Entonação

Questões gerais sobre o idioma que não se encaixam nos tópicos abaixo:
Arturllm
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Jan 09, 2007 8:46 pm

Entonação

Mensagem por Arturllm »

Uma coisa que eu nunca soube. Como é a entonação no japonês: oxítona, paroxítona e proparoxítona?

Uma vez me disseram q as palavras eram sempre oxítonas o.O é verdade?

Exemplo, eu já escutei muita gente falando "mátsuri" mas outras já falavam "matsurí". Sei-la!

Como funciona a entonação? ^^"
Avatar do usuário
sousa
Kouhai
Mensagens: 65
Registrado em: Sex Set 07, 2007 12:51 pm
Localização: .......,MG

Mensagem por sousa »

eu também não sei, quero saber
Avatar do usuário
Kei-ichiro
Kouhai
Mensagens: 50
Registrado em: Dom Set 16, 2007 8:44 pm
Localização: Kokiri Forest

Mensagem por Kei-ichiro »

é eu tb queria saber isso
pq eu axava que todas eram oxítonas, mas palavras como o verbo desu, em que o "u" nao é muito pronunciado, a sílaba tônica não pode ser "su"
axo que talvez dependa da vogal que está na última sílaba, não sei de nada não, mas pode ser isso!
aí no caso o desu seria uma palavra paroxítona!
é uma duvida mt interessante!
se eu tivesse mais chances de ouvir pessoas falando japones talvez eu soubesse!
se vc conhecer alguem que mora no japao aki, vc pode perguntar
se vc descobrir deixe uma msg aki
arigatou
Avatar do usuário
k0uta
Kouhai
Mensagens: 126
Registrado em: Qui Mai 17, 2007 3:43 pm
Contato:

Mensagem por k0uta »

Olá! o/

Então... As palavras em japonês não tem acentuação nenhuma. O que acontece é que o som de algumas silabas são pronunciados mais alto e outros mais baixos. É como se tivesse duas entonações, e varia de palavra para palavra. Mas não é acento! Não confundam. É som alto e som baixo. Infelizmente fica meio difícil explicar isso por texto. Tentem ouvir o máximo que puderem, para pegar isso. Animes, musicas, etc etc.

Se tiver falado alguma coisa errada, por favor corrijam! ;]

mata.. _o/
本は机の上にあります (^_^)/

Imagem
Beto
Senpai
Mensagens: 330
Registrado em: Sex Jun 23, 2006 8:20 pm
Localização: Japão
Contato:

Mensagem por Beto »

Isso realmente é difícil de explicar...
Um nihonjin que trabalha comigo diz "kurúma" quando a maioria que eu vejo diz "kurumá". Ele brinca dizendo que não é nihonjin, que kanji é muito difícil e que só sabe os kanas. Hauehauheu
Avatar do usuário
Kyon
Kouhai
Mensagens: 92
Registrado em: Sáb Mar 10, 2007 5:35 am

Mensagem por Kyon »

Pow Beto, é claro q ele deve falar assim zuando.
Avatar do usuário
Kei-ichiro
Kouhai
Mensagens: 50
Registrado em: Dom Set 16, 2007 8:44 pm
Localização: Kokiri Forest

Mensagem por Kei-ichiro »

k0uta escreveu:Então... As palavras em japonês não tem acentuação nenhuma. O que acontece é que o som de algumas silabas são pronunciados mais alto e outros mais baixos. É como se tivesse duas entonações, e varia de palavra para palavra. Mas não é acento!


então Kouta...axo q o artur usou o acento só pra mostrar qual é a sílaba tônica e não pra dizer que a palavra tem acento, entendeu?
ele quis saber se fala-se MAtsuri ou matsuRI

axo q é isso
Avatar do usuário
k0uta
Kouhai
Mensagens: 126
Registrado em: Qui Mai 17, 2007 3:43 pm
Contato:

Mensagem por k0uta »

Hajime (Renan) escreveu:então Kouta...axo q o artur usou o acento só pra mostrar qual é a sílaba tônica e não pra dizer que a palavra tem acento, entendeu?
ele quis saber se fala-se MAtsuri ou matsuRI

axo q é isso


Ahhh.. verdade! =P
Agora que estou com menos sono, as mensagens começam a parecer meio diferentes.. hahahaha..

Enfim.. não tem bem uma silaba tonica.. foi como disse.. tem silabas que são pronunciadas altas e baixas.. As vezes parece que uma palavra tem acento em varios lugares... eh estranho, mas com o tempo vc acostuma... =P
eu devo falar muita coisa errada ainda! hahaha
本は机の上にあります (^_^)/

Imagem
Avatar do usuário
Sero
Kouhai
Mensagens: 51
Registrado em: Qua Nov 15, 2006 12:34 pm
Localização: SP

Mensagem por Sero »

Bom, na verdade eu acho que no japonês todas as sílabas (kanas) devem ser pronunciadas igualmente e no mesmo tom.
Avatar do usuário
Iruka hyorugi
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Set 15, 2007 10:36 am

Mensagem por Iruka hyorugi »

eu estava lendo e aí surgiu outra questão...tipo, se algumas silabas tem uma entonação mais alta e outra mais fraca, qual seria o correto no caso de matsuri???? ambos estão corretos, ou tem algum modo de descobrir a entonação certa??? como vou saber quando tenho que dizer um som "alto" ou "baixo"???
>.<
Avatar do usuário
k0uta
Kouhai
Mensagens: 126
Registrado em: Qui Mai 17, 2007 3:43 pm
Contato:

Mensagem por k0uta »

Humm....eu ACHO que Matsuri não tem nenhuma silaba mais alta. Tente falar normal, sem colocar entonação em nada. O TSU vai parecer um pouco mais alto, acho que é assim. Seria maTSUri.. Mas sem forçar o TSU, fale naturalmente que ele vai parecer um pouquinho mais alto.

E acho que não tem não como saber a entonação. É algo que você pega ouvindo só. Tente animes, filmes, youtube, etc etc.. ;]
本は机の上にあります (^_^)/

Imagem
Avatar do usuário
Iruka hyorugi
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Set 15, 2007 10:36 am

Mensagem por Iruka hyorugi »

ahhhh ありがとうございます, kouta-san!!!!
agora eu entendi! se percebermos automaticamente o som mais alto é perceptivel....não há com o que se preocupar.. o negócio é assistir muito anime e ouvir bastante J-music ^_^ okay!!!!
Avatar do usuário
Haruto
Mensagens: 42
Registrado em: Sex Set 21, 2007 5:58 am

Mensagem por Haruto »

Eu só queria acrescentar uma curiosidade em relação ao "Desu" q foi citado acima.... o meu sensei disse q em uma região do japão (não me lembro onde xP) o U é falado bem nitidamente, assim "deSU"... tipo sotaque mesmo... não é muito utilizado, mas tbm não é errado essa pronuncia ^^
Avatar do usuário
k0uta
Kouhai
Mensagens: 126
Registrado em: Qui Mai 17, 2007 3:43 pm
Contato:

Mensagem por k0uta »

Verdade, não lembro onde, mas sei disso também. Já ouví algumas vezes em vídeos do Youtube eles falando "desu" sem cortar o SU. Mas é bem raro ouvir assim :P
本は机の上にあります (^_^)/

Imagem
Avatar do usuário
Kei-ichiro
Kouhai
Mensagens: 50
Registrado em: Dom Set 16, 2007 8:44 pm
Localização: Kokiri Forest

Mensagem por Kei-ichiro »

k0uta escreveu:Tente falar normal, sem colocar entonação em nada.


mas nao tem como nao colocar entonação em nada, eu entendi o que vc quis dizer, pra falar do jeito q vc lê sem pensar na entonação, mas acaba q ainda assim existe uma entonção.
eu mesmo quando falo matsuri naturalmente sai matsuRI
Responder