mais nas obras do Monteiro Lobato =\
ImagemImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Hisoka Senpai
Senpai
Mensagens: 526
Registrado em: Sex Set 03, 2010 10:29 pm
Localização: Greed Island

Re: QUEREM BANIR MONTEIRO LOBATO DAS ESCOLAS!!!

Mensagem por Hisoka Senpai »

Eu não acho q devem ser banidos os livros (ou só esse aí) do Monteiro Lobato, não. Isso é só frescura dos caras q não têm o q fazer.

Mas também não acho q ele deva ser "endeusado" como é. Os livros dele são só mais alguns livros infantis. Nada mais do q isso.
Imagem
Avatar do usuário
Diane
Senpai
Mensagens: 687
Registrado em: Qua Out 20, 2010 11:44 pm
Localização: Fazendo um rabisco qualquer U.U

Re: QUEREM BANIR MONTEIRO LOBATO DAS ESCOLAS!!!

Mensagem por Diane »

Tem cada gente idiota nesse pais!
Como podem banir Monteiro Lobato das escolas, é um absurdo num pais onde quase ninguém ler, ao invés de criarem programas que incentivem a leitura , ficam inventando porcaria.
é por isso que essa criançada tem me@&*# na cabeça!!
ImagemImagem
Avatar do usuário
Teka
Senpai
Mensagens: 676
Registrado em: Seg Ago 04, 2008 6:14 pm
Localização: Bahia

Re: QUEREM BANIR MONTEIRO LOBATO DAS ESCOLAS!!!

Mensagem por Teka »

Bem gente, Monteiro Lobato escreve com uma conotação racista sim, mas isso era inévitável pois ele era filho de sua época e escrevia pra quem lia - a saber: a meninada branca!!!!
Não sou contra o uso dele nas escolas. É até um boa oportunidade para explicar como as idéias evoluem e evoluiram no Brasil (Graças a Deus!) sobre este tema.
Não sei se vocês conhecem, mas tem até uma espécie de frase que não sei quem disse, nem quando, mas é repetida semrpe, sobre o pensamento de Monteiro Lobato. É mais ou menos assim: Se, no sítio do pica-pau amarelo é a Tia Anastácia quem cozinha, por que a farinha se chama Dona Benta????
Como eu disse, são produtos do pensamento da época. Lembrem-se sempre que convivemos não apenas com contemporâneos, mas também com todos do passado. Pior que a literatura de Monteiro Lobato, convivemos com as idéias e escritos de Hitler até hoje.
Imagem

"Só se vê bem com os olhos do coração. O essencial é invisível aos olhos"
(St. Exupéry)


"Só se vive realmente quando se ama.
O amor cria o céu dentro de nós e o paraíso ao redor"

(Fala do filme sobre Omar Khayyan, poeta perso)
Avatar do usuário
-Miit-
Senpai
Mensagens: 273
Registrado em: Sex Jun 25, 2010 8:33 pm
Localização: fim do mundo - sp

Re: QUEREM BANIR MONTEIRO LOBATO DAS ESCOLAS!!!

Mensagem por -Miit- »

aff ate isso agora?
quando é pra passar mulher só de bikine e um pessoal falando merdas imprestaveis sobre os argentinos na tv pode né ? mas qunado é um simples livro eles fazem mo alvoroço.
com o sem livro nao vai mudar nada como os adolescentes estao hoje em dia
eu sei, eu ainda sou uma adolescente, mas foi muito complicado me adaptar com as pessoas da minha escola,eu nao ocnseguia ser tao mau ou tao preconceituosa com as pessoas,na verdade sou meio odiada pelo mundo por qualsa disso,ser preconseituoso é moda hoje em dia.
e nao acho que isso de racismo vai mudar assim do nada,convivemos com o racismo e preconceito desde o inicio da vida.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Pikkoro Jyunia
Senpai
Mensagens: 471
Registrado em: Ter Jul 06, 2010 10:54 pm

Re: QUEREM BANIR MONTEIRO LOBATO DAS ESCOLAS!!!

Mensagem por Pikkoro Jyunia »

Eu nunca vivi no Brasil e nem sequer sei quem é o escritor, mas no século XVI as pessoas não gostaram da inquisição...
Caso seja de facto de caracter racial o que há a fazer é ignorar, um dos males do mundo é dar-mos atenção ao que não merece e esquecemos o que realmente conta.
Imagem

ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Ginga-Amena
Mensagens: 10
Registrado em: Sex Out 15, 2010 8:03 pm
Localização: Ainda em sampa

Re: QUEREM BANIR MONTEIRO LOBATO DAS ESCOLAS!!!

Mensagem por Ginga-Amena »

Muita calma nesta hora minha gente!
Devo concordar plenamente com a Teka, o racismo está aí e estamos descobrindo ele em outros espaços, documentos e práticas tidas como normais até então. Até onde eu estou acompanhando esta discussão e ESTOU acompanhando MUITO de perto...acreditem.

NINGUEM quer retirar o Moteiro Lobato das nossas escolas, não mesmo. MAS não devemos mais fingir que o que está escrito alí é tão inocente...isto não dá mais! Vamos usar o livro e as histórias, inclusive os comentários, descrições, definições racistas para combater tal doença na nossa sociedade. PORQUE É muito difícil para uma criança de 4, 5, 6 e 7 anos de idade LER aquelas histórias e localiza-las no tempo espaço e pensar que hoje não é ontem! Sendo elas brancas, negras, indígenas ou asiáticas ( ou como queiram classificar). Elas acabam sendo "educadas" e socializadas para terem aqueles parâmetros como normais ou certos.

Cabe ao professor, ao irmão, irmã, pai, mãe e todo mundo no mundo - e este é um problema mundial não só brasileiro - ter discernimento para usar tais provocações para desconstruir o racismo.

Devemos também entender o racismo, sabendo que não diferenças entre as raças humanas, mas sim uma construção social das diferenças de raças...mas a diferenças existem...o problema e o grande mal da sociedade foi ter INVENTADO uma tal HIERARQUIA das raças....o tal do racismo.

SE quiserem posso reproduzir aqui algumas das frases e daí vamos pensar juntos como ler Monteiro e usar as histórias para criarmos crianças melhores no mundo inteiro!? Este é o desafio.

E não acho errado a gente reler a Biblia também não, afinal de contas ela foi "construída" muito depois da morte dos que a ela "emprestam" a voz e outras vozes foram mesmo desconsideradas ou suprimidas...o papel/livro/história foi e é escrito por homens com intenções e interesses que refletem um contexto, um momento. E pode por muitos anos ser uma verdade que depois se transforma em uma mentira....

Voalá.
Ginga Amena...
O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.

Nós não somos o que gostaríamos de ser. Nós não somos o que ainda iremos ser. Mas, graças a Deus, Não somos mais quem nós éramos.[/b]

Martin Luther King
Avatar do usuário
Schinniger
Senpai
Mensagens: 641
Registrado em: Qua Jul 09, 2008 10:36 am
Localização: Carandaí - MG

Re: QUEREM BANIR MONTEIRO LOBATO DAS ESCOLAS!!!

Mensagem por Schinniger »

Quase não li nada de Monteiro Lobato, por isso não sei definir se o conteúdo é racista ou não. Mas uma coisa eu sei, as pessoas glorificam muito as obras dele por pouca coisa, principalmente o tal "sítio do pica-pau amarelo" que para mim nunca teve nada de interessante ou mesmo construtivo (A Emília é um péssimo exemplo). Não acho que livros devam mostrar coisas perfeitinhas, mas livros infantis devem ter como heróis pessoas de bom caráter, e isso não é mostrado na obra. É o que penso.
Imagem
Avatar do usuário
Kyte
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Nov 02, 2010 1:13 pm
Localização: Santa Maria

Re: QUEREM BANIR MONTEIRO LOBATO DAS ESCOLAS!!!

Mensagem por Kyte »

Sempre odiei Monteiro Lobato. Mas independentemente deste fato, compreendo que uma boa porcentagem das pessoas pensa bem de suas obras, e ainda assim acho que são superestimadas, também.
Ginga-Amena escreveu:PORQUE É muito difícil para uma criança de 4, 5, 6 e 7 anos de idade LER aquelas histórias e localiza-las no tempo espaço e pensar que hoje não é ontem!
Ginga-Amena escreveu:Cabe ao professor, ao irmão, irmã, pai, mãe e todo mundo no mundo - e este é um problema mundial não só brasileiro - ter discernimento para usar tais provocações para desconstruir o racismo.
Concordo totalmente com a Ginga, uma criança vai ser influenciada e vai crescer com aquela concepção inconscientemente, mas cabe aos pais, professores, ou seja, qualquer exemplo deve ensinar à criança o que é certo hoje e o que era certo na época.
-Miit- escreveu:quando é pra passar mulher só de bikine e um pessoal falando merdas imprestaveis sobre os argentinos na tv pode né ? mas qunado é um simples livro eles fazem mo alvoroço.
Exato. Se têm tempo pra se preocupar com uma obra infantil dessas porque não se preocupam com os inúmeros programas classificados como livres da TV aberta que passam concepções tão ruins quanto muito mais frequente e abertamente?

Futilidades que fazem sucesso e passam imagens e pensamentos ruins não preocupam ninguém, mas querem mostrar que tão trabalhando com uma m&$#@ dessas?
~~カイト
Responder